Notícias

Inscrições pelo SISU abrem nessa segunda

Publicado em 01/06/2014 às 19h30

Inscrições para o Sisu começam amanhã (02)

As inscrições para uma vaga em universidades do país através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, começam pela internet na próxima segunda-feira (02) e vão até o 4 de junho - são apenas três dias de prazo. O cronograma foi anunciado pelo ministro Henrique Paim, que disse que a redução do prazo não deve significar queda ou sobrecarga no sistema. Já no segundo dia os alunos terão acesso às notas de corte para escolherem os cursos. O número de vagas na segunda edição de 2014 do Sisu cresceu 29% em comparação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 51.412 cadeiras em 67 instituições. O número de cursos também teve aumento, passando de 1.179 em junho de 2013 para 1.447 em 2014. O ministro destacou o acréscimo de 847 vagas em medicina e de 2.550 vagas nos cursos de engenharia. Pedagogia é o curso com maior oferta, com 1.386 vagas. Neste semestre, 41% das vagas serão destinadas às cotas e 3% para outros tipos de ações afirmativas próprias das instituições. O resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 6 de junho e as matrículas ocorrerão de 9 a 13 de junho. A segunda chamada está prevista para o dia 24 de junho, com matrículas entre 27 de junho e 2 de julho.

Comentários (0) e Compartilhar

Laesley joga em partida transmitida pela TV para todo Brasil

Publicado em 31/05/2014 às 23h19

Nesse dia 31 de março de 2014 o time sub 17 do Jabaquara Atlético Clube de São Paulo perdeu para o Santos pelo placar de 2 X1. Mesmo assim, o Jabaquara segue na 4ª posição do campeonato paulista da categoria. A partida foi transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Rede Vida de Televisão. Esse jogo foi assistido em Cristópolis, Barreiras e Luiz Eduardo Magalhaes por familiares e amigos de dois atletas da região que estão tentando a sorte no futebol profissional. Um deles é Laesley Campos.

Laesley ( Bahia como é seu chamado pelos colegas do time) nasceu em Sobradinho no Distrito Fderal, seus pais Laércio Vasco e Diva Campos residem em Luiz Eduardo Magalhaes, e seus familiares são de Cantinho de Cristópolis. tem 16 anos e desde 2013 faz parte do Jabaquara Atlético Clube de Santos em São Paulo. Esse ano ele é o titular do gol do time sub 17 e tem o sonho de um dia vestir a camisa de uma grande equipe do futebol brasileiro.

Apesar do time ter perdido a partida de hoje e ele ter levado dois gols, os jornalistas que faziam a transmissão da partida apontaram Laesley como o melhor em campo.

 

Leia alguns comentários nas redes sociais:

Célia Vasco

Assistindo um jogo sub 17 aqui na Rede Vida entre Santos e Jabaquara. No intervalo, o repórter diz q o melhor jogador em campo eh o goleiro do Jabaquara. Qd começa a entrevistar o goleiro, adivinha quem era? 
Laesley Campos. Isso msm. Hehe
Parabéns, Diva e Laercio! Vcs devem estar orgulhosos! Parabéns, Laesley! Vc vai longe, garoto!

 Lêda Maria Passos de Araújo

Parabéns ,estamos orgulhosos de vc e torcendo para em breve realizar o seu sonho !

Laércio Araújo

Meu filho dando sua primeira entrevista na tv, me orgulho muito muito de vc meu finho, que Deus te abençoe sempre.

 

 
Comentários (1) e Compartilhar

Itabuna - 04 crianças morrem queimadas em barraco no lixão

Publicado em 31/05/2014 às 20h48

Quatro crianças morreram carbonizadas na noite dessa sexta-feira (30) em Itabuna, sul da Bahia. As crianças moravam em barracos que ficam localizados no lixão da cidade. Três crianças eram irmãs e a outra era vizinha. As vitimas tinham entre sete e doze anos e dormiam sozinhas. Uma vela pode ter sido a causa do incendio. Vizinhos disseram que ouviram os pedidos de socorro,  levantaram e foram tentar socorre-las mas não conseguiram nem abrir a porta do barraco.

As imagens das vítimas são chocantes, só click aqui para ver se realmente você for forte. Não é aconselhável para crianças.

Para ver as imagens precisa clicar para entrar no site Vermelhinho da Bahia.

www.vermelhinhoba.com.br/2014/05/quatro-criancas-carbonizadas-no-lixao

 

Texto Flávio Vasco com informações dos blogs Verlhinho da Bahia e Verdinho de Itabuna.

Foto; Vermelhinho da Bahia.

Comentários (0) e Compartilhar

ESTUDANTES, A UFOB TEM DOIS AVISOS PARA VOCÊ

Publicado em 31/05/2014 às 18h16

 

O Ministério da Educação (MEC) acabou de divulgar, em sua página na internet, as datas do processo da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste ano. De acordo com edital publicado hoje no Diário Oficial da União, o prazo para inscrições terá início às 0h da próxima segunda-feira (02/06) e seguirá aberto até às 23h59 do dia 4. Poderão concorrer as vagas nas universidades públicas participantes todos os candidatos que realizaram a prova do Enem em 2013 e que conseguiram pontuação maior que zero na Redação. É importante esclarecer que as notas do exame consistirão no único critério para seleção dos aprovados. Apesar de reduzir o período de inscrições para apenas três dias, o MEC não alterou as regras básicas para esta edição do SiSU. Desta forma, cada candidato poderá escolher até duas opções de curso (na mesma instituição ou em instituições diferentes), por ordem de preferência, e realizar sua inscrição na página do sistema. Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas online diariamente para consulta. Caso perceba que não está entre os selecionados ou que está muito longe da zona de classificação, o participante poderá alterar suas opções de curso, quantas vezes quiser, sendo considerados válidos os últimos registros. Conforme o edital que regulamenta o processo, a lista dos aprovados em primeira chamada deve ser liberada no dia 6 de junho, com matrícula acadêmica agendada para o período entro os dias 9 e 13 do mesmo mês. Já a convocação da segunda lista está marcada para 24 de junho, com matrículas nos dias 27 e 30 de junho, 1º e 2 de julho. O MEC informou que a relação com todas as vagas disponíveis e instituições participantes estará disponível a partir de amanhã, no próprio site do SiSU. Para conhecer com mais detalhes todas as regras do sistema, www.sisu.mec.gov.br

Comentários (0) e Compartilhar

EBDA faz visita técnica do leite Bahia em Cristópolis

Publicado em 31/05/2014 às 17h17

Aconteceu na manhã deste sábado (31/05/2014), no município de Cristópolis – Bahia, uma Visita Técnica do Programa governamental “Leite Bahia” que tem como objetivo capacitar os Técnicos na propriedade do produtor para efetuar uma assistência Técnica qualificada e buscar autossuficiência por meio do aumento da produção e melhoria da qualidade do produto, dando ênfase ao desenvolvimento social, crescimento econômico e à conservação ambiental em nosso Território de Identidade da Bacia Hidrográfica do Rio Grande.
Os irmãos Francisco e Andrelino da Silva Santos e Taiane Guimarães Santos(filha de Andrelino).

Esse evento foi realizado na Propriedade do Produtor Andrelino da Silva Santos – agricultor familiar, na comunidade de Chaprão, e estiveram presentes: Dr. Marcelo Matos – Diretor de Pecuária da EBDA; Darlan Paiva – Coordenador de Divisão de Gado de Leite – EBDA Salvador; Carlos Augusto – Carlão – Gerente Regional da EBDA de Barreiras; Eduardo Lima – Zootecnista – técnico orientador da Unidade Demonstrativa; Messias Alpes – Eng.º Agrônomo da EBDA; Reinaldo – Coordenador do Escritório da EBDA de Angical; Maurício Lélis – Coordenador da CAR em Barreiras; Técnicos e Produtores dos municípios de Angical, Baianópolis, Barreiras, Catolândia, Cotegipe e Wanderley e contou ainda com a presença da Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristópolis – Oleni Menezes e do Vice-Prefeito de Barreiras - Carlos Augusto Paê.

Esse intercâmbio tem como parceria a EBDA, Prefeitura Municipal de Barreiras, CAR, no sentido de conhecer esse trabalho em Cristópolis. Em seguida se deslocaram para o município de Uibaí, na micro região de Irecê para conhecerem uma Cooperativa de pequenos produtores de Leite.

A reunião se deu embaixo de um frondoso Jatobá, ao lado dos piquetes.  

 

Após o apetitoso lanche, servido pelo proprietário, foi feito esse registro fotográfico de todos os presentes, que seguiram para o município de Uibaí. 

Comentários (1) e Compartilhar

PROMOÇÃO DE TINTAS NA CREDFÁCIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Publicado em 31/05/2014 às 01h12

BALDE DE 3 LITROS E 600 ML TINTA SAVANA  (3,6) Somente  28,90 E 

TINTA SAVANA 18 LITROS SOMENTE 83,90

 

MASSA PVA SAVANA 25 KG   SOMENTE    $   35,90

 

TINTA VIVA COR  ACRÍLICA 18 LITROS  119,90

Comentários (0) e Compartilhar

Homem estupra cachorra e quase decepa sua cabeça com fio

Publicado em 30/05/2014 às 23h39

  Imagens: Ong 7 Vidas

A Ong 7 Vidas, organização que trabalho em defesa dos animais em Parnaíba Piaui, foi acionada no último domingo (25), pela polícia para socorrer uma cadela que teria sido amarrada pelo pescoço com fio elétrico e levada à um matagal nas proximidades para ser estuprada. O indivíduo que teria feito seria um ex-presidiário, de acordo com informações policiais. Mas, como não houve flagrante, este não foi levado pela polícia.
 
Uma morada que presenciou o ocorrido e tambem acionou a Ong 7 Vidas via rede social acolheu o animal em sua residência. Já nesta segunda-feira (27), a cadela foi levada para tratamento em uma  Clínica veterinária. Ela encontra-se internada sob os cuidados da veterinária Juliana Diniz.
A ONG está pedindo ajuda financeira  à população para custear o tratamento adequado. Para isso, a Ong disponibiliza uma conta corrente para que seja depositado qualquer valor.
 
Conta Corrente do Banco do Brasil
Ag. 3137-2
Conta 26.030-4
Associação Parnaibana de Proteção aos Animais.
Tacyane Machado
 
Texto Flávio Vasco, com informações do blog Folha de Parnaíba e fotos ONG 7 Vidas
Comentários (0) e Compartilhar

Brotas de Macaúbas - Bandidos explodem os dois bancos da cidade

Publicado em 30/05/2014 às 23h21

Bandidos explodem duas agências bancárias em Brotas de Macaúbas

Na madrugada de hoje (30), duas agências bancárias, no município de Brotas de Macaúbas, no sudoeste baiano, foram explodidas ao mesmo tempo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois policiais foram baleados durante a ação e um deles chegou a ser levado pelos bandidos. Um agente administrativo da delegacia da cidade informou que o grupo era composto por aproximadamente 15 homens. Eles explodiram a agência do Banco do Brasil e depois o Bradesco, que fica mais afastado. Os policiais atingidos passavam pelos locais quando foram alvejados. Um deles, levado como refém, foi libertado na saída da cidade. De acordo com a polícia, durante a fuga do grupo, uma ambulância do Samu chegou a ter os pneus furados pelos bandidos. No município, não há outras agências e os moradores terão de recorrer a outros municípios para utilizar serviços bancários.

 

Bandidos explodem duas agências bancárias em Brotas de Macaúbas

Fonte: Brumado Notícias.

 

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Ex-presidente do PT capota carro em Catolândia

Publicado em 30/05/2014 às 22h47

Já fazendo a sua pré-campanha à deputado estadual, o ex-presidente do PT Bahia, Jonas Paulo, sofreu um acidente de carro na manhã desta quinta-feira (29). A caminhonete onde estava o petista e o motorista capotou após perder o controle na estrada de Catolândia, no Oeste Baiano.

Os dois ficaram feridos e atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas passam bem.

O secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, chamou a atenção do ex-presidente na rede social. “Jonas Paulo cuidado na pré-campanha. Você ainda tem muitas contribuições a dar ao povo baiano e brasileiro”, postou.

Jonas Paulo publicou a foto do carro capotado no Facebook e tranquilizou os seguidores. “Um pequeno acidente na estrada de Catolandia comigo e Siderlon mas ta tudo sob controle so escoriacoes e prontamente o SAMU nos socorreu.Gracas a Deus estamos vivos!

Itaberaba Notícias.

Comentários (0) e Compartilhar

horario de funcionamento repartições públicas durante a copa

Publicado em 30/05/2014 às 22h14


O Governo do Estado da Bahia publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (29), o decreto 15.161, que define os horários do expediente nas repartições públicas do governo estadual durante os jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014.

Foi decretado que o expediente nos órgãos estaduais no dias 12 (quinta-feira) e 17 de junho (terça-feira) será das 8h às 14h, em virtude dos dois jogos da Seleção Brasileira, que serão no período da tarde, em outras cidades-sede.

Nos dias 13 de junho e 1º de julho, o expediente será das 8h ao meio-dia. Nestas datas, a Arena Fonte Nova receberá partidas entre Espanha x Holanda e um jogo das oitavas de final, respectivamente.

Nos dias 16 e 25 de junho, em regime de compensação, não haverá expediente nas repartições públicas do Governo do Estado, pois nestas datas, também na Arena Fonte Nova, serão realizadas, às 13h, as partidas entre Alemanha e Portugal, na segunda-feira, e Bósnia e Irã, quarta-feira.

Corpus Christi e São João

De acordo com Instrução Normativa n° 009/2014, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (27), também em regime de compensação de horas, o expediente nos dias 20 e 23 de junho, sexta e segunda-feira, será suspenso. A primeira data é subsequente ao feriado Corpus Christi (19 de junho) e a segunda, véspera de São João (24).

Comentários (0) e Compartilhar

B.J. Lapa - Dia do evangélico agora é lei no municipio.

Publicado em 30/05/2014 às 21h50

eures

 

Texto e imagem Ispedito Nunes de Oliveira

 O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro recebeu na manhã desta sexta-feira, 30 de maio, os 23 pastores evangélicos componentes da agremiação OPEL, que foram ao seu gabinete, em caráter oficial fazer os agradecimentos pela instituição do Dia Municipal do Evangélico no município.

O encontro foi considerado momento histórico em fase da Lei nº 247, indicada desde junho de 2005 pelo então vereador Eures Ribeiro, tendo sido a mesma minimizada pelos prefeitos que precederam a sua atual gestão. Outro motivo considerado, é que os componentes da Ordem dos Pastores Evangélicos Lapense (OPEL) confraternizaram com o prefeito Eures Ribeiro, pelo maior apoio já disponibilizado aos evangélicos lapenses que inclui o patrocínio da Prefeitura Municipal para a realização da primeira grande festa religiosa em 12 de julho próximo.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Miguel Leles, a vereadora Maria Romélia, Secretários e Assessores se fizeram presentes no ato da sanção da Lei nº444 de 30 de maio de 2014, data em que a mesma entra em vigor, e que institui: o Dia Municipal do Evangélico de Bom Jesus da Lapa, a ser comemorado anualmente, no segundo sábado do mês de julho de cada ano e, constitui a data em feriado municipal.

Comentários (0) e Compartilhar

Jânio Quadro - Filha mata mãe de 98 anos

Publicado em 30/05/2014 às 09h42

A comunidade Fazenda Tabua, no município de Presidente Jânio Quadros, no sudoeste baiano, está chocada com a morte da idosa Antônia Rosa de Souza, de 98 anos de idade, que ocorreu na manhã da última quarta-feira (28). A polícia informou ao site Brumado Notícias que a mulher foi morta pela própria filha, Idalci Batista, de 54 anos, que é deficiente metal. Ela teria esmagado a cabeça da mãe com um pedaço de pau. Mãe e filha moravam sozinhas ao lado da casa de um dos filhos de Antônia, que viu a mãe caída no chão da cozinha enquanto a irmã estava trancada no quarto. A polícia foi acionada e, ao chegar ao local, constatou a morte da idosa. A tragédia comoveu a comunidade rural, pois mãe e filha se relacionavam bem, segundo relatos de populares. O corpo da idosa foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e encaminhado de volta à comunidade para ser sepultado. Idalci foi conduzida à delegacia de Presidente Jânio Quadros.

Presidente Jânio Quadros: Filha mata mãe de 98 anos a pauladas

 

Fonte: Brumado Notícias

Comentários (0) e Compartilhar

Encontro marcado pelo whatsapp quase termina em morte

Publicado em 30/05/2014 às 09h10

Qua, 28/Maio - Jovem marca encontro com garota pelo whatsapp, mas quem aparece é o marido

O que a princípio seria apenas um encontro de casal, quase termina em morte na noite desta segunda feira (26), em Porto Velho (Rondônia). A vítima foi identificada como Giovanni Passos de Castro, 21 anos.

Segundo informações, Geovani teria marcado um encontro com uma garota de 17 anos pelo aplicativo WhatsApp, mas quem apareceu no local foi o marido dela, que supostamente estaria respondendo as mensagens e marcando o encontro.

 O rapaz estava armado e efetuou vários tiros contra Geovani, acertando-o no ombro e coluna. Após os disparos, o suspeito fugiu. Uma ambulância avançada do SAMU esteve no local e prestou os atendimentos à vítima, que dizia não sentir suas pernas e possivelmente ficará paraplégico.

Fonte: Gil Santos

Comentários (0) e Compartilhar

Confira as atrações da festa do alho 2014

Publicado em 30/05/2014 às 00h42

A prefeitura de Cristópolis divulgou em seu diário oficial a Contratação de Shows Artísticos das Bandas:

BANDA CALYPSO,  TOINHO&CIA,  JÂNIO ROCHA & BANDA É NOIS,  DARLEY SALES,  GENIVALDO&OS FERAS DO FORRÓ, LUCAS & MAICON,  WELBER LENNO,  MARQUINHOS BAHIA,  MORENO E COBOCLINHO,  SIVALDO DOS TECLADOS,  BANDA JOGADA DO BECO,  BANDA DISRITHMIA,  BANDA SUING BOY ́S,  LEGO DOS TECLADOS,  NEM SANFONEIRO,  NILTON NEVES, HERANÇA DE DAVI e BANDA FACE BOY’S.

para se apresentarem de 12 à 15 de Junho de 2014, na 14ª  Festa do Alho. O municÍpio gastará com as atrações musicais o Valor Global de R$ 306.800,00

Fonte: www.cristópolis.ba.io.org.br

Comentários (0) e Compartilhar

Cristópolis Bahia - Notícias curtas

Publicado em 30/05/2014 às 00h37

 

A câmara de vereadores aprovou e nesse dia 21 de maio o prefeito Antônio Pereira Sancionou as seguintes Leis:

 

- LEI N° 205/2014 DE 21 DE MAIO DE 2014 que Autoriza o Executivo Municipal a Aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste da Bahia – CIS/UMOB e dá outas providencias.

 

- LEI Nº 206/2014 DE 21 DE MAIO DE 2014. Que isenta do pagamento do IPTU a gleba total do loteamento e os lotes resultantes dos loteamentos aprovados na Prefeitura Municipal Cristópolis, Bahia e registrados no Cartório de Registro de Imóveis.

 

- LEI N.º 207/2014 DE 21 DE MAIO DE 2014.

Que tem por objetivo dar nome ao PSF 05 ( Posto de Saúde da Família) no Distrito de Lagoa do Oscar, Município de Cristópolis-Bahia de: INDOLFO NOVAIS.

 

- LEI N.º 208/2014 DE 21 DE MAIO DE 2014.

“A presente Lei tem por objetivo de dar nome ao PSF 06( Posto de Saúde da Família) no Distrito de Sítio do Hermenegildo Município de Cristópolis-Bahia de: ANTONIO TAVARES DA CÂMARA.

 

- LEI N.º 209/2014 DE 21 DE MAIO DE 2014.

Fica denominada a Creche deste Município a ser construída no Bairro Cerradão de Creche Municipal ARMINDO TAVARES DA CÂMARA.

Comentários (0) e Compartilhar

BIÓLOGO ESCLARECE BOATOS SOBRE CRIATURA ENCONTRADA

Publicado em 29/05/2014 às 23h50

Nesses últimos dias o que se ouvia falar era a respeito de uma criatura estranha que foi encontrada, cada um falava um lugar diferente, vários lugares da região foram citados nas redes sociais, principalmente no wat zap. Até que encontrei na pagina do facebook de Jaó Carlos Pop um link do blog  http://blogdojcampos.blogspot.com.br/2012/06/biologo-esclarece-boatos-sobre-criatura.html?spref=fb .

Veja a matéria publicada no blog em 03 de junho de 2012.

 

 

O Biológo Elias Centofante responsável pela PCH Santo Antônio do Caiapó, esclareceu na manhã de hoje os boatos que surgiram na última semana sobre uma criatura que segundo foi divulgado nas redes sociais teria sido encontrada por trabalhadores da usina.

Elias afirmou que tudo não passou de uma brincadeira realizada pelos trabalhadores, que aproveitando de momentos de folga teria criado a "criatura" utilizando programas de manipulação de imagem como o photoshop.

 O Biólogo disse que o boato ganhou uma proporção muito grande após tal imagem ser divulgada nas redes sociais e que a população de Iporá e região não precisa se preocupar com tais informações, pois tudo não passa de boatos.

 

 

Fonte/Diário do Interior

 

Comentários (0) e Compartilhar

Barra - Vaga de emprego na prefeitura

Publicado em 26/05/2014 às 09h36

A Prefeitura Municipal da Barra informa aos interessados em concorrer a uma vaga para os cargos de Orientador Social e Facilitador Social, com mão de obra específica do Programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, das atividades do Centro de Referência de Assistência  Social - CRAS.

São quatro (4) vagas para Orientador Social, e quatro (4) vagas para Facilitador Social, ligadas diretamente à Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social.

A contratação dos aprovados será por tempo determinado: de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogados, uma única vez, de acordo com as necessidades da Administração Pública. O salário é de R$ 724,00 (Setecentos e vinte e quatro reais) para os cargos de Orientador Social e Facilitador Social, com uma carga horária semanal de 40h.

Quem quiser se inscrever deve comparecer a Rua dos Marianis, 510, na Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social nos dias 26 a 28 de maio, das 7h30min às 13h. A inscrição é gratuita.

As provas objetivas, com caráter eliminatório e classificatório, serão aplicadas dia 15 de junho, domingo, das 8h às 12h, na Escola Professora Sylvia Araújo.

Fonte: Prefeitura da Barra

Comentários (0) e Compartilhar

Baianópolis - Clayton reuniu-se com Marcelo Nilo na assembleia

Publicado em 23/05/2014 às 23h20

https://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/u/0/?view=att&th=14628cfe33bc416c&attid=0.1&disp=inline&safe=1&zw&saduie=AG9B_P8XNyY3dE0qNoU7B83oyuL8&sadet=1400897789548&sads=oZnX786jHtiDLgU8CG9OQRUlJS8

 

                O Prefeito Anderson Cleyton esteve no gabinete do Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo. O Prefeito busca com a reunião melhorar os serviços prestados existentes, bem como, adquirir poços artesianos, melhorias de estradas, dentre outras reivindicações. Segundo Cleyton, o posicionamento de Marcelo Nilo, atenderá na medida do possível às demandas do município de Baianópolis.

Comentários (0) e Compartilhar

Idoso espancado por PMs em Santa Maria corre risco de morrer

Publicado em 23/05/2014 às 21h26

Fonte: G1

Um idoso de 72 anos " Sr.Francisco Viana de Souza, morador da cidade, residente do bairro da Sambaíba, pai de família", conhecido por todos como: Pichico,  foi agredido por policiais militares, durante abordagem na noite do último domingo (18-05-14), no município de Santa Maria da Vitória, no Oeste da Bahia, a 894 quilômetros de Salvador. De acordo com o coordenador da 26ª Coorpin de Santa Maria da Vitória, delegado Alexandre Haas, o idoso, que tem problemas mentais e que estava bêbado naquele momento, teria debochado de procedimento policial naquele momento, quando os militares abordavam um suspeito na rua, levando os policiais a detê-lo, para conter a euforia do idoso, onde  teria se alterado em um procedimento de abordagem, quando os policiais tentaram conter sua reação. O idoso teve o rosto desfigurado e precisou ser levado para o Hospital de Base de Brasília, que fica a 560 quilômetros da cidade.

 

Observação, GBO:

Os policiais haviam abordado um suspeito na rua, O Idoso, que estava bêbado, ao ver aquela sena não se conteve e começou a debochar da situação constrangedora.  Os policiais, novatos na cidade, não conhecendo aquele senhor, o interpretou mau, achando que o mesmo tinha alguma suspeita a ser investigada.  Levando os policiais a conter o Idoso de 72 anos e bêbado, foi onde o idoso por ter problemas mentais e tomar remédio controlado, não se conteve facilmente, instintivamente pegou uma faca para ameaçar os policiais a não o detê-lo. 
Foi nesse momento, que os policiais perderam a cabeça literalmente e o agrediu fortemente para fazer a detenção do mesmo.

Segundo testemunhas, até um homem que passava no local,  vendo aquela sena, foi ajudar os policiais a deter o idoso. 

O Idoso, teve perfuração no pulmão e o rosto totalmente desfigurado, caracterizando abuso de força sobre um indefeso.  O Idoso teve que ser levado imediatamente para a UPA - Unidade de Pronto Atendimento e após esse procedimento, levado preso, segundo testemunhas populares. 
Depois, teve que ser levado ao Hospital Municipal Dr. José Borba. Devido o estado de saúde do agredido ser grave, o mesmo teve que ser removido, agora, para o Hospital de Base de Brasília, para ser submetido a uma cirurgia, devido a agressão sofrida ter sido muito forte, neste momento, a vítima dos policiais, está entre a vida e a morte.
Há alguns boatos na cidade, hoje, quinta-feira, 22-05-14, que ele teria falecido, porém, não confirmamos esta notícia ainda.  "

Acréscimo do GBO, à matéria de fonte do G1.  

De acordo com Haas, a polícia está verificando em que grau de excesso a abordagem ocorreu, e um inquérito foi instaurado. A polícia já começou a ouvir testemunhas, que identificaram os policiais envolvidos.

Segundo o delegado, a polícia agora tem o prazo de 30 dias para concluir o inquérito, que deve ser finalizado antes do prazo. Se for constatado que os policias agrediram violentamente o idoso, eles serão indiciados e os laudos remetidos ao Ministério Público. Como consequência, os policiais podem ser afastados temporariamente das funções ou expulsos da corporação.

Uma cópia do inquérito será encaminhada para Corregedoria da Polícia Militar, dando ciência oficial do que ocorreu


Comentário feito pela filha do Sr. Francisco Viana de Souza, Arailde Viana, em um site policial, veja abaixo esse comentário:


Aos PMs. ANTONIO SOARES DA SILVA, JOÃO BATISTA DE SANTOS SOUZA E EVANGEITON .O que eu tenho a dizer a vocês ! Meu Pai não é BANDIDO e mesmo se fosse vocês ! não podia fazer isso com ele. QUE eu tenho é pena de vocês!!!!!!!!!
Deus é Poderoso.

Comentários (0) e Compartilhar

Governo reajusta valor da CET dos policiais militares

Publicado em 23/05/2014 às 21h25

A partir de junho, 27.745 praças da Polícia Militar terão ganhos de até 28% nos valores da CET (Condições Especiais de Trabalho), gratificação concedida a servidores com jornada prolongada ou que estejam atuando em projetos especiais. A medida, que terá impacto de R$ 55,1 milhões nas despesas com pessoal do Estado, atende o compromisso do Governo da Bahia com a categoria. O benefício foi validado em resolução do Conselho de Política de Recursos Humanos (Cope).

A concessão da CET vai atender também aproximadamente 2,3 mil policiais militares, que não recebiam a gratificação antes e que passarão a receber já a partir de junho, no percentual de 25%. Neste grupo estão incluídos soldados, cabos, sargentos e subtenentes, que atuam na área administrativa da corporação. Na área operacional, serão contemplados 17,2 mil profissionais com percentual de 45% de CET. Já os primeiros tenentes terão a CET reajustada de 110% para 125%.

Em novembro, os policiais militares farão jus à antecipação da GAP V (Gratificação por Atividade Policial). Com isso, ficará assim a remuneração de algumas patentes - soldado, R$ 3.328,95; cabo, R$ 3.550,86; 1° sargento, R$ 3.871. Em 2014, somando-se o reajuste geral dos servidores públicos, a antecipação da GAP V e a CET, os soldados terão ganho médio de 17,72%. De 2007 a 2015, o ganho real médio será de 78,82%. Os benefícios concedidos à categoria demonstram a prioridade do Governo da Bahia para a área da Segurança Pública.

Outro benefício é a concessão do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), em abril deste ano, a cerca de 27 mil profissionais que trabalham em 29 Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps) do estado. No total, o pagamento do incentivo, que integra o programa Pacto pela Vida, somou R$ 40,5 milhões. O benefício contemplou delegados, oficiais, peritos e analistas técnicos (R$ 4 mil) e investigadores, escrivães, praças e peritos técnicos (R$ 2,8 mil).

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0) e Compartilhar

Até 23/05 seleção para professores bolsistas do PRONATEC

Publicado em 22/05/2014 às 22h25

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulga hoje, dia 21 de maio de 2014, dois editais de seleção de profissionais bolsistas no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC/SISUTEC) para o câmpus Barreiras.

 As vagas serão destinadas, preferencialmente, ao público interno (servidores ativos e aposentados do IFBA), através do Edital Interno Institucional nº 22/2014. Já o público externo poderá concorrer às vagas restantes e participar do Cadastro de Reservas (CR) através da Chamada Pública Simplificada nº 22/2014.

 O processo seletivo se dará por meio de avaliação curricular. Os cursos serão oferecidos em Barreiras/Ba e Municípios da região Oeste da Bahia, no turno matutino, e a realização ocorrerá inicialmente no ano de 2014.

 Os bolsistas selecionados para atuar no PRONATEC serão remunerados na forma de concessão de bolsas, nos seguintes valores:

a) Professor: R$ 50,00 (cinquenta reais) por hora (60 minutos) de aula, em conformidade com as cargas horárias dos cursos.

b) Supervisor de curso: R$ 36,00 (trinta e seis reais por hora).

c) Orientador: R$ 36,00 (trinta e seis reais por hora).

d) Apoio às atividades acadêmicas e administrativas: R$ 18,00 (dezoito reais por hora)

 As inscrições devem ser realizadas através do preenchimento da ficha de inscrição anexada aos editais e devem ser entregues ao Comitê Executivo do Município de Barreiras, localizado no Campus Barreiras/IFBA, das 08h às 12h e 14h às 18h, de acordo com o cronograma da chamada, junto ao Curriculum Vitae, observando-se os pré-requisitos mínimos exigidos, bem como o Termo de Disponibilidade, também anexo ao edital.

 A comprovação das informações constantes no currículo deverá ser feita por meio de apresentação de original e cópia dos documentos e/ou informações complementares junto à instância competente.

 Apenas serão admitidas as inscrições em mais de uma disciplina para os candidatos ao encargo de professor, observando-se a área de formação compatível e/ou experiência profissional comprovada.

 

 Maiores informações em http://www.portal.ifba.edu.br/noticias/ifba-divulga-editais-de-selecao-para-professores-bolsistas-do-pronatec-para-o-campus-barreiras.html

Comentários (0) e Compartilhar

Dois Professores e um estudante sofrem acidente na BR 242

Publicado por flaviovasco.com em 22/05/2014 às 21h34

Hoje (22 de maio 14), por volta das 17 horas aconteceu mais um acidente na BR 242 a cerca de 03 km do povoado de Água Doce e 12 da cidade de Cristópolis.

O acidente envolveu uma carreta Man –  wolksvagem  placa OUQ 8425 de Barreiras BA conduzida pelo motorista de pre nome Nascimento, morador de Feira de Santana, um automóvel fiat placa de Cristópolis BA e um caminhão mercês truck de cor azul e placa ignorada.

No fiat estava o professor da comunidade de Lagoa do Bolor município de Cristópolis Sinivaldo, a professora do Colégio Olegário Ferreira da comunidade de Água Doce e um estudante, morador de Água Doce. Os professores estavam voltando pra casa depois de terem lecionado em suas respectivas escolas e o jovem estava indo para a aula no curso do PRONETEC na cidade de Cristópolis. Os mesmos foram socorridos por uma viatura do SAMU 192 e encaminhados para o Hospital do Oeste em Barreiras.

Segundo informações, os dois homens fizeram exames e foram liberados e Dalviene ficou internada, mas o estado de saúde não é grave.

 

Segundo Nascimento, motorista da carreta, estava indo sentido Luiz Eduardo Magalhães e tentou ultrapassar a Fiat e um caminhão que estava na frente, daí o motorista do Fiat também tentou ultrapassar o caminhão da frete e tocou tanto no caminhão quanto na carreta, perdeu o controle e desceu a ribanceira de mais de cinco metros. O carreteiro parou, enquanto o caminhão fugiu sem prestar socorro.

Foto do local onde o carro desceu na ribanceira

Categoria: Cristópolis
Comentários (3) e Compartilhar

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase