Estudante de Barreiras é pré-selecionado para o Parlamento Jovem brasileiro

Nove estudantes baianos da rede estadual de ensino foram pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro 2016 (PJB). Ao todo, 24 projetos do Estado estão concorrendo às seis vagas que vão possibilitar aos jovens a vivência do processo democrático, em que estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares tomam posse e atuam como deputados jovens, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os interessados participaram escrevendo um projeto de lei sobre a realidade de seu país, onde oferecem alternativas para o tema apresentado.

O estudante do município de Barreiras, Misael Marçal de Jesus, 17, 4º ano do curso técnico em Comércio, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande teve seu projeto pré-selecionado. No projeto apresentado, Misael sugere a implantação da disciplina Educação Financeira na educação básica. “Acredito que se muitas crianças aprendessem a administrar o dinheiro na fase escolar, elas não teriam problemas no futuro e saberiam lidar melhor com momento de crise, como o que estamos vivendo”, diz.

Para o estudante, a participação no Parlamento Jovem foi um incentivo para a carreira profissional que quer seguir. “Sempre gostei de Direito, mas não tinha certeza se era o que queria fazer. Com a produção do projeto e o resultado da pré-seleção, agora tenho certeza que quero seguir na área do Direito”, declara Misael, acrescentando que precisou se apropriar da linguagem jurídica para escrever o projeto de lei.

A estudante do 3º ano, do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Salvador, Emily Maria de Sena, 17 anos, concorreu com um projeto que determina que estudantes de universidades públicas ofereçam serviços para a população de acordo com sua área de formação. “Muitos graduandos de universidades públicas tiveram oportunidades de uma boa educação e quem custeia essa universidade somos todos nós, que muitas vezes não têm as mesmas oportunidades. Meu projeto é para que eles deem um retorno para a sociedade prestando serviços gratuitos”, explica

Os professores e gestores da unidade escolar também são responsáveis pela participação e êxito dos estudantes. “Já no início do ano letivo, apresentamos os projetos estruturantes para encantamento dos nossos alunos, e ao longo do ano vamos trabalhando nisso. A escola estimula que o estudante se veja como protagonista”, diz a professora de Língua Portuguesa e responsável pelos projetos artísticos culturais do Colégio Governador Lomanto Junior, Iris Santos França.

No Cetep Bacia do Rio Grande não é diferente. “Fizemos a sensibilização dos alunos em abril. Depois disso, muitos deles nos procuraram. A unidade escolar dá toda liberdade para a criatividade dos alunos e oferece as ferramentas direcionando para a produção do trabalho que querem realizar”, conta a professora de Intervenção Social e Pesquisa Científica, Sidna Ferreira.

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 19 de agosto no portal da Câmara dos Deputados. Serão selecionados 78 projetos de todo o Brasil. O programa ocorrerá entre os dias 21 e 25 de setembro, quando os estudantes participarão de debates e votações simuladas na Câmara dos Deputados.

 

Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Enviar comentário

voltar para NOTíCIAS

left show fwB tsN center|tsN fwB fsN center|show fwB fsN normalcase tsN center|bnull||image-wrap|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|news login fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||