Notícias

Ainda existe gente honesta nesse Brasil

Publicado em 04/01/2015 às 16h54

'Nunca ganhei sem trabalhar', diz Leonelli ao desistir de assumir como suplente na Câmara

 O político baiano Domingos Leonelli (PSB-BA) enviou uma carta para o comando da Câmara de Deputados na qual formaliza sua desistência de assumir posse a um mandato relâmpago em janeiro, em pleno recesso parlamentar no congresso. Pelas regras eleitorais, Leonelli teria direito a voltar para Brasília no lugar de Nelson Pelegrino (PT-BA), colega de coligação em 2010 que será secretário de turismo no governo de Rui Costa. Em entrevista para o jornal Folha de S. Paulo, o pesebista justificou a decisão por nunca ter ganhado dinheiro sem trabalhar. "Considerando que janeiro é um mês em que não se trabalha por lá, eu ia me sentir mal. Nunca ganhei dinheiro na minha vida sem trabalhar. É um princípio herdado de meu pai, coisa de socialista", disse Leonelli, que foi secretário de turismo na Bahia na gestão Jaques Wagner até 2013. Apesar da desistência, o político diz que o dinheiro que deixará de ganhar como parlamentar fará falta. "Estou cheio de dívidas da campanha [a deputado federal neste ano]. Para piorar, não consegui me eleger".
Bahia Notícias
Comentários (0) e Compartilhar

Juiz prende donos de bares por venda de bebidas a menores

Publicado em 04/01/2015 às 16h32

Dois proprietários de bares foram presos em Riachão das Neves/BA, pela venda de bebidas alcoólicas a menores, na sede do município e no distrito de São José do Rio Grande, por determinação do Juiz da Vara Crime da comarca local, Euclides dos Santos Ribeiro Arruda.

De acordo com a Justiça, eles infringiram o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente, o qual proíbe a venda e fornecimento de bebidas alcoólicas, componentes que causem dependência física ou psíquica ainda que gratuitamente, a menor de 18 anos, sem justa causa.

Por falta de delegado plantonista no município onde ocorreram os flagrantes, Gilmar Oliveira dos Santos, 39 anos e Ailton Rodrigues dos Santos, 32 anos foram conduzidos para o Complexo Policial de Barreiras, onde seriam interrogados.

Nas cidades que compõem a região Oeste da Bahia, a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade, acontece livremente em bares, casas noturnas e durante eventos festivos, tanto nos ambientes públicos quanto privados. São raras as operações de combate a esse tipo de crime.

Foto da internet

Alô Alô Salomão

Comentários (0) e Compartilhar

Cristópolis - Morreu aos 84 anos dona Ozila Menezes de Jesus

Publicado por Flávio Vasco em 04/01/2015 às 00h08

Morreu nesse dia 01 de janeiro de 2015 à 15 horas, a lavradora aposentada Ozila Rosalina de Jesus, 84 anos. Dona Ozila encontrava-se internada no Hospital Regional da Ceilândia no distrito Federal, para onde havia sido transferida depois de ter iniciado tratamento de saúde em Cristópolis Bahia.

Dona Ozila sempre foi uma pessoa simples, carismática e querida por todos. Mas se tornou mais conhecida da população cristopolense e regional depois que uma campanha iniciada por Flávio Vasco na rádio comunitária da cidade, para construir uma nova casa e tira-la de onde sempre morava em uma ‘humilde residência” uma casa de enchimento encravada nas matas a cerca de 04 km da localidade de Vereda do Banho.

A história de luta e sofrimento de “Dona Ozila” começou em 16 de novembro de 1930, data do seu nascimento em Vereda no então município de Angical, e terminou com seu sepultamento nesse dia 03 de janeiro por volta das 11 horas da manhã no cemitério da cidade de Cristópolis, onde amigos, suas sete filhas um filho, parte de seus 21 netos e outros familiares puderam dar-lhe o último adeus.

 Parentes e amigos acompanhando o caixão para o cemitério
 
 

Casa dentro da mata onde dona Ozila morou grande parte de sua vida 

 
 

 Casa construída às margens da rodovia na localidade de Vereda do Banho com colaboração da população de Cristópolis e região, para onde ela havia se mudado dia 25 de dezembro de 2011.

 

Categoria: Cristópolis
Comentários (0) e Compartilhar

Coronel Anselmo Alves Brandão será novo comandante da PM/BA

Publicado em 02/01/2015 às 22h08

Nascido em Juazeiro (BA), Anselmo ingressou na PM há 32 anos. No período, foi comandante da Academia de Polícia Militar, atuando na formação de oficiais; comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar do Centro Histórico. Coordenou a implantação do programa federal Território de Paz na 23ª Companhia Tancredo Neves, em Salvador, onde também comandou a equipe. Ele comandou ainda a 11ª Companhia Independente da Barra e a 10ª Companhia Independente de Candeias. Por seis anos, assumiu o posto de ajudante de ordem do presidente do Tribunal de Justiça. Em 2014, dedicou-se ao trabalho como comandante do Policiamento Regional Atlântico de Salvador.

O secretário de Segurança, Maurício Barbosa, destacou a experiência de Anselmo no fortalecimento das ações de policiamento comunitário e de aproximação da sociedade com a polícia, itens que o novo governador da Bahia quer fortalecer e ampliar.

 

Após receber a notícia, o novo comandante disse que está entusiasmado com a missão: "Acredito na polícia cidadã e vamos contar com cada policial militar para garantir a segurança da população da Bahia”.

 A transmissão de cargo do atual comandante, coronel Alfredo Castro, para o coronel Anselmo deve acontecer até a próxima sexta-feira (9). 

 
 
Foto: Elói Corrêa/ SECOM
Comentários (0) e Compartilhar

Loteria - Cartão registrado em Barreiras acerta 20 pontos

Publicado em 02/01/2015 às 10h15
 Um barreirense é o novo milionário ao acertar os 20 números do concurso 1517 da Lotomania, sorteado dia 31/12/2014, na cidade de Posse/GO. Ele jogou os números 02, 05, 08, 09, 10, 12, 28, 34, 43, 46, 47, 51, 54, 63, 67, 76, 80, 85, 89 e 99, e vai embolsar a importância de R$ 1.167.358,63.

O sortudo tem 90 dias para retirar o prêmio.

Jornal Nova Fronteira

Comentários (0) e Compartilhar

Balanço das Atividades do Vereador César Souza -Cotegipe Bahia

Publicado em 31/12/2014 às 10h04

Basicamente as funções e atribuições dos Vereadores estão expressas na Constituição Federal (arts. 29, 29/A e 46), na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara Municipal. O Vereador é membro do Poder Legislativo, eleito pelo povo, tendo como funções legislar, ou seja, criar leis que atendam os anseios da sociedade; realizar a fiscalização financeira e da execução orçamentária, mantendo o controle externo do Poder Executivo Municipal, bem como, realizar o julgamento das contas apresentadas pelo Prefeito, e, ainda, praticar atos de administração interna.

Em virtude da proximidade com o povo, o Vereador é o mais cobrado no atendimento dos anseios e necessidades dos munícipes que, quase sempre, são problemas relacionados à competência do Poder Executivo.
É direito e dever dos cidadãos cobrar do vereador uma atitude de modo a representá-los com dignidade e competência, apresentando proposições e sugerindo medidas que visem os interesses coletivos, usando da palavra e das atitudes de autoridades constituídas em defesa do município e de seus habitantes.

BALANÇO DAS ATIVIDADES PARLAMENTARES DO VEREADOR CÉSAR SOUZA SILVA - COTEGIPE BAHIA 

INDICAÇÕES/PROJETOS E EMENDAS EM 2014 AO PODER EXECUTIVO.

1 Indicação do ver Cesar Solicitando que seja providenciado a placa do asfalto da Rua OtacÍlio C. Prado, informando a origem dos recursos.
2.Indicação do Ver Cesar solicitando da Secretária de saúde a viabilidade de um agente de saúde para atender as comunidades de tabua, Passagem Nova, Barro Vermelho e Articum.
3.Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito e da Sec. De Educação a reestruturação da lei 125/09 e a criação da lei do Estatuto do Magistério.
4. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito e da Sec.de Infra estrutura a manutenção urgente da ponte do Beija Mão e Corre mão na ponte do Imbutá.
5. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito que seja colocado lâmpadas nos postes da comunidade de Caraíbas e barro Vermelho.
6. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito e da Sec. responsável providencias sobre as pessoas que jogam restos de animais(cabeça, fato) e alguns momentos animais mortos nas proximidades das pontes da tabua e do Imbutá.
7. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito e da Sec.de educação a atualização do PME –Plano Municipal de Educação com base no PNE-Plano Nacioanal de Educação.
8. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito a solicitação do SAC Móvel na nossa cidade para retirada de documentos pessoais.
9. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito e da Sec. De administração a viabilidade de instalação de um programa no setor de pessoal de forma que deixe os contra cheques dos servidores do município online.
10. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito e da Sec. Responsável que colocado dois orelhões na comunidade de Lagoa Feia.
11. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito e da Sec. De educação redução do horário escolar devido as altas temperaturas.
12. Projeto da consciência negra amor não tem cor e viva as diferenças.
13. Indicação do ver. Cesar solicitando do Prefeito e da SEC. responsável a construção da ponte Vila São José.
13.Emenda conjunta do ver. Cesar de Souza Silva do Ver. Waldécio Rodrigues Chaves: Construção da ponte São José.
14. Emenda do ver. Cesar de Souza Silva: Compra de um carro traçado para a sec. De educação .
15. Emenda do ver. Cesar de Souza Silva :Construção de quebra molas no asfalto da Vila Santana e no asfalto da Rua Otacilio C. Prado.
16. Emenda do ver. Cesar de Souza Silva: Melhoria das estrada do pau ferro, Daniel, Pé do Morro, São Domingos, caraíbas e Articum.


REQUERIMENTOS DO VEREADOR  AO PREFEITO EM 2013


01. Requerimento de Campanha sobre Dengue em parceria com a Secretária de Saúde e de Educação.
02. Requerimento com Oficio para a EMTRAM sobre o porquê da retirada da linha de ônibus de Wanderley a Cotegipe e de Cotegipe a Wanderley.
03. (Requerimento de Campanha sobre drogas no município de Cotegipe em parceria com as Secretárias de Educação, Ação Social e de Saúde).
04. Requerimento de Pavimentação asfáltica ou calçamento na Rua Otacílio Conceição Prado e Vila Santana.
05. Requerimento de Melhoria nas estradas de Wanderley com cascalho.
06. Requerimento de Melhoria nas estradas das Caraíbas com cascalho.
07. Requerimento de Melhoria nas estradas do Pau Ferro com cascalho.
08. Requerimento ao presidente da Câmara criando a “TRIBUNA LIVRE” com intuito que qualquer cidadão faça uso da palavra desde encaminhe à mesa a pauta.
09. Requerimento ao presidente da Câmara requerendo a transmissão das sessões da Câmara pela radio local.
10. Melhoria com patrolamento e cascalhamento na Rua / estrada da Vila Santana, Barreirinho e nas Duas Barras.
CONVITES DO VEREADOR CESAR DE SOUZA EM 2013
01. Convida o Sr. José de Ribamar, para explanar sobre Conselho das cidades em Cotegipe.
02. Convida a Secretária de Educação a Professora Luzimar Almeida de Oliveira para explanar na sessão da Câmara sobre: PAR-Plano de Ações Articuladas do MEC e PME-Plano Municipal de Educação em Cotegipe.


INDICAÇÕES  DI VEREADOR  AO PREFEITO MUNICIPAL EM 2013:

01. Ponte do São José;
02. Corre mão na ponte do Imbutá (Próximo a propriedade do Sr. José Anísio);
03. Melhoria nas duas pontes do Beija Mão;
04.Troca de todos os quadros de giz por quadros a pincel no município de Cotegipe;
05.Troca das fardas dos GARIS em Cotegipe e pagamento da Insalubridade.
PROJETO DE AUTORIA DO VEREADOR CESAR DE SOUZA EM 2013
01. Projeto de Lei que Institui Feriado no município de Cotegipe no dia 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares com justificativa que as escolas façam alusão a data neste dia.


                                             
PROJETOS DE LEI DO EXECUTIVO APROVADOS NO ANO DE 2013 PELA CÂMARA DE VEREADORES:

Altera a Lei Nº 165/2012, de 01 de outubro de 2012, que fixa os subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários do Município de Cotegipe - Bahia, para o Quadriênio 2013/2016, e dá outras providências.
Lei n.º 169 de 2013 Dispõe sobre alterações na Lei 086/2005, de 09 de dezembro de 2005 (que Dispõe sobre a Estrutura Administrativa e Organizacional do Município de Cotegipe-Bahia) .
Lei n.º 170 de 2013 Dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado e por excepcional interesse público e dá outras providências.
Lei n.º 171 de 2013 Dispõe sobre o Conselho Municipal de Saúde - CMS, em que revoga a Lei 023/2001 e dá outras providências.
Lei n.º 172 de 2013 Dispõe sobre alteração do §2º do art. 1º da Lei Nº 131/2010 que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito, oferecer garantias e dar outras providências correlatas.
Lei n.º 173 de 2013 Autoriza o Poder Executivo Municipal a criar o programa municipal de desenvolvimento de cadeia produtiva da aqüicultura familiar, bem como,  utilizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo à atividade.
Lei n.º 174 de 2013 Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar Contratos, Convênios, Termos de Confissão e Novação de Dívidas com Secretarias e Órgãos Federais, Estaduais e Municipais, bem como Empresas Privadas que prestem serviços públicos e dá outras providências.
Lei n.º 175 de 2013 Autoriza o Prefeito Municipal de Cotegipe, Estado da Bahia, a firmar com a Empresa Baiana de águas e Saneamento S/A - EMBASA, o Instrumento Particular de Confissão de Dívida, Encontro de Contas e Cessão de Direito e Obrigações, e dá outras providências.
Lei n.º 176 de 2013 Dispõe sobre alteração de artigos da Lei Nº 128/2010, de 12 de abril de 2010, que institui o Programa Garantia Renda Mínima Cidadã do Município de Cotegipe, Estado da Bahia, e dá outras providências correlatas.
Lei n.º 177 de 2013 “Dispõe sobre o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, em que revoga as Leis Nº 0078/2005, Lei Nº 163/2012, e dá outras providências.”
Lei n.º 178 de 2013 “Dispõe sobre o Fundo Municipal de Assistência Social de Cotegipe, em que revoga as Leis Nº 003/1996 e Lei Nº 143/2011, e dá outras providências
Lei n.º 179 de 2013 “Dispõe sobre a organização do Sistema Municipal de Ensino de Cotegipe - Bahia, em que revoga a Lei Nº 0053/2004, e dá outras providências.”
Lei n.º 180 de 2013 Dispõe Sobre a reformulação da Lei nº123 de novembro de 2009, que criou o Conselho de Cidades de Cotegipe-BA.
Lei n.º 181 de 2013 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e dá outras providências.
Lei n.º 182 de 2013 Reformula a Lei n° 022 de setembro de 2001, que criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável- CMDS da Cidade de Cotegipe – Bahia.
Lei n.º 183 de 2013 Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Meio Ambiente na forma que especifica.
Lei nº 184 de 2013 Autoriza o Poder Executivo Municipal, proceder, ao Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município de COTEGIPE para o exercício financeiro de 2013, a abertura de Crédito Adicional Especial no valor de R$ 450.000,00 (Quatrocentos e Cinqüenta Mil Reais), na forma que indica e dá outras providências
Lei nº 185 de 2013 Dispõe sobre a autorização ao Poder Executivo Municipal a desafetar / permutar área pública por outra área particular, e dá outras providências .
Lei nº 186 de 2013 Dispõe sobre as Diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2014 e dá outras providências.
Lei Nº 187 2013.Dispõe sobre a autorização ao poder executivo a contribuir mensalmente com a união dos Municípios do Oeste da Bahia-UMOB e dar outras providencias
Lei nº 188 2013 .Dispõe sobre a autorização ao poder executivo Municipal a desafetar /doar área publica para o e Estado da Bahia e da outras  providencias .
Lei nº 189 2013 .Dispõe sobre a alteração na Lei 156/2012 que trata da Politica Municipal de Atendimento aos Direitos da Criança e do Adolescente.
Lei nº 190 2013 Autoriza o Poder executivo Municipal , proceder ao Orçamento Fiscal e da da Seguridade Social do Município de COTEGIPE , para o executivo financeiro de 2013, a abertura de credito Adicional especial no de R$ 456.000,00 na fora que indica e da outras providencias.
Lei nº 191 2013 . Autoriza o Poder executivo Municipal , proceder ao Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município de COTEGIPE , para o executivo financeiro de 2013, a abertura de credito Adicional especial no de R$ 620.000,00 na fora que indica e da outras providencias.
Lei nº 192 2013.Institue o Código Municipal do Meio Ambiente e dispõe sobre o Sistema Municipal de MEIO Ambiente –SISMUMA.
Lei nº 193 2013. Institui  Feriado no Município de Cotegipe –Ba, no dia 20 de novembro em Homenagem ao dia Nacional da Consciência negra e da outras providencias.
Lei nº 194 2013. Dispõe sobre a alteração do Centro Medico Santa Cruz e da outras providencias .
Lei nº 195 2013. Autoriza o executivo Municipal a aderir ao Consórcio Intermunicipal de SAÚDE da Região Oeste da Bahia-CIS-UMOB e da outras providencias.
Lei nº 196 2013 . Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e da outras providencias.
Lei nº 197 2013. Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2014-2017 e dá outras providencias.

Seguridade Social do Município de COTEGIPE , para o executivo financeiro de 2013, a abertura de credito Adicional especial no de R$ 456.000,00 na fora que indica e da outras providencias.
Lei nº 191 2013 . Autoriza o Poder executivo Municipal , proceder ao Orçamento Fiscal e da Seguridade Social do Município de COTEGIPE , para o executivo financeiro de 2013, a abertura de credito Adicional especial no de R$ 620.000,00 na fora que indica e da outras providencias.
Lei nº 192 2013.Institue o Código Municipal do Meio Ambiente E dispõe sobre o Sistema Municipal de MEIO Ambiente –SISMUMA.
Lei nº 193 2013. Institui Feriado no Município de Cotegipe –Ba, no dia 20 de novembro em Homenagem ao dia Nacional da Consciência negra e da outras providencias.
Lei nº 194 2013. Dispõe sobre a alteração do Centro Medico Santa Cruz e da outras providencias .
Lei nº 195 2013. Autoriza o executivo Municipal a aderir ao Consórcio Intermunicipal de SAÚDE da Região Oeste da Bahia-CIS-UMOB e da outras providencias.
Lei nº 196 2013 . Dispõe sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura e da outras providencias.
Lei nº 197 2013. Dispõe sobre o Plano Plurianual para o período 2014-2017 e dá outras providencias.

Vereador César está sempre envolvido com os problemas de seu povo e especialmente com a cultura cotegipana

Categoria: Política
Comentários (1) e Compartilhar

left show fwB tsN center|left tsN fwB sbss center|left show fwB tsN center|c05nesw sbww||hover|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||