Notícias

Festejos de São Sebastião 18 e 19/01 em Mariquita - Tabocas

Publicado em 18/01/2015 às 17h29

O festeja de São Sebastiãoo teve início dia 11 passado com o início das novenas e a missa acontece nesse dia 20, terça-feira, às 10 horas da manhã na igreja de São Sebastião. O parte religiosa da festa tem a organização da igreja católica, tendo à frentes os moradores da comunidade de Várzea Cumprida(Vajota).  Já a parte profana, fica por conta da produtora Prisma Produções com o partrocinio da prefeituraa muninicipal de Tabocas do Brejo Velho.

Na noite do dia 18/01(hoje) se apresentarão hno palco montado especialmente  para o evento as bandas: Swing Tropical, Toinho e Cia e Vento em Popa e na segunda: Kebrada Lokka, Os Feras do Baile e Markinhos Bahia.

 

Hoje (21/01)a noite publicaremos fotos e matérias da festa de São Sebastião em Mariquita

Compartilhar

Cuncluida a estrada que liga Vila Santana à BA 449 em Cotegipe

Publicado em 18/01/2015 às 02h26
 Conclusão da obra - Entroncamento BA 449 Cristo Redentos (Foto; Face Jorge Mota)

 A prefeitura de Cotegipe Bahia em parceria com o DERBA (Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia) concluiu nessa sexta-feira, 16/01, a pavimentação da estrada que liga a cidade de Cotegipe via Vila Santana, à BA 449.

Foto: Face Jorge Mota

A obra teve início dia 1º de abril de 2014, com o asfaltamento da rua principal da referida vila e agora tem sua conclusão com a chegada da obra ao Cristo Redentor.

Obra em andamento, rua principal da Vila Santana - (Foto Flávio Vasco)

Essa obra é um sonho antigo dos moradores da Vila Santana, que a muito tempo sofriam com a lama no periodo de chuvas e com poeira nos tempos secos, visto que, essa estrada é bastante trafegada em seus cinco quilometros (aproximadamente) e quase toda ela habitada nas suas duas margens.

“Como é gratificante trabalhar com pessoas determanidas e comprometidas, fazendo com isso, realizar o sonho de muita gente, inclusive o meu e do prefeito Marcelo Mariani.” Publicou em sua pagina no facebook o cidadão Jorge Mota.

Prefeito Marcelo e moradores, na época da conclusão da primeira etapa(foto Maria Augusta)

"Fiz questão de pisar com os pés descalços no asfalto e dizer: poeira e lama nunca mais", disse emocionada uma moradora da Vila Santana logo assim a conclusão da primeira etapa da obra. Já o prefeito Marcelo Mariani, na mesma oportunidade, Agradeceu o apoio que tem recebido da população e disse que os moradores estavam precisando dessa obra e que o povo merece muito mais”.

Compartilhar

Universitários de Cristópolis estão sem transporte escolar

Publicado em 16/01/2015 às 11h32

Desde o  dia 05 de janeiro/2015, quando teve inicio do ano letivo na UFOB, IFBA e CETEP em Barreiras, que mais de 30 estudantes de Cristópolis estão tendo dificuldades para frequentar as aulas, visto que, o transporte escolar que anos anteriores era normalmente  fornecido pela prefeitura esse ano não estão tendo.

Um grupo de estudantes esteve na prefeitura e entregaram um abaixo-assinado solicitando solução para o problema, mas não obtiveram êxito.

No último dia 14 recebemos uma carta dos estudantes pedindo para que divulgássemos o problema, pois estão com medo de perderem o ano letivo.

 Já no final da tarde, recebemos informações do vereador Jadir que o problema havia sido por ele levado ao conhecimento do Ministério Público Federal que por sua vez entrou em contato com a prefeitura de Cristópolis e a mesma prometeu solucionar o problema a partir de segunda-feira.  

 

Cópia da carta e do abaixo-assinado 

Compartilhar

Amazonas - Povo revolta com político e queima casa e carro.

Publicado em 15/01/2015 às 23h37

O povo brasileiro está a cada dia mais informado e conhecedores de seus direitos, por isso, estão  atentos e não querem mais aceitar a corrupção na administração pública. Às vezes a justiça demora julgar os envolvidos em desvios ou desmandos na administração de municípios e o povo se revolta e tentam fazer justiça com as próprias mãos. Um dos problemas nesse tipo de julgamento é que quem termina pagando a conta algumas vezes é inocente ou o próprio povo que tem o patrimônio público destruído. Veja a matéria do Jornal Hoje da rede Globo, com fotos do G1 e do jornal Emtempo, a respeito do acontecido essa semana na cidade de Coari no amazonas.

Foto: Reprodução Jornal Hoje
População se revoltou porque a prefeitura atrasou salário dos servidores.  Outro grupo também pedia o aumento da tarifa para os mototaxistas. 
Dois grupos de moradores de Coari, no Amazonas, destruíram carros e colocaram fogo na casa do prefeito. Um grupo protestava contra o atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais e o outro pedia o aumento da tarifa dos mototaxistas.


Foto: Jornal Emtempo 

 

Os manifestantes depredaram a Câmara Municipal, destruíram o carro do prefeito e invadiram a casa da mãe dele. Quebraram o portão, tiraram o carro da garagem e viraram ele na rua.


Foto: g1 - Carros sendo queimado pelos populares

 

Os móveis também foram colocados para fora e queimados. Em outro ponto, os manifestantes botaram fogo na casa onde mora o prefeito e numa casa que ainda estava em construção.

Sete pessoas foram presas. Cerca de cem policiais militares foram para o local.

Foto: g1 - Câmara de vereadores também foi invadida 

Jornal Hoje - Globo

 

Compartilhar

UFOB vai ofertar 884 vagas pelo SISU

Publicado em 14/01/2015 às 10h51

A Universidade Federal do Oeste da Bahia vai ofertar 884 vagas na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Os estudantes que fizeram a edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, podem se inscrever, entre segunda-feira, 19, e quinta-feira, 22, da semana que vem, em até duas opções de graduação nos 29 cursos oferecidos pela Instituição.

O número de vagas deste ano é quase 102% maior do que as 436 disponibilizadas em 2014. Do total, 50% são reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. A distribuição das vagas pelos cinco câmpus da Universidade pode ser consultada no site: http://sisu.mec.gov.br/cursos.

Das 1010 oportunidades de formação em cursos de graduação oferecidas pela UFOB para o ano de 2015, 126 são os concluintes dos Bacharelados Interdisciplinares. Caso estes estudantes não as ocupem, outras chamadas do Sisu devem ser realizadas para que as vagas sejam preenchidas em sua totalidade por outros candidatos.

O Sisu

O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 26 de janeiro.

Ascom UFOB

Compartilhar

Prefeitura de Baianópolis incentiva geração de emprego e renda

Publicado em 13/01/2015 às 23h51

O prefeito Anderson Cleyton e o Chefe de Gabinete Geovani J. Silva reúne-se com o representante da empresa MUNDIAL – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ARTEFATOS CERÂMICOS LTDA – CERÂMICA, o Sr. Divino Fernandes, onde foram discutidos termos sobre o contrato de permissão de uso de bem público (área) no Povoado de Lagoa Clara em Baianópolis. As atividades desempenhadas pela empresa geram empregos diretos e indiretos, bem como alavanca a econômica de Baianópolis.

Compartilhar

Compra a cima de 400 reais precisa apresentar CPF

Publicado em 13/01/2015 às 23h37

Consumidores de supermercados com sistema de venda para atacado e varejo devem fornecer o número do CPF em compras que ultrapassem R$ 400. A medida passa a valer no dia 1º de março, mas a necessidade de apresentação do documento já pode ser encontrada em alguns estabelecimentos, por iniciativa própria. Instituída pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) em acordo com associações e sindicatos do setor, tem o objetivo de evitar a concorrência desleal e aumentar o combate à sonegação. De acordo com o superintendente de Administração Tributária da Sefaz-Ba, José Luiz Souza, não haverá aumento de custos para o consumidor ou para as redes de supermercado. "Com as informações em mãos, a Sefaz fará um cruzamento de dados para verificar se o titular de um CNPJ está adquirindo produtos em grandes quantidades, omitindo não só a compra como também a venda dessas mercadorias. Caso essas situações venham a ser identificadas, o contribuinte será chamado para prestar esclarecimentos na Sefaz", explicou o superintendente em nota. Ainda segundo Souza, as secretarias da Fazenda de outros estados já realizam a prática.

Bahia Notícias

Compartilhar

HO Expresso – Solicitação de doação de sangue urgente

Publicado em 13/01/2015 às 14h25

Por Thianne Lira

A UCT/Hemoba de Barreiras informa que o número de bolsas de sangue em estoque está muito abaixo do necessário.

Hoje a unidade só possui 68 bolsas no estoque, enquanto que a necessidade seria de 700 bolsas. Um dos motivos dessa baixa é o período de férias, que faz com que muitos doadores viagem.

Por isso, como um ato de solidariedade, pedimos encarecida às pessoas que se enquandrem no perfil de doadores para comparecerem ao Hemoba, que funciona no Hospital do Oeste das 08 às 12h e das 13 às 17h.

Para ser doador é preciso:

Ter acima de 50 KG; estar com boa saúde e bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos.

Compartilhar

Cidade de Cristópolis enfrenta problemas com água

Publicado em 12/01/2015 às 23h39

Moradores da cidade de Cristópolis Bahia estão mais uma vez  enfrentando problemas no abastecimento de água a alguns dias. Eles queixam que em várias casas a água bem fraca e não sobe nas caixas, outros dizem que às vezes chega pouca.

O morador da Vila Baiana Juraildo Almeida disse que tem mais de 10 dias que foi água em sua casa e que além dele, todos os moradores próximos estão sem água. “Não sei mais o que fazer sem água a tantos dias. Semana passada passei o maior vexame, alguns familiares vieram passear em casa e não puderam ficar por que não tinha água nem para fazer comida”, disse o morador.

Leno Cruz, funcionário da rádio São Vicente, disse que tiveram que isolar o banheiro do local onde trabalha por falta de água até para dar descarga no banheiro e que o problema se repete em sua residência e de demais moradores da rua Coronel Aurora, praça Menino Deus e algumas travessas da Av. Major Claro no centro da cidade. Falou ainda que várias pessoas estão ligando na rádio para reclamar do mesmo problema.

O abastecimento de água da cidade de Cristópolis é feito pela EMBASA, que conta com quatro poções artesianos para atender cerca de uma mil residências, vários comércios e órgãos públicos.

Segundo informações, em tempos normais os poços tem uma vazão de cerca 18 mil litros horas e agora nesse período não estão chegando 5 mil/hora.

             Um dos poços artesianos que abastece a cidade e teve grande queda na vazão  

Além da quantidade pouca, em algumas ruas às vezes o líquido que chega tem uma coloração escuro, o que traz medo à população, visto que, até agora a EMBASA não divulgou para a população o que está ocasionando essa mudança na cor da água. Esse problema não é de agora, já publicamos aqui no site matéria com moradores fazendo as mesmas reclamações.

De um lado garrafa depois de um certo tempo parada, sujeira assentou  na parte de baixo, do outro lado água marrom na garrafa logo ter sido aparada na torneira.  Essa  água foi colhida na casa de uma professora, logo pela manhã quando a mesma ia fazer o café.

Abaixo vídeo com funcionário da Embasa dando descarga na rede.

Procurado por nossa reportagem, o responsável pelo escritório da EMBASA em Cristópolis, senhor Renilson Alves, disse que a empresa está tomando as providências necessárias, que será perfurado mais um poço artesiano com uma profundidade maior em caráter de urgência . será instalado um reservatório (caixa) no bairro Cerradão  e serão trocados cerca de 20 mil metros de tubos. 

Mês de agosto de 2014 o governo da Bahia contratou a empresa Metro Engenharia para construir o sistema de água para abastecer Missão do Aricobé e região além de Cristópolis e Cantinho, a mesma tem um prazo de dois anos para concluir a obra, mas segundo informações, os trabalhos ainda não iniciaram.

A pouco mais de um ano a população cristopolense reclamou através do programa de rádio “Espaço Livre” que apresentava e a EMBASA mandou fazer um estudo e descobriu que parte do município é banhado pelo aquífero URUCUIA e o gerente regional chegou até cogitar a abertura de um poço na localidade de Vereda do Banho a 07 km da cidade, mas o projeto foi interrompido devido o projeto de trazer água do rio Grande. Agora alguns moradores já começam a mobilizar para mandar um abaixo assinados à presidência da EMBASA pedindo que dê continuidade ao projeto de trazer água doce do URUCUIA, o que inclusive baratearia e muito a obra.

A pouco mais de 800 metros da cidade (lava-jato do Alex) foi perfurado um poço artesiano com 110 metros de profundidade e bastante água doce, acredita-se que o local seja o início do aquiféro Urucuia.

Categoria: Cristópolis
Compartilhar

Padre Bira se despede da Paróquia São José e retorna a Ilhéus

Publicado em 11/01/2015 às 13h29

Em celebração eucarística, no dia 4 de janeiro de 2015, na Igreja São José, Bairro Santa Cruz – LEM, às 19h30, Dom Josafá, Bispo da Diocese de Barreiras, presidiu a missa em ação de graças pelos 12 anos da presença missionária do Padre Ubirajara, conhecido como Padre Bira, na Diocese de Barreiras.

Foi uma cerimônia emocionante, igreja de São José, completamente lotada, com a participação sentida de todas as comunidades da paróquia, da cidade de LEM e de outras paróquias da Diocese de Barreiras.

Concelebraram com o Bispo Diocesano, os padres Cristiano, Pedro Felipe, Edísio e o próprio homenageado.

Leitura da Carta de Dom Josafá ao Bispo de Ilhéus, agradecendo pela missão do Padre Bira, documentário sobre a vida do Padre Bira, coreografia dos jovens e das jovens, entrega de flores, leitura de mensagem de agradecimento, agradecimento do Prefeito da cidade, Humberto Santa Cruz e confraternização no Salão Paroquial ao lado da Igreja.

Retornando para Ilhéus, padre Bira vai assumir a Paróquia São Sebastião – Maraú, no dia 21 de janeiro de 2015.

Padre Bira iniciou a sua experiência missionária na Diocese de Barreiras no dia 02 de março de 2003, assumindo na condição de Administrador Paroquial as paróquias de Menino Deus de Cristópolis e Senhor do Bonfim de Baianópolis. A partir de 1º de janeiro de 2005, acumulou a função de Administrador Paroquial das Paróquias São João Batista - Wanderley e Santa Cruz na cidade de Cotegipe. Territórios imensos, cuidados com muita dedicação e sendo de organização e participação ministerial.

Em 10 de fevereiro de 2008, foi transferido na condição de primeiro Administrador Paroquial da recém-criada Paróquia São José - Bairro Santa Cruz e Jardim Paraíso, na florescente cidade de Luís Eduardo Magalhães.

Dom Josafá na mensagem que escreveu ao Bispo de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli se expressou assim:

“Padre Bira soube construir a nova comunidade, unindo as mais diferentes tradições culturais e as muitas vezes desiguais situações realidades econômicas. Cuidou das pastorais, movimentos, associações, construção de capelas rurais e grandes igrejas e centros comunitários na cidade e coordenou o processo para criação da nova paróquia do Jardim Paraíso em outubro de 2014.

Assumiu diversos outros serviços de articulação na Diocese de Barreiras: Coordenador de Vicariato, do COMIDI, CEB’s, membro do Conselho de Presbíteros, Assistente do Apostolado da Oração e outras.

[...]

Dá assim um exemplo de maturidade sacerdotal, cumprindo as palavras de São Lucas, cap. 17: “Qual de vocês que, tendo um servo que esteja arando ou cuidando das ovelhas, lhe dirá, quando ele chegar do campo: 'Venha agora e sente-se para comer'? Ao contrário, não dirá: 'Prepare o meu jantar, apronte-se e sirva-me enquanto como e bebo; depois disso você pode comer e beber'? Será que ele agradecerá ao servo por ter feito o que lhe foi ordenado? Assim também vocês, quando tiverem feito tudo o que for ordenado, devem dizer: 'Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever'.”.

Padre Ubirajara é sempre bem-vindo em Barreiras. As portas estão sempre abertas para ele!”

Fonte: Diocese de Barreiras

Compartilhar

Homem coloca mortadela no lugar do extintor e salva de multa

Publicado em 10/01/2015 às 15h20

A criatividade do brasileiro não tem limites. E quando você junta o excesso de novas medidas, como o novo padrão de  tomada, nova extintor de incêndio e tantas outras surpresas…

Não podia dar outra, sobra sempre para o brasileiro se adaptar a tantas regras, que no fundo farão grande diferença somente no bolso.

A mais recente delas é o uso do extintor ABC que passa a ser obrigatório, e caso você não esteja portando um em seu veiculo, poderá ter seu carro apreendido, perder pontos na sua CNH e levar para casa ainda uma bela multa.

No último final de semana o auxiliar de serviços gerais Edinaldo Ferreira da Silva voltava da casa de sua sogra no interior do Paraná, quando foi avisado por seu cunhado que ele não poderia pegar estrada sem estar com o novo extintor no seu carro.

O Sr Edinaldo, sem saber o fazer que pois já tinha gastado todas as suas economias com as festividades de final de ano e com a viagem para a casa da sogra, estava com o dinheiro contado para a voltar pra casa, alertado do risco que estava correndo o auxiliar de serviços gerais foi até uma mercearia  e comprou uma peça de mortadela e colocou no lugar do seu extintor.

Chegando em sua cidade Edinaldo foi parado numa blitz e teve o carro vistoriado.

“A princípio estava tudo certo, não entendemos quando vimos aquela mortadela presa no lugar do cilindro do extintor, o Sr Edinaldo disse que havia comprado o extintor tipo ABC, e a mortadela no mesmo lugar e alegou que talvez por distração tenha colocado ela ali e não sabe onde deixou o extintor dele, achamos ele muito sincero por isso não lavramos a multa.” disse o Guarda rodoviário João Pontirello.

Edinaldo disse que a ideia de colocar a mortadela foi de sua filha que viu a imagem no site do  sacizento.com.br  e acreditou que no desespero talvez ele conseguisse chegar a salvo em casa e sem multas.

Fonte:  http://sacizento.bol.uol.com.br

O Sacizento é o melhor blog de humor do mundo!, segundo seu próprio criador, e está no ar desde 2011. 

 

Compartilhar

left show fwB tsN center|left tsN fwB sbss center|left show fwB tsN center|c05nesw sbww||hover|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||