Notícias

Angical- Moradores protestam depois de acidente com Criança

Publicado em 17/03/2015 às 14h23

Dia 09 de março de 2015 um grave acidente aconteceu na comunidade de Brejo de Missão no município de Angical estado da Bahia.

Geovana  Trindade dos Santos, 08 anos,  estava indo de bicicleta para a escola municipal Joaquim Manoel dos santos quando foi atropelada por uma motocicleta. A garota foi socorrida e encaminhada para o Hospital do Oeste em Barreiras. Informações de parentes e amigos dão conta que o estado de saúde da menina é grave.

Nessa segunda-feira, 16/03, moradores  revoltados com o acontecido e com a intenção de cobrar das autoridades sinalização e redutores de velocidade na rodovia que corta a comunidade, queimaram pneus  e bloquearam as pistas em frente à escola  por longo período.

Com faixas e cartazes cobraram providencias urgentes.

Um dos cartazes do protesto fazia a seguinte pergunta:  “Precisa de uma vítima para tomarem  alguma atitude?

Em uma faixa estava escrito:  “A comunidade de Brejo da Missão, de acordo com os últimos acontecimentos, reivindica construção de quebra-molas em proteção aos demais moradores. Queremos justiça!”

Gilsa Almeida, madrinha de Geovana, informou que hoje(17) pela manhã moradores de Brejo de Missão iniciaram, por conta própria, a construção dos quebra-molas.

 

Atualizado ás 22:20 de 17/03

 

Compartilhar

Parceria Público-Privada na manutenção da BA 430 em Baianópolis

Publicado em 17/03/2015 às 10h29

No mês de março de 2015 o Prefeito Anderson Cleyton conseguiu firmar mais uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Grupo de Produtores de Cascudeiro do Oeste, município de Baianópolis, na melhoria da BA 430 que liga a Sede ao Distrito de Lagoa Clara. A parceria está servindo para dar maior comodidade aos usuários da BA 430, em especial ao escoamento da produção de grãos. Mesmo sendo uma rodovia estadual, não medimos esforços para buscar parcerias para dar melhores condições de tráfego ao povo baianopolense, disse o Prefeito Anderson Cleyton.

Compartilhar

Mansidão -Guarda Municipal é preso acusado de cometer homicidio

Publicado em 16/03/2015 às 08h16
O guarda municipal Magnaldo Souza Santos, conhecido por Nai, de 41 anos, foi preso em flagrante na sua residência, no bairro Barreirinhas, na cidade de Mansidão, região Oeste da Bahia. Ele assassinou o vaqueiro Geraldo dos Santos de Souza, de 24 anos, com um tiro de espingarda cartucheira no peito.

O crime aconteceu na madrugada de domingo, 15, na casa da vítima no bairro Alto, logo depois de discutirem durante uma festa, no clube Irmãos Coragem, Centro da cidade. “Meu irmão foi morto ao sair de casa, aonde chegou procurando pelo facão. O guarda já estava lhe seguindo”, disse a irmã da vítima, Bertulina Ferreira.

Segundo o policial militar Arielson, ambos também tiveram uma briga dois dias antes do reencontro na festa. “Ele municiou a arma com esferas. Pode ter sido um crime premeditado”, comentou. O delegado José Romero já iniciou as investigações.

Após praticar o assassinato, Nai deixou a arma com seu sogro e foi para sua casa dormir. Ele estava numa motocicleta, que deixou abandonada nas proximidades de um lago há 500 metros do seu endereço. “Possivelmente pretendia fugir depois de descansar. Ele não demonstra arrependimento, porque disse que só não disparou outro tiro no vaqueiro, por não ter munição”.

Geraldo era casado e tinha um filho de um ano e oito meses. Seu corpo foi transladado para Barreiras/BA, onde será submetido ao exame de necropsia no IML regional. Nai também foi encaminhado para o mesmo município e ficará preso no complexo policial do bairro Aratu, até a conclusão do Inquérito Policial.

Seu advogado, o bacharel Rômulo Bitencourt orientou seu cliente a não falar com a imprensa sobre o crime, alegando que o mesmo pediu para se reservar no seu direito de permanecer calado. “Pediu para falar somente em juízo ou com o delegado, então a gente vai abster-se de tecer comentários neste momento inquisitorial”, disse.

Fonte: Alô Alô Salomão

Compartilhar

Tabocas - Anunciado data e Harmonia do Samba na Tabofolia 2015

Publicado por Flavio em 14/03/2015 às 14h11

A produtora responsável por muitas festas públicas que acontecem na região, Prisma Produções, anunciou essa semana em um grupo do whatsapp,  que a tradicional micareta de Tabocas do Brejo Velho (12ª TABOFOLIA) acontecerá esse ano nos dias 05, 06 e 07 de Junho, diferentemente do ano passado que aconteceu  no mês de abril.  Segundo o produtor Jackson,  Algumas atrações musicais já estão confirmadas, entre elas: Harmonia do Samba e a Turma da Bregadeira. Prometeram até o início da semana está divulgando mais atrações. A Micareta de Tabocas do Brejo Velho estado da Bahia é uma realização da prefeitura municipal em parceria com os blocos.

"Tabocas  é uma cidade bem localizada geograficamente na região, permite que os foliões desloquem com facilidade de outras cidades e até de outros estados para curtir essa grande festa." Disse Jackson. 

 

Veja um video da festa de 2014, (26 de abril) quando se apresentava no trio a Banda Chicabana

Compartilhar

Baianópolis Bahia - Homem foi morto a tiros em Vereda do Sapé

Publicado em 14/03/2015 às 00h43

Segundo informações que circulam nas redes sociais, hoje à noite, foi morto por indivíduos encapuzados, Edilto Caetano de Souza , na localidade de Retiro, próximo a Sapé, zona rural Baianópolis, a 27 km da cidade. Informações preliminares dão conta que indivíduos não identificados invadiram a residência e surpreendeu a vítima enquanto assistia TV com um filho, alvejou  com arma de fogo e fugiu deixando o adolescente de 15 anos.  O corpo foi encaminhado para o IML em Barreiras.

 Aguarde mais informações.

 

Mais informações do blog aloalosalomão

Atualizado às 13:57 de 14 de março

O lavrador Edito Caetano Stuza, conhecido por Dito, de 46 anos, foi morto como pelo menos quatro tiros, dentro de sua casa, no povoado de Vereda do Sapé, zona rural de Baianópolis, região Oeste da Bahia. O crime ocorreu na noite desta sexta-feira, 13.

Os autores do crime roubaram uma carteira de cédulas com documentos pessoais e dinheiro da venda de um gado da vítima. Vizinhos disseram à Polícia Civil, que ouviram os tiros e o barulho de um carro chegando e saindo em fuga do local.

O filho de Dito, um adolescente de 14 anos, fugiu ao perceber que seu pai estava sendo assaltado. Os criminosos reviraram a casa toda à procura de dinheiro e objetos de valor.  As investigações assinalam como crime latrocínio, roubo seguido de morte.

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Humor - Homem sozinho derruba preço da gasolina

Publicado em 13/03/2015 às 11h33

Marcelo Netto de 29 anos morador de Sao Paulo no bairro do Higienópolis conseguiu sozinho derrubar o preço da gasolina no famoso bairro classe média alta paulistano.


Netto é empresário e está no último ano de residência em medicina. Ele conta que não conseguia mais ver tanto descaso, a gasolina só subindo e ele acabava tendo que abastecer pelo menos três vezes por semana.
“A situação ficou critica, e na internet mesmo eu via meus amigos  reclamando da mesma coisa, esse governo só pensa em dar bolsa de tudo pra esses caras aí, bando de vagabundos! Nem andar na rua a gente consegue mais, até a rua esse governo tirou da gente, minha caminhonete nem cabe mais na rua com tanta ciclovia…”
“Depois que vi na página do Revoltados Online que a coisa só ia piorar,   e a gasolina ia aumentar de novo, não tive escolha,  aluguei um carro popular e fiz a minha parte, derrubei o preço da gasolina” Conta Netto
O jovem ficou detido, mas pagou fiança e foi liberado e responderá por depredação de propriedade privada.

Jornal Folia de São Paulo

Essa e outras notícias bem humaradas você pode ler em  http://sacizento.bol.uol.com.br/

Compartilhar

Barreiras - Aluno é flagrado com revólver em sala de aula

Publicado em 13/03/2015 às 10h31
 

Image00005

P.L.S.C. de 14 anos alega que o revólver de calibre 32 foi colocado em sua mochila pelo adolescente D.S.M. de 16 anos, o qual também nega ser o proprietário da arma.

Image00007

Os dois foram apreendidos pela Polícia Militar, no interior do Colégio Estadual Duque de Caxias, no bairro Vila dos Funcionários, em Barreiras/BA, por volta das 15h 00 desta quarta-feira, 11. O delegado Arnaldo Monte lavrou um auto de apreensão dos menores, que seriam liberados e entregues aos pais.

Image00004

A direção da unidade de ensino acionou a polícia, após receber denúncia de que o menor se encontrava armado. O mesmo acusa os colegas de terem colocado a arma em sua bolsa com a intenção de prejudicá-lo. “Ainda pedi à diretora que revistasse a mochila, porque não imaginei que fosse encontrar arma ali dentro!”, comentou.

Normalmente o infrator é liberado com o compromisso e responsabilidade de ser apresentado ao Ministério Público, mas neste caso, segundo a autoridade policial, não houve comprovação do auto de apreensão em flagrante pela posse da arma.

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Baianópolis - Será recebido embalagens de defensivos agrícolas

Publicado em 12/03/2015 às 11h06

 Estima-se que três toneladas do material serão entregues por cerca de 200 pequenos produtores da região

 Nos dias 13 e 14 de março, será realizada a ação de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Baianópolis (BA). A ação, que visa estimular a devolução do material pelos agricultores da região, consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

 As ações acontecerão das 8h às 17h nos dois dias e os pontos de recebimento ficarão distribuídos nos distritos e comunidades: Canabrava dos Portos, Tábua, Bebedouros, Lagoa Clara, Povoado de Cocos, Distrito de Várzeas, Novato e na sede municipal. Estima-se que três toneladas do material serão entregues por cerca de 200 pequenos produtores da região. Todo material será levado para a central de recebimento de Barreiras (BA), gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), e posteriormente encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

 A ação, que tem a parceria do inpEV, da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e das secretarias municipais de agricultura e meio ambiente, é uma realização da Aciagri.

Informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Fonte: inpEV

Compartilhar

Bahia - Lançado aplicativo para detectar dengue e chikungunya

Publicado em 12/03/2015 às 10h24
Aliando ciência à tecnologia, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lançou, na manhã desta terça-feira (10), um teste rápido gratuito e um aplicativo que permitem diagnosticar em apenas 20 minutos pacientes infectados por dengue e pela febre chikungunya, além de mapear e localizar pontos de foco de doença. O exame desenvolvido na Bahia é inédito no País e tem a eficácia de 99,8%.
 
 
A novidade foi apresentada no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), no bairro de Brotas, em Salvador, durante o lançamento da campanha de combate aos mosquitos transmissores das doenças, que este ano tem o tema 'Dengue ou Chikungunya - Não vacile, vá à unidade de saúde'.
 
O teste e o aplicativo foram desenvolvidos pelo médico infectologista e subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, em parceria com uma empresa nacional. Juntas, as duas ferramentas permitem não só diagnosticar, mas coletar dados sobre o paciente, como sintomas, e ainda mapear, por meio do GPS do smartphone, os locais onde há maior ou menor incidência de casos, possibilitando um controle maior dos focos das doenças.
 
Na primeira fase da campanha serão distribuídos 100 aparelhos para realização de mil exames na capital e no interior. Esses equipamentos já estarão, a partir da próxima semana, nas mãos de agentes comunitários de Salvador, Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe, municípios onde foram identificados casos da chikungunya.
 
Segundo o subsecretário, o teste rápido é uma importante medida de prevenção da doença. "O exame permite que encontremos os pacientes com a doença e que eles recebam, de maneira mais rápida e segura, o tratamento eficaz. Por outro lado, cada diagnóstico permite também que localizemos as áreas mais infectadas e possamos combater os focos da doença, evitando que mais pessoas contraiam dengue ou chikungunya".
 
Teste
 
O exame utiliza uma gota de sangue do paciente, que é colocada sobre uma fita, semelhante ao já conhecido teste de glicemia. Esse material é acoplado a um smartphone que fornece, em tempo real, o resultado e a localização exata do paciente para uma central da Sesab, permitindo o controle rápido e preciso de locais com surtos ou casos isolados.
 
A novidade reduz em muito o tempo de espera pelo diagnóstico, especialmente da febre chikungunya, uma vez que, com os exames laboratoriais convencionais, o paciente precisava esperar cerca de 60 dias para que as amostras de sangue enviadas ao estado do Pará resultassem em positivo ou negativo. Com a nova tecnologia, essa espera foi reduzida de dois meses para 20 minutos.
 
 
Exportação da tecnologia baiana
 
Ainda durante o lançamento da campanha de combate aos mosquitos transmissores e do teste, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou mais investimentos com a construção de uma fábrica para produção desses dispositivos destinados à comercialização. "Com essa fábrica, a Bahia será um centro de tecnologia e uma referência não só para o Brasil, mas também para todo o mundo. Estamos focados em desenvolver estratégias alternativas, com inovações tecnológicas, como nesse caso, para tratar os problemas mais graves da saúde no nosso estado".
 
 Fonte: Secom/Bahia
Compartilhar

Cristópolis - Prefeitura realizará pregão para comprar merenda

Publicado em 11/03/2015 às 22h28

A prefeitura municipal de Cristópolis estará realizando certame licitatório na modalidade de pregão, no dia 20 de março próximo às 09 horas no setor de licitações da prefeitura localizada na Av. Major Claro 160, no centro da cidade de Cristópolis, destinado à aquisição de gêneros alimentícios para a merenda escolar que será servida na rede de ensino municipal. Empresas interessadas em participar do certame devem procurar maiores informações no endereço mencionado a cima das 08 às 12 horas de segunda a sexta-feira ou através do site www.cristopolis.ba.io.org.br   

Fotos ilustrativas, da internet.

Compartilhar

Número de homicídios reduz 12% em Salvador e área metropolitana

Publicado em 10/03/2015 às 09h17

O registro de Crimes Violentos Intencionais Letais (CVLIs), nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, caiu 12,6% na capital baiana e na Região Metropolitana de Salvador (RMS) em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados, nesta segunda-feira (9), durante a primeira reunião periódica de 2015 do Comitê Executivo do Pacto pela Vida, realizada no Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador, com a presença do governador Rui Costa.
"Os números são um sinal positivo, pelo qual parabenizo a todos que atuam entre os poderes públicos e, em especial, na área de segurança. Isso é resultado do esforço e da dedicação dos policiais militares e civis. Espero continuar esse trabalho acrescentando uma política social, direcionada às áreas mais sensíveis, para que possamos continuar comemorando uma redução ainda maior nos próximos meses", afirmou Rui.

O índice de homicídios registrado na RMS diminuiu 22,7%, passando de 132, entre janeiro e fevereiro de 2014, para 102 no primeiro bimestre de 2015. As ocorrências tiveram redução de 100% na Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) de Dias d'Ávila, 47,4% em Simões Filho e 42,9% em Pojuca.
Em Salvador, houve 226 homicídios no período de 1º de janeiro a 28 de fevereiro de 2015 contra as 241 ocorrências do ano passado, o que representa queda de 6,2%. As áreas que apresentaram maior redução foram Itapuã (56,7%), Tancredo Neves (38,5%), Periperi e Nordeste de Amaralina, ambas com 33,3% a menos em relação a 2014. Na segunda quinzena de fevereiro, o índice de CVLIs, em relação a 2014, caiu 19,2% em Salvador e 20% na RMS.

ASCOM/GOVBA
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA

Compartilhar

Baianópolis - Agentes de endemias receberão piso nacional

Publicado em 10/03/2015 às 08h51

Anderson Cleyton dá exemplo de gestão e é o pioneiro na Bahia ao pagar o piso nacional aos agentes de endemias.

O prefeito Anderson Cleyton e o Secretário Municipal de Saúde - Dr. João Vicente, planejaram e pagam de forma pioneira na Bahia, o piso nacional aos agentes de Endemias (ACE). O município de Baianópolis é um dos únicos municípios da Bahia que garante o pagamento do piso nacional aos agentes estipulado através da Lei nº 12.994, de 17/06/2014. A Gestão do Prefeito Anderson Cleyton é exemplo na valorização do profissional com relação aos direitos cada vez mais valorizados.
Compartilhar

left show fwB tsN center|left tsN fwB sbss center|show fwB fsN normalcase tsN center|c05nesw sbww||image-wrap bsd b10nu sbww|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||