Notícias

Barra - Polícia Militar destrói plantio de maconha em Ibiraba

Publicado em 05/04/2015 às 19h50

Policiais militares da CIPE/Semiárido erradicaram 900 pés de maconha nesta quinta-feira (2), no povoado de Ibiraba  a 60 km da cidade de Barra. Guarnições se deslocaram ao povoado, a fim de averiguar uma denúncia de um plantio de maconha.

Chegando ao local foram encontrados os novecentos pés da erva em ponto de colheita, com 1,50 metros de altura em média. O plantio foi erradicado e incinerado no local, sendo colhida uma amostra e apresentada na delegacia de Barra.

O plantio estava sendo molhado por baldes, com água de uma lagoa formada pela enchente do Rio São Francisco. No local foram encontrados defensivos agrícolas, adubo químico e gêneros alimentícios. Ninguém foi preso.

Fonte: DCS/PMBA.

Compartilhar

Filho mata o próprio pai em São Gabriel, região de Irecê BA

Publicado por Flávio em 05/04/2015 às 18h05

Neste domingo de páscoa (05 de abril) a população do município baiano de São Gabriel, localizado na microrregião de Irecê, ficou chocada com a morte  do senhor Augusto Ramos dos Santos, 80 anos. Segundo informações da polícia o mesmo foi morto pelo próprio filho, Genivaldo Máximo dos Santos de 62 anos, que aplicou  vários  golpes de facão no aposentado. 

O corpo do pai foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê e o filho foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A delegacia de polícia da cidade investiga o crime.

Nas redes sociais comentam que Genivaldo sofre de problemas mentais e que o crime aconteceu às quatro horas da manhã, quando o pai ainda dormia.

Foto: Redes sociais

Categoria: Bahia
Compartilhar

WANDERLEY - QUADRILHA ESPALHA TERROR E EXPLODE BANCO DO BRASIL

Publicado em 03/04/2015 às 19h06

WANDERLEY - QUADRILHA ESPALHA TERROR E EXPLODE BANCO DO BRASIL

Bandidos fortemente armados espalharam um grande terror na cidade de Wanderley. Por volta das 03:00 horas desta sexta-feira santa, mais de quinze bandidos fortementes armados explodiram os caixas eletrônicos que ficam no interior do BB além de explodirem o cofre forte da agência bancária.

Foram mais de meia hora de intenso tiroteio efetuados pelos bandidos que faziam disparos em vários pontos da cidade, além de atacarem a casa onde ficam alojados os policiais da PM.

Segundo uma moradora que nao quiz se identificar os bandidos atiravam contra a guarnição da PM e gritavam: "venham para fora rebannho de covardes" que prá gente de matar.

As explosões eram tão fortes que ouvidas a mais de um quilômetro de distância do local.

Perto do local onde onde houve as explosões estava sendo realizada uma seresta e um grande números de pessoas que lá estavam ficaram apavorados com tantos tiros efetuados pelos bandidos, contudo não houve feridos

Os bandidos usaram dois veículos, sendo uma hilux e uma strada, além de três motos e, após efetuarem o assalto, fugiram rumo ao povoado da Lagoa do Oscar que fica às margens da BR 242.

Até o presente momento, não foi divulgado a quantia levada pelos bandidos.

Também foi divulgado que algumas pessoas da cidade tenha pegado quantias em dinheiro deixados pelos bandido, bem como pertences de propriedade da agência bancária.

www.fmwanderley.com.br 

Compartilhar

Riachão - Homem mata o próprio irmão e alega legítma defesa

Publicado em 03/04/2015 às 18h04
 
O lavrador André Francisco da Cruz, de 24 anos, foi morto com um tiro de espingarda, disparado pelo seu próprio irmão, na noite desta quinta-feira, 02, no povoado de Embuzeiro, perto do Distrito de Cariparé, município de Riachão das Neves/BA. O tiro atingiu o rosto da vítima.

De acordo com informações policiais, no momento em que foi baleado, André estava visivelmente embriagado, tinha ferido sua vizinha com um golpe de foice e se encontrava furioso com a ferramenta nas mãos, ameaçando outras pessoas. O autor do tiro teria agido em legítima defesa.

No artigo – 25 do Código Penal brasileiro entende-se que agiu em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. O delegado do município, Francisco Fogaça vai investigar o caso.

O corpo da vítima foi removido no rabecão, para realização de exames no Instituto Médico Legal do complexo policial de Barreiras/BA. O suspeito do assassinato está foragido.

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Fies registra mais de 200 mil solicitações com novas regras

Publicado em 01/04/2015 às 22h13

 Para efetuar a inscrição no financiamento, agora, os estudantes devem ter pontuado nota mínima de 450 pontos no Enem e não ter obtido zero na redação

 Cerca de 210 mil estudantes solicitaram adesão, desde o início do período de inscrições, em fevereiro, ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que conta com duas novas regras estabelecidas pelo Governo Federal. Agora, para efetuar a inscrição no fundo, é preciso ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem zerar a redação.

 As novas regras têm o objetivo de aprimorar o sistema de financiamento e melhorar a qualidade do ensino superior no país. De acordo com o Ministério da Educação, os novos critérios cobrados dos alunos complementam exigências que já existem para as Instituições de Ensino, como normas de qualidade dos cursos. Segundo levantamento da pasta, cerca de 70% do total de inscritos no Enem, em 2014, teria nota compatível para inscrição no Fies, neste ano, com as novas regras.

Neste primeiro semestre, o Fies registrou um pico de 57 mil acessos simultâneos no sistema de inscrição. Entre as medidas implementadas para otimizar o fluxo de inscrição está a ampliação do horário de atendimento via 0800. Agora, os estudantes são atendidos também nos fins de semana. O prazo, que será inicialmente encerrado no próximo dia 30, pode também ser estendido, após análise, para atender às necessidades dos alunos.

Caso ocorram problemas para fazer a inscrição ou o aditamento do contrato de financiamento, os estudantes devem entrar em contato com a central telefônica gratuita (0800-616161). O estudante também pode enviar mensagens eletrônicas por meio do SisFies, na opção ‘Contato’.

Para mais informações sobre o Fies, basta acessar o site do programa: http://sisfiesportal.mec.gov.br/ 

SIP/SECOM

Compartilhar

Tabocas - O Adeus a Joselino e Valquíria, mortos em acidente

Publicado em 31/03/2015 às 23h40

O soldado da Polícia Militar Joselino Dias, 32 anos, natural de Tabocas do Brejo Velho e sua esposa Valquíria Castro morreram em um acidente de transito na manhã deste domingo, 29, na BR 020 a 73 km do povoado de Água Boa no estado do Goiás próximo da divisa com a Bahia.

Segundo informações de amigos, o casal estava indo para Brasília, onde tinha consulta marcada para a filha de um ano e seis meses no hospital Sarah Kubitschek. A criança e o pai do policial, que também estavam no carro mas nada sofreram.

Os sepultamentos dos corpos aconteceu no final da tarde dessa segunda-feira, 30, no cemitério municipal de Tabocas do Brejo Velho onde uma multidão acompanhou o cortejo. Colegas 30ª Companhia de Santa Maria da Vitória e do destacamento de Tabocas, onde Joselino era lotado, prestaram a útlima homenagem ao colega. 

Um policial emocionado,  que não quis se identificar,  disse: A sociedade perdeu um cidadão, a família um filho e um pai exemplar e nós um colega que respeitava e era respeitado por todos.”

                                  O carro em que a famílai viajava saiu da psita após a batida e capotou várias vezes.

O caminhão sofreu avarias mas o mnotorista nada sofreu

Uma multidão acompanhou o cortejo

Soldados e oficiais da 30ª Companhia vieram de Santa Maria e Região acompanhar o sepultamento

A morte de Joselino e Valquíria abalou a cidade

Associação dos policias e Santa Maria prestaram homenagem ao colega

 

Fotos: Redes sociais e Cotidiano Policial.

 

Compartilhar

Cotegipe - I torneio de futebol society foi realizado

Publicado em 30/03/2015 às 21h22

No sertão nordestino a chuva é esperada todos os anos sobre o olhar desconfiado do sertanejo que tanto tem sofrido com a seca. Quando a chuva cai, numa subta alegria, todos nós ovacionamos nosso santo protetor, diga-se de passagem, cada um tem o seu, e "ela" ao derramar sobre nós, nos faz ficar ainda mais fidelizado ao Senhor Jesus Cristo, deixando sua fé e esperança ainda mais forte. Ela também faz a alegria das crianças que ficam a perambular sentindo o tocar de cada gota sobre seu corpo anestesiado pela pele grossa de tanto sol, sofrimento e a fraqueza por falta de uma boa alimentação. Atualmente as chuvas ainda são poucas, mas a fé e a coragem do sertanejo continuam.

Por isso, acreditando na força de nossa gente que o GOVERNO TERRA AMADA através do Depatamento de Esportes e seu diretor CLAUDENITO SIQUEIRA WANDERLEY promoveu dia 29 de março no Espaço Cultural José Campos Barreto em Cotegipe, o Iº TORNEIO SOCIETY DOS BAIRROS E DISTRITOS do município. Esta iniciativa busca socializar e inserir os jovens na prática do esporte como também integrar os cidadãos cotegipanos para que possam ter uma melhor qualidade de vida. O torneio foi disputado por 08 equipes: Vila Santana,Jupaguá, Taguá, Macambira, Juventude, Cejuma, Ponta da Rua e Barreiro. A grande final foi disputada entre as equipes do Barreiro e Vila Santana, campeão e vice respectivamente.logo após houve um grande show com a banda PAPARAZZI.

Houve uma grande participação popular durante todo o domingo como também teve a presença de várias autoridades. O prefeito Marcelo Mariani como sempre esteve presente e assediado pelo povão, o Presidente da Câmara de vereadores de Cotegipe Valdécio Rodrigues Chaves (TINO), o vereador César Souza, o vereador Reginaldo Mota, a secretária de Saúde Maria Augusta Mariani Passos Maciel e seu esposo Antônio Carlos Maciel, o empresário Vanderlino Motta, Jorge Motta, Andson Guerrerio, Fabinho da Banda Pirraça, dentre outros.

Claudenito Mariani

Compartilhar

Prefeito confirma: Baianópolis terá festa de São João neste ano

Publicado em 29/03/2015 às 23h31

O São João de Baianópolis é uma das festas públicas mais populares da região Oeste da Bahia. Gente do municipio, das cidades vizinhas e até de outros estados dançam forró e lotam a praça Juarez de Souza  durante quatro dias.

As comemorações dos festejos juninos começaram na cidade a mais de 30 anos.  De lá pra cá a festa cresce  cada vez mais, sem esquecer  as tradições locais e regionais.

Nesse dia 27/03 em conversa com o prefeito Anderson Cleyton, ele  confirmou que,  apesar da crise  que afeta o país e consequentemente Baianópolis, haverá festa este ano. Provavelmente dias 25,26 e 27 de junho. Está vendo a possibilidade das datas não coencidirem com os festejos de do Sítio do Rio Grande em São Desidério e a festa de São Pedro em Cotegipe. 

“Estamos passando por uma crise que afeta todos os governos, mas iremos fazer um sacrifício e realizar o São João de Baianópolis. Não vamos fazer grandes investimentos, mas na medida do possível, vamos fazer uma grande festa”, disse o prefeito.

Nas duas fotos ( uma acima e outra a baixo) vemos a Banda Areio de Ouro, atração nacional e Vino atração local,  se apresentando no São joão de 2014. 

 

 Fotos arquivo Flávio Vasco

Compartilhar

Barreiras - Estudantes protestam em frente à prefeitura

Publicado em 27/03/2015 às 21h33

 

Image00001

Eles interditaram o trânsito na Avenida Clériston Andrade, em frente à Prefeitura Municipal de Barreiras, para protestar contra a precária situação das instalações do Colégio Municipal Padre Vieira e a demissão de 19 professores, provocando altos prejuízos à classe estudantil.

Image00003

Os alunos, alguns caras pintadas, exibiam cartazes, faziam muito barulho e gritavam palavras de ordem, pedindo ao prefeito Antonio Henrique para solucionar os problemas da escola. “Estamos há vários dias sem aula, as salas estão sem climatizadores, superlotadas, banheiros sucateados e carteiras quebradas”, diziam os adolescentes. Alunos do ensino fundamental e médio, com idade média entre 12 e 16 anos.

Image00007

Para que os alunos fossem convencidos a desobstruir o trânsito, acionaram Guardas-Municipais, policiais militares e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Carmélia da Mata. “O SINDSEMB não sabia desta manifestação, mas assim que tomei conhecimento, vim para o local, porque são todos menores de idade e precisam ser aconselhados e amparados”.

Image00005

Os próprios alunos formaram uma comissão, que seria atendida no gabinete do prefeito Antonio Henrique na manhã desta sexta-feira, 27, para deliberarem sobre suas reivindicações.

Image00006

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Barreiras - PRF apreende cerca de 145 kg de cocaína com idosos

Publicado em 27/03/2015 às 21h22

Barreiras - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 144.8 Kg de substância análoga à cocaína no final da manhã desta quinta feira (26). O flagrante ocorreu por volta de 11h00, no KM 775 da BR-242, trecho de Barreiras, durante abordagem a um caminhão Volvo, com placas de Goiânia/GO, conduzido por indivíduo de 64 anos, acompanhado por uma mulher de 61 anos.
Os PRFs desconfiaram do casal de idosos a partir da fiscalização da Nota Fiscal apresentada, pois além de não estar preenchida corretamente, o condutor informou transportar melancia, sendo verificado pelos policiais que na verdade sua carga seria calcário. Além disso, sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) possuía indícios de adulteração.
Diante das irregularidades o casal e o caminhão foram encaminhados à Unidade Operacional da PRF para averiguações.Os PRFs descobriram através de consultas ao banco de dados que ambos possuíam antecedentes criminais por tráfico de drogas, confirmando também a inautenticidade da CNH.
Ao serem questionados pelos policiais, os traficantes confessaram que estavam transportando a droga. Em buscas ao veículo, os PRFs encontraram cinco sacolas de derivados de cocaína escondidas no calcário, após indicação do condutor.

O casal de idosos foi encaminhado com a substância e a CNH falsa para a Delegacia de Polícia Judiciária local, onde responderão pelo crime de tráfico de drogas.
Somente este ano, 2015, nas Operações de Combate à criminalidade da PRF, já foram apreendidas quase meio tonelada de entorpecentes na Bahia.

Por: Nucom/BA/Blogbraga
Alô Alô Salomão

Compartilhar

Sento Sé - Seca deixa Muncipio está em situação de emergência.

Publicado em 27/03/2015 às 13h53

O governo do Estado da Bahia homologou através do decreto n° 16.018, publicado na edição do Diário Oficial do Estado, de 24 de março de 2015, a prorrogação por mais 90 (noventa) dias, o prazo de declaração de situação de emergência, na zona rural do município de Sento-Sé. 

O prefeito Municipal havia solicitado a homologação no dia 26 de fevereiro, através do decreto n 1.345, mas só depois da avaliação da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), o governador Rui Costa decretou.

secaCompete ao estado preservar o bem estar da população e, nesse sentido adotar as medidas que se fizerem necessárias para minimizar a escassez de água e alimentos no campo. Desde 2012, que o município de Sento-Sé vem sofrendo com a estiagem. Esse ano a situação é ainda mais preocupante, por causa da vazão do lago de Sobradinho, que tem apenas 17% da capacidade, e alguns povoados estão até 14 km de distância do rio, dificultando a captação e a distribuição da água para as povoações.

 

seca2
 
 
Localidades como: Piçarrão, Traíras, Pau D`arco, Manoelzinho, Cepo de Fora, Anil e Campo Limpo, estão sendo abastecidas por carro pipa. No assentamento Antonio Guilhermino foi aberto um canal de aproximação para levar água do rio São Francisco para a captação, que abastecer o povoado Retiro de Cima. Comunidades ribeirinhas como Ponta D`água, Cajuí, Itapera, Riacho dos Paes, Capeado, Brejo de Fora, Brejo de Dentro, Café da Rosa, Mergueira e Mulungu, sofrem com a falta de água. Na região da caatinga, conhecida como polígono da seca, a prefeitura mantém o funcionamento diário de 89 (oitenta e nove) sistemas de abastecimento de água, que atendem grandes e pequenas povoações, e o consumo animal, a grande maioria queimando diesel combustível por que não dispõe de energia elétrica.
 
ascom/pmss
Compartilhar

Maria Araújo procura por irmã Francisca no Pernambuco

Publicado em 26/03/2015 às 23h01

Maria Araújo Teixeira procura por sua irmã Francisca Teixeira dos Santos, 42 anos, natural de Paratinga Bahia, filha de José Araújo Teixeira e Angela Pereira dos Santos, seu marido chama-se José e tem o apelido de "Chupeta", tem duas filhas: Letícia e Larissa Teixeira Cavalcanti.

Francisca e a família moraram algum tempo em Cristópolis, mudaram-se para Riacho Fundo no Distrito Federal e em 2006 foram para o estado do Pernambuco e perdeu o contato com os irmãos que ficaram em Cristópolis e Paratinga. A última notícia foi que eles moravam na cidade de São Caetano.

Maria continua morando na Av. Padre Vieira na cidade de Cristópolis estado da Bahia. Os telefones para recado são da operadora vivo: 77 9903-0312 falar com seu cunhado Francisco (Nem do bar) ou 77 9928-8663 Flávio.

A foto a cima é de Maria, ela disse ter um leve aparência com Francisca, apesar dela ser mais nova.

Compartilhar

left show fwB tsN center|left tsN fwB sbss center|show fwB fsN normalcase tsN center|c05nesw sbww||image-wrap bsd b10nu sbww|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||