Notícias

LEM - Segunda cidade baiana em números assassinatos

Publicado em 12/04/2015 às 13h52

Recentemente foi divulgado na imprensa estadual um levantamento das cidades mais violentas da Bahia, na qual o município de Barreiras, Oeste da Bahia, aparece no oitavo lugar com 24 homicídios registrados em 2015, boa parte destes com requintes de execução, onde a vítima foi atingida por mais de cinco tiros de pistola.

O município de Feira de Santana que aparece no primeiro lugar da lista com 83 crimes de homicídio, cai para o sétimo lugar em relação de mortes por número de habitantes. Nesse levantamento, Luís Eduardo Magalhães, outra cidade do Oeste da Bahia, não aparece entre as mais violentas, mas se levarmos o contingente populacional, a situação se inverte.

Baseado em números do censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010, Luís Eduardo Magalhães, que não aparece no Top10, sob para o segundo lugar na Bahia, perdendo apenas para Porto Seguro, que pulou da terceira colocação em números de homicídios em 2015 para o primeiro lugar. Barreiras, infelizmente subiu duas posições nesse ingrato ranking, saindo da oitava colocação para a sexta.

Acompanhe abaixo os números de homicídios em 2015 e o que representa em relação ao contingente populacional.

Mortes em 2015

1º Lugar – Feira de Santana (Recôncavo) com 83 homicídios
2º Lugar – Juazeiro (Norte) com 38 homicídios
3º Lugar – Porto Seguro (Sul) com 36 homicídios
4º Lugar – Itabuna (Sul) com 32 homicídios
5º Lugar – Vitória da Conquista (Sudoeste) com 32 homicídios
6º Lugar – Alagoinhas (Nordeste) com 31 homicídios
7º Lugar – Teixeira de Freitas (Sul) com 27 homicídios
8º Lugar – Barreiras (Oeste) com 24 homicídios

Mortes por mil habitantes em 2015 (População senso IBGE 2010)

1º Lugar – Porto Seguro 36 homicídios – População de 126.770 habitantes – Uma morte a cada 3.521 habitantes
2º LugarLuís Eduardo Magalhães 16 homicídios – População de 60.179 – Uma morte a cada 3.761 habitantes
3º LugarAlagoinhas 31 homicídios – População de 142.160 – Uma morte a cada 4.586 habitantes
4º LugarTeixeira de Freitas 27 homicídios – População de 138.491 – Uma morte a cada 5.129 habitantes
5º LugarJuazeiro 38 homicídios – População de 197.984 – Uma morte a cada 5.210 habitantes
6º LugarBarreiras 24 homicídios – População de 137.428 – Uma morte a cada 5.726 habitantes
7º LugarFeira de Santana 83 homicídios – População de 556.756 – Uma morte a cada 6.708 habitantes
8º LugarItabuna 32 homicídios – População de 204.710 – Uma morte a cada 7.522 habitantes
9º LugarVitória da Conquista 32 homicídios – População de 306.374 – Uma morte a cada 9.574 habitantes

Jornal Nova Fronteira

Compartilhar

Brasil - presidente Dilma anuncia parceria com facebook

Publicado em 11/04/2015 às 17h23

Presidenta encontrou Mark Zuckerberg, fundador da rede social, na Cúpula das Américas, no Panamá

A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem, na Cidade do Panamá, capital do país da América Central, parceria que o Governo Federal está firmando com o Facebook para ampliar a inclusão digital no país, visando ampliar o acesso à rede no Brasil.

“A partir de agora, vamos começar a desenvolver estudos em comum, até desenhar um projeto comum com o objetivo da inclusão digital”, disse a presidenta. “Isso vai permitir ampliar o acesso à educação, à saúde, à cultura e tecnologia”, completou.

O Governo Federal e o Facebook utilizarão como ponto de partida projeto que a empresa desenvolve em Heliópolis, região carente de São Paulo. “Estamos muito empolgados com essa parceria, e amplificar o acesso à internet permite avançar em diferentes áreas, como economia moderna, emprego, educação e comunicação”, disse Mark Zuckerberg.

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

 SIP/Secom

Compartilhar

Bancos e governo discutem como combater crimes contra caixas

Publicado em 09/04/2015 às 22h56
O governador Rui Costa se reuniu, na tarde desta quinta-feira (9), com o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, e o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para discutir ações de combate a crimes contra instituições financeiras. 
 
Na ocasião, um plano de ação foi criado para combater os crimes contra caixas eletrônicos, com foco na ampliação do monitoramento por meios de câmeras de segurança. Ficou definida também a criação de um grupo de trabalho, formado pela SSP e Febraban, que irá estabelecer outros mecanismos de segurança como a tinturação de cédulas. 
 
O encontro desta quinta fecha um ciclo de reuniões promovidas pelo Governo do Estado, que já se reuniu com representantes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco. "Decidimos ampliar a integração entre o governo e os bancos, sejam eles públicos ou privados, para reduzir os crimes que colocam em risco a segurança de todos os cidadãos e das instituições bancárias", comentou o governador.
 
No dia 16 de março, o governador enviou carta ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ao presidente do Conselho Diretor da Febraban, Roberto Egydio Setúbal, solicitando articulação entre as instituições para promover uma série de ações de prevenção e combate a crimes contra bancos. 
 
Na oportunidade, Rui Costa destacou que o governo tem atuado fortemente nesta questão, por meio de “forças-tarefa e do incremento do policiamento ostensivo em períodos críticos, que resultaram na prisão de 582 pessoas, em 117 resistências à prisão, e no desmantelamento de 78 quadrilhas”. Entre 2011 e 2014, disse o governador, foram apreendidas 1.729 unidades de explosivos e 386 armas de fogo na Bahia.
Secom/BA
 
Na região Oeste do estado as três cidades vizinhas Cristópolis, Wanderley e Cotegipe estão sem caixas eletrônicos funcionando devido a explosões feita por assaltantes. Em muitos casos as pessoas estão procurando atendimento em Baianópolis ou Barreiras. A previsão que o atendimento seja normalizado em Cristópolis e Cotegipe ainda no máximo próximo mês, em Wanderley não se sabe quando.
 
Banco do Brasil explodido em Wanderley dia 03 04 2015  -  Foto asrquivo: FlavioVasco.com
 
Posto de atendimento Bradesco em Cotegipe caixas explodidos em 02 12 2014 - Fotos Arquivo FlavioVasco.com
 
Posto de Atendimento bradesco em Cristópolis explodido em 30 10 2014 - Foto arquivo: FlavioVasco.com 
 
 
 
Compartilhar

Cristópolis sediará a 22ª assembleia da UMOB, dia 16/04

Publicado em 09/04/2015 às 22h19

Dia 16 de abril, próxima quinta-feira, acontecerá a 22 ͣ  Assembleia da UMOB – União dos Municípios do Oeste da Bahia, entre outros temas, a pauta será: A importância do Consórcio de Saúde e do Consórcio Multifinalitário para o Oeste baiano ”. Essa assembleia itinerante acontecerá a partir das 16 horas no clube Estrela de Ouro  na cidade de Cristópolis Bahia.

A UMOB é uma entidade  que reúne 15 municípios situados na região Oeste, com o objetivo de fortalecer a representatividade da região e promover o desenvolvimento, através de reuniões ordinárias nas sedes dos municípios participantes, dando prioridade à discussão das demandas por eles levantadas.

.Imagem de arquivo FlávioVasco

Compartilhar

Portal Mais Emprego está no ar, a Bahia concentra 28.751 vagas

Publicado em 08/04/2015 às 14h47

Brasília, 08/04/2015 – O trabalhador brasileiro conta a partir desta quarta-feira (08/04) com mais um importante aliado na hora de procurar recolocação profissional. O Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho e Emprego, permite que o próprio cidadão pesquise e se candidate às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego (Sine) sem precisar sair de casa ou depender de um intermediário. O sistema, disponível pela internet em http://maisemprego.mte.gov.br/ ou por meio do sítio no MTE (www.mte.gov.br), também oferece informações sobre o andamento do seguro desemprego, oportunidades de qualificação profissional e abono salarial. Para o empregador estão disponíveis o Seguro desemprego web, a opção de disponibilizar vagas e demandas por cursos profissionalizantes e a possibilidade de repassar os dados do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged).

 A Bahia concentra 28.751 vagas, que podem ser verificadas pelos candidatos acessando o portal.

 O sistema já estava no ar, em testes e passa a ser divulgado a partir de hoje nas redes sociais com foco no apoio ao trabalhador que busca um novo emprego. Tem como maior destaque a oferta de vagas de todo o País, simultaneamente, pelo acesso ao banco de dados do Sine. Esse sistema, durante a fase de testes, no ano passado, captou mais de 2,6 milhões de oportunidades de trabalho. A expectativa é oferecer volume semelhante em 2015. O Portal também permite ao trabalhador preencher e imprimir seu cadastro curricular e manifestar interesse por cursos de qualificação profissional do Pronatec. Também podem ser obtidos dados do PIS e verificadas informações sobre sua ocupação no mercado de trabalho, por meio da Classificação Brasileira de Ocupação (CBO).

Para as empresas o sistema auxilia no atendimento das disposições trabalhistas, quando possibilita o empregador enviar o requerimento do Seguro-Desemprego pela internet, dispensando o requerimento adquirido em papelaria, substituindo o preenchimento manual pelo eletrônico. O coordenador-Geral do Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Identificação Profissional do MTE, Márcio Borges, explica que essa aplicação exige dos empresários o uso da certidão digital. “Essa ação assegura maior confiabilidade das informações prestadas pela empresa”. Afirmou. As empresas também poderão anunciar vagas de emprego gratuitamente, selecionar trabalhadores para entrevista, registrar e acompanhar o processo de seleção.

Resultado de imagem para mais emprego

 O portal disponibiliza aos empregadores as informações curriculares dos trabalhadores inscritos na intermediação de Mão de Obra, facilitando assim a busca para o preenchimento das vagas. “As empresas podem enviar pela internet sugestões de cursos de qualificação profissional para análise do Departamento de Qualificação Profissional do MTE", complementa Borges.

 Funcionamento do Portal - No ato da solicitação do Seguro Desemprego, o trabalhador é obrigatoriamente inscrito nos processos de intermediação de mão-de-obra. Nessa ocasião é oferecida uma ou mais opções de emprego formal, observada de acordo com o nível de escolaridade, formação, especialização, qualificação e remuneração, grau de complexidade e jornada da ocupação anterior.

 As oportunidades de trabalho oferecidas pelo Portal Mais Emprego são informadas diariamente pelos empregadores ao MTE. Após a realização do cadastro no Portal Mais Emprego o trabalhador poderá verificar vagas de emprego condizentes ao seu perfil profissional, e se auto candidatar aos processos seletivos, sem ter de ir a um Posto de Atendimento do Sine, bem como ter acesso aos demais serviços disponíveis.

 Cadastro do Trabalhador - Para se inscrever no Portal Mais Emprego e acessar o serviço de intermediação de mão de obra, o trabalhador precisa ter, no mínimo, 14 anos de idade, informar o número da identidade, da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) ou Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

 Também é necessário informar a formação acadêmica e os cursos profissionalizantes realizados, além do seu perfil, pretensão e experiências profissionais, com e sem comprovação. O campo pretensão profissional é o local de preenchimento das vagas de emprego que o trabalhador deseja concorrer. É possível informar até seis cargos desejados.

 Cadastro do Empregador - Para se cadastrar no Portal Mais Emprego e disponibilizar vagas de emprego, o empregador precisa fazer um login de acesso com o número de identificação registrado. Para isso é necessário ter em mão o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o CEI (Cadastro Especifico do INSS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 Caso o empregador já tenha comparecido a uma Agência do Sine, o cadastro já estará preenchido, então será necessário apenas verificar se as informações precisam de atualização. O cadastro está dividido em cinco etapas, para que seja informados a identificação, contatos, principais atividades da empresa e o período que mais efetua contratações. Também é necessário selecionar a agência do Sine que ficará responsável por validar o cadastro, as informações das vagas que a empresa cadastrar e prestar todo o apoio durante o acompanhamento do preenchimento da vaga.

 Se o trabalhador ou o empregador tiver algum problema ou a dúvida para realizar o seu cadastro no Portal Mais Emprego, é necessário procurar a agências de atendimento do Sine, mais próxima.

 

Compartilhar

Serra Dourada - Motorista perde controle e carro invade bar

Publicado em 08/04/2015 às 14h17

carro

Um homem identificado pelo prenome Edimilson perdeu o controle da direção de um Gol e invadiu um bar nas proximidades do trevo da cidade de Serra Dourada, Oeste da Bahia.

carro1

 De acordo com informações de testemunhas, o motorista dirigia embriagado quando passou direto no trevo e atravessou a BA 172, derrubando a porta do bar, só parando quando o veículo bateu no balcão de atendimento. Dentro do carro foram encontradas várias garrafas de bebida alcoólica.

carro2

 Além do motorista seguiam no carro outras três pessoas, que tiveram ferimentos leves. Ainda segundo relatos de testemunhas, momentos antes do acidente o motorista bebum estava dando cavalo de pau com o veículo pelas ruas da cidade. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu deter Edimilson que foi conduzido para delegacia onde deverá responder criminalmente por dirigir embriagado e colocar em risco a vida de populares.

Fonte: JornalNF, com informações e fotos do cotidianopolicial.com

Compartilhar

Anton Ross e Solange Cunha lançam livros em Barreiras

Publicado em 08/04/2015 às 13h55

Lançamento de livros, evento promovido pela Academia Barreirense de Letras - ABL. Os autores responsáveis foram Anton Ross da vizinha Luìz Eduardo Magalhães e da cidade de Barreiras Solange Cunha. As obras de autoria de Solange Cunha: “‘Diário de Uma Chorona”’; “Minha amiga Bianca”; ”Ser, Antes de Tudo Solosófica” e “Cotegipe, Quase Um Documentário”. Anton Ross escreveu "Gaveta do Alfaiate".

A Noite das Letras teve a presença dos senhores e senhoras fazedores e fazedoras de arte, familiares e amigos do autor Anton Ross e da escritora Solange Cunha, jornalistas, estudantes do curso de letras da UNEB, apoiadores e autoridades do município de Barreiras a exemplo da secretaria de cultura Diana Macedo. A Noite das Letras contou com a verve poética de Murilo Brandão que tocou e cantou. Ramon Santos representou o texto Relembranças.

Foto de Gelson Fernandes Vieira.Foto de Gelson Fernandes Vieira.Foto de Gelson Fernandes Vieira.Foto de Gelson Fernandes Vieira.Foto de Gelson Fernandes Vieira.
 
Texto e Fotos: Gelson Vieira
Compartilhar

Semana Santa tem redução de acidentes nas rodovias estaduais

Publicado em 06/04/2015 às 17h09

O balanço da Operação Semana Santa 2015 do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi marcado pela redução de ocorrências graves nas rodovias estaduais. Comparado ao ano passado, houve uma queda no número acidentes (35%), de vítima graves (93%) e vítimas fatais (40%).  No período foram contabilizados 20 acidentes de trânsito, que deixaram 19 vítimas com ferimentos leves; uma com ferimento grave e três vítimas fatais, todas neste domingo (5). Uma das vítimas fatais foi consequência de uma colisão frontal entre um caminhão e uma motocicleta, domingo (5), às 18h30, na BA 052, Km 78 (Anguera/Ipirá). As outras duas foram provenientes de capotamento. Uma delas condutora de um Fiat Pálio, na BA 542, Km 16 (entroncamento da BR 101/Valença), às 20h; e, a segunda, condutora de um Polo Sedam, na BA 052, Km 255 (Porto Feliz/Morro do Chapéu), às 23h30.

Foram realizadas abordagens a 2.066 veículos, destes, 17 foram retidos e 327 autuados. Foram extraídos ainda 379 autos de infração, quando foram recolhidos 11 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs) e três Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs). O aumento no número de abordagens aconteceu principalmente no sábado de Aleluia, quando muitas pessoas deslocaram dos municípios onde estavam para festas em outras localidades próximas. Com aumento da fiscalização, também houve aumento no número de autos extraídos (59%) e no de veículos retidos (143%). Também foram abordadas 2.786 pessoas, sendo duas encaminhadas  para delegacias. Foi gerado um Termo Circunstanciado de um motorista que portava maconha, na BA 512 (Camaçari), quinta-feira (2); e uma prisão em flagrante de um condutor por embriaguez ao volante, na BA 046 (Nazaré), no sábado (4).

Compartilhar

Acidente envolvendo três carros deixa três mortos na BR 020

Publicado em 06/04/2015 às 15h58

Um grave acidente neste domingo de Páscoa, 05, ocorrido por volta das 14h30, na BR 020, proximidades do Distrito de Rosário, na divisa entre a Bahia e Goiás, deixou pelo menos três pessoas mortas.

A colisão envolveu um Gol e um Fiat Strada com placas de Brasília e uma Land Rover com placa de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia.

acidente1

O Fiat Strada ficou com a frente totalmente destruída e o Gol bastante danificado no lado do motorista.

O Corpo de Bombeiros da cidade de Posse/GO ajudou a tirar as vítimas fatais em meio as ferragens. Os corpos das três vítimas foram encaminhados para a cidade de Correntina, Oeste da Bahia.

 Morreram no acidente Aldenir Batista Gomes, Maria Francisca da Silva e Luiz Batista da Silva, ambos ocupantes do Fiat Strada.

Da redação JornalNF 

Fotos divulgação redes sociais

Compartilhar

Barra - Polícia Militar destrói plantio de maconha em Ibiraba

Publicado em 05/04/2015 às 19h50

Policiais militares da CIPE/Semiárido erradicaram 900 pés de maconha nesta quinta-feira (2), no povoado de Ibiraba  a 60 km da cidade de Barra. Guarnições se deslocaram ao povoado, a fim de averiguar uma denúncia de um plantio de maconha.

Chegando ao local foram encontrados os novecentos pés da erva em ponto de colheita, com 1,50 metros de altura em média. O plantio foi erradicado e incinerado no local, sendo colhida uma amostra e apresentada na delegacia de Barra.

O plantio estava sendo molhado por baldes, com água de uma lagoa formada pela enchente do Rio São Francisco. No local foram encontrados defensivos agrícolas, adubo químico e gêneros alimentícios. Ninguém foi preso.

Fonte: DCS/PMBA.

Compartilhar

Filho mata o próprio pai em São Gabriel, região de Irecê BA

Publicado por Flávio em 05/04/2015 às 18h05

Neste domingo de páscoa (05 de abril) a população do município baiano de São Gabriel, localizado na microrregião de Irecê, ficou chocada com a morte  do senhor Augusto Ramos dos Santos, 80 anos. Segundo informações da polícia o mesmo foi morto pelo próprio filho, Genivaldo Máximo dos Santos de 62 anos, que aplicou  vários  golpes de facão no aposentado. 

O corpo do pai foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê e o filho foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A delegacia de polícia da cidade investiga o crime.

Nas redes sociais comentam que Genivaldo sofre de problemas mentais e que o crime aconteceu às quatro horas da manhã, quando o pai ainda dormia.

Foto: Redes sociais

Categoria: Bahia
Compartilhar

WANDERLEY - QUADRILHA ESPALHA TERROR E EXPLODE BANCO DO BRASIL

Publicado em 03/04/2015 às 19h06

WANDERLEY - QUADRILHA ESPALHA TERROR E EXPLODE BANCO DO BRASIL

Bandidos fortemente armados espalharam um grande terror na cidade de Wanderley. Por volta das 03:00 horas desta sexta-feira santa, mais de quinze bandidos fortementes armados explodiram os caixas eletrônicos que ficam no interior do BB além de explodirem o cofre forte da agência bancária.

Foram mais de meia hora de intenso tiroteio efetuados pelos bandidos que faziam disparos em vários pontos da cidade, além de atacarem a casa onde ficam alojados os policiais da PM.

Segundo uma moradora que nao quiz se identificar os bandidos atiravam contra a guarnição da PM e gritavam: "venham para fora rebannho de covardes" que prá gente de matar.

As explosões eram tão fortes que ouvidas a mais de um quilômetro de distância do local.

Perto do local onde onde houve as explosões estava sendo realizada uma seresta e um grande números de pessoas que lá estavam ficaram apavorados com tantos tiros efetuados pelos bandidos, contudo não houve feridos

Os bandidos usaram dois veículos, sendo uma hilux e uma strada, além de três motos e, após efetuarem o assalto, fugiram rumo ao povoado da Lagoa do Oscar que fica às margens da BR 242.

Até o presente momento, não foi divulgado a quantia levada pelos bandidos.

Também foi divulgado que algumas pessoas da cidade tenha pegado quantias em dinheiro deixados pelos bandido, bem como pertences de propriedade da agência bancária.

www.fmwanderley.com.br 

Compartilhar

left show fwB tsN center|left tsN fwB sbss center|show fwB fsN normalcase tsN center|c05nesw sbww||image-wrap|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|news login fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||