Notícias

Governador participa da posse de Maria Quitéria na UPB

Publicado em 04/03/2015 às 22h32

Ao participar da posse da nova diretoria da União de Municípios da Bahia (UPB), o governador Rui Costa anunciou que vai instalar, no Centro Administrativo (CAB), um escritório de projetos em parceria com a União de Municípios da Bahia para “auxiliar as prefeituras na captação de recursos”.

Com a missão de representar e defender os municípios baianos, fortalecer o Movimento Municipalista e contribuir para a excelência da gestão municipal, os novos dirigentes foram empossados na noite desta quarta-feira (4).

Além de Rui Costa, estiveram presentes na cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (4) diversas autoridades, como o vice-governador e secretário do Planejamento, João Leão. A solenidade aconteceu na sede da entidade, no CAB, em Salvador. Na ocasião, a presidente reeleita da UPB e prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, empossou os integrantes do Conselho Consultivo da instituição.

Durante o evento, o governador disse que “vamos nos reunir com a União dos Municípios da Bahia e os consórcios para firmarmos mais uma grande parceria, que é a instalação dos consórcios municipais de saúde, onde iremos fortalecer a relação do Estado da Bahia com os municípios, tendo como intermediação estes consórcios, [o] que vai regionalizar a saúde no nosso estado”.

A nova presidente da UPB explicou que o Conselho Consultivo é composto por prefeitos, os quais também presidem os consórcios públicos e associações regionais. O Conselho Consultivo, ao apresentar as demandas, irá fortalecer a entidade, afirmou Maria Quitéria. “As decisões não serão tomadas por uma diretoria de 17 integrantes, mas sim por pessoas que lidam todo dia com os problemas dos municípios e regiões”.

Assessoria de comunicação GOV/BA

 Fotos: Mateus Pereira /GOVBA

Compartilhar

Bahia-PM desarticula Quadrilha que explodiria caixas eletrônico

Publicado em 04/03/2015 às 21h58

Após intensificar e buscar novos mecanismos de combate à criminalidade, especificamente contra atentados a caixas eletrônicos, que tantos malefícios vem causando, principalmente a moradores de pequenas cidades do interior, a Polícia Militar da Bahia vem conseguindo bons resultados e acaba de desarticular mais uma quadrilha. A ação aconteceu na madrugada desta segunda-feira (02), quando três suspeitos foram apreendidos em Valença.

 Por volta das 02h00 da madrugada, uma guarnição da Polícia Militar em Ronda pela BR 101, na altura da entrada do Distrito de Serra Grande, município de Valença, observou que no sentido contrário, Salvador Itabuna, passou um ônibus da empresa Águia Branca acompanhado por um veículo FIAT SIENA prata, placa OZQ-6589. Os policiais desconfiaram, fizeram a manobra decidiram abordar o veículo. O Siena então ultrapassou o ônibus e tentou evadir da guarnição sendo alcançado próximo ao Distrito de Moenda. Ao realizar a abordagem, os telefones dos suspeitos tocaram várias vezes, sendo que em uma das ligações, um indivíduo registrado no aparelho como “COROA” cobrava a presença dos acusados dizendo: “rapaz, cadê vocês? Onde vocês estão? Cadê meu carro?”.

Após varredura foram encontradas em um dos aparelhos celulares mensagens relacionadas a uma possível ação contra caixas eletrônicos: “estourei um caixa, mas não abriu. A bomba é fraca”. Na delegacia de Valença, os abordados foram identificados como: ALAN FRANCISCO DE JESUS ARAÚJO, MARCOS HENRIQUE DE JESUS SILVA, ADRIANO PATRIC BRITO DA SILVA, este com mandado de prisão, e um adolescente, que confessou fazer parte de uma quadrilha de roubo a banco especializada em explosão de caixas eletrônicos. O menor afirmou ainda que “COROA” é o chefe da quadrilha, e que o contratou para ser olheiro do bando caso a polícia aparecesse durante o roubo, e que receberia R$ 7.000,00 (sete mil reais) em dinheiro, além de experiência no mundo do crime.

Compartilhar

Barreiras - Corpo de Jovem é encontrado no bairro Morada da Lua

Publicado em 04/03/2015 às 21h33

Populares localizaram na manhã desta quarta-feira, 04, na serra do bairro Morada da Lua em Barreiras/BA, o corpo do jovem Diêgo de Freitas Oliveira, conhecido por Juquinha, 21 anos, desaparecido desde o dia 26 de fevereiro de 2015. Na ocasião, ele tinha saído de sua residência na Rua Abílio Farias/Centro para levar a namorada em casa, na Rua Capitão Manoel Miranda, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros.

Familiares de Juquinha disseram que ele tinha uma vida complicada e perigosa, por possuir antecedentes criminais e envolvimento com mulheres comprometidas. Inclusive vinha sofrendo ameaças de morte.
Na data do desaparecimento, a vítima deixou sua namorada em seu destino e prometeu retornar para casa, mas desapareceu sem deixar pistas.

De acordo com a Polícia Técnica, o corpo está em avançado estado de decomposição e ainda não é possível verificar qualquer sinal de violência.

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Morre aos 40 anos o policial militar Ednaldo Rocha

Publicado em 03/03/2015 às 15h10

Cristópolis - Faleceu na madrugado de segunda para terça-feira no Hospital do Oeste o policial militar Ednaldo Jesus da Rocha (irmão do PM Rocha), vítima vítima de infarto. O mesmo passou mal na casa de seu pai, Manoel Rocha, na comunidade de Vereda Alegre município de Cristópolis e foi socorrido para o Hospital do Oeste, mas não resistiu o veio a óbito ainda naquela unidade hospitalar. 

Edinaldo tinha 40 anos, trabalhava na 4ª Companhia da PM de Cristópolis. O corpo será velado na casa da família em Vereda Alegre e sepultado no cemitério da cidade de Cristópolis

 

Fonte: Sigivilares.com.br

 

Atualizada dia 04 de março de 2015 às 22 horas.

O corpo de Edinaldo foi velado na residência da família em Vereda Alegre até as 08 horas da manhã de hoje, depois sepultado no cemitério da localidade de Vereda do Morro. Além de familiares e amigos, muitos colegas da polícia estiveram no velório e no sepultamento para prestarem a última homenagem ao colega.

 

Compartilhar

Talita Araújo está no paredão do BBB 15 pela primeira vez

Publicado em 02/03/2015 às 23h43

Depois de o líder indicar Luan, César receber 04 votos e quatro dos confinados receberem um voto cada um, coube a Adrilles (líder da semana) o voto desempate. O mesmo votou em Talita e o paredão triplo foi formado  com Luan, César e Talita.

Nessa terça-feira um participante deixa a casa e o sonho de ganhar um milhão e meio de reais.  A torcida entre amigos, familiares e grande parte dos baianos é  grande para a permanência de Talita Araújo no jogo.

O Primo Jeová Júnior,  procurado por nossa reportagem mandou o seguinte texto:

 

“Pedimos o apoio dos amigos e familiares para a permanência da nossa conterrânea na casa. Talita tem sonhos a realizar e foi uma pessoa que lutou muito para chegar onde está. E o seu sonho não para em ser aeromoça. Talita quer fazer curso de piloto de avião e decolar literalmente. Todos nós estamos na torcida e votando firmemente para que ela não saia nesse paredão. Talita é uma pessoa de personalidade forte,  porém é muito autêntica. Sobre os acontecimentos no relacionamento dela e de Rafael, eles são jovens e 24 horas dentro de uma casa é muito difícil segurar a emoção. Estamos de corujão votando desde o início do Paredão para que Cézar saia.  Apesar  de que as enquetes apontam que Talita saia, porém no Twitter a torcida maior é que ela fique.”

 

Vera Araújo fala da humildade da família e também faz apelo para Talita Araújo ficar no BBB 15.

 

 

Compartilhar

Quadrilha explode carro-forte e deixa segurança ferido

Publicado em 02/03/2015 às 23h17

O Jornal correio24horas publicou em sua pagina na internet a seguinte matéria: 

Usando fuzis e armas de grosso calibre, o grupo rendeu os seguranças e explodiu o veículo, fugindo com malotes de dinheiro

 Um grupo de assaltantes explodiu um carro-forte e atirou em um segurança, que ficou gravemente ferido, na BR-135 em Riachão das Neves, no Oeste baiano. De acordo com 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras), a ação aconteceu na zona rural do município, na manhã desta segunda-feira (2), quando a quadrilha perseguiu o carro da empresa Prosegur e trocou tiros até que ele parasse. 
 
 

Eles renderam os quatro seguranças do veículo. O grupo estava fortemente armado com fuzis de calibre 1.50 (anti-aéreo) e outras armas de grosso calibre. Eles explodiram o carro-forte e fugiram levando todos os malotes de dinheiro que estavam no interior do veículo. Pelo menos seis pessoas participaram da ação.

A quadrilha fugiu em dois veículos - um Renault Duster preto e uma Toyoya Hilux branca. Um dos seguranças da empresa ficou gravemente ferido após ser baleado no rosto. A vítima, que não teve a identidade divulgada pela polícia, foi socorrido para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Ele segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da instituição. Os integrantes da quadrilha, que ainda não foram identificados pela polícia, estão sendo procurados pelos agentes da 11ª Coorpin, do 10º Batalhão de Polícia Militar e outras companhias da PM. Até às 17h desta segunda-feira (2), ninguém tinha sido preso.

ass-1

Matéria correio24horas e fotos jornal O Expresso

Compartilhar

Notícias do município de Baianópolis Bahia

Publicado em 02/03/2015 às 22h03

MAIS DE 3.000 ATENDIMENTOS NO CENTRO MUNICIPAL DE FISIOTERAPIA DE BAIANÓPOLIS 

O Centro Municipal de Fisioterapia de Baianópolis, é pioneiro e único centro municipal da região Oeste da Bahia que atende a população com recursos próprios. Recentemente foi reformado graças ao planejamento realizado na gestão do Prefeito Anderson Cleyton e do Secretário de Saúde – Dr. João Vicente. A reforma visa proporcionar melhores condições de atendimento.
 
 
Nesta gestão, foram adquiridos novos aparelhos e outros acessórios como tatames, caneleiras, alteres, suportes para alteres, utensílios para neuropediatria, cama elástica, infravermelho, ventiladores, bebedouro, faixas elásticas, bolas e espelhos, adquiridos para aumentar a variedade dos serviços de fisioterapia prestados pela fisioterapeuta – Dra. Daniella Prado.
 
 
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
 
RESPONSABILIDADE COM A SEGURANÇA DOS ESTUDANTES É PRIORIDADE  EM BAIANÓPOLIS
 
 
O Prefeito Anderson Cleyton e a Secretária Municipal de Educação preocupados com a  segurança dos estudantes, e ainda, atendendo a algumas indicações do Legislativo baianopolense, constrói lombadas “quebra-molas” em frente do Colégio Centro Educacional 31 de Março e em frente à Escola Castro Alves na sede de Baianópolis.
 
 
A execução dos serviços  foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, sob a pasta de Corcino Gomes. A segurança de nossos estudantes será priorizada cada vez mais pela Prefeitura de Baianópolis, disse o Prefeito Anderson Cleyton.
 
 
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
 
CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PLANEJA AÇÕES PARA 2015
 

O Secretário Municipal de Agricultura, Adalsirosa Rodrigues de Souza, e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, sob a presidência de Josenice Pereira dos Anjos e demais conselheiros reuniram-se para  planejar as ações que serão executadas no ano de 2015. Na reunião houve palestra ministrada pelo Analista Técnico do SEBRAE - Marcos Luis de Coqueiro Bastos, Gerente do Escritório Regional da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) - Maurício, e Gerente da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - Carlos Augusto.
 
 
Estiveram ainda presentes o Vice-Prefeito Juraci, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Auremar Soares, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Dalvenice. O Prefeito Anderson Cleyton disse que “um bom planejamento sempre produzirá ótimos resultados”.
 
Ascom/Baianópolis
 
Compartilhar

Cristópolis – Cresce cratera na BR 242 próximo a Água Doce.

Publicado por Flávio Vasco em 02/03/2015 às 09h03

As chuvas que estão caindo  na região nos últimos dias estão crescendo  uma cratera no acostamento da BR 242 próximo à comunidade de Água Doce, município de Cristópolis Bahia.

A mesma começou ser aberta com as chuvas do final do ano de 2013 e início de 2014, publicamos aqui no site mas até agora a única providencia tomada foi fazer uma parede de concreto para desviar a água...

 ...e a colocação de uma placa informando que está em obra no local. Moradores disseram  não saber quem e quando colocaram a mesma.

 A algum tempo que as enxurradas vem aos poucos causando  infiltração  no terreno e provocando pequenas rachaduras na pista. 

Nos últimos dias as chuvas se intensificaram e com isso, o maior volume de água, o que está fazendo crescer a cratera, inclusive, até  árvores foram arrancadas.

Um  morador disse que  quando passa uma carreta carregada a terra começa desprender e cair, o que causa temor que aquela cratera venha crescer provocando acidente ou a interdição total da rodovia, como já aconteceu cerca de 10 anos atrás no mesmo local, além do risco de provocar um acidente grave. 


Veja  evolução da cratera:  A foto acima é do ano passado, quando a cratera estava iniciando adentrar no acostamento, na foto abaixo mostra que não existe mais o acostamento.

Categoria: Cristópolis
Compartilhar

PIB por pessoa no Oeste da Bahia é maior que a média estadual

Publicado em 27/02/2015 às 23h17

O site do jornal correio24horas.com.br publicou a seguinte matéria a respeito da riqueza do Oeste da Bahia

 

O Extremo Oeste da Bahia, região que se destaca pela produção agropecuária, possui um Produto Interno Bruto per capita (PIB por pessoa) maior que a média de toda a Bahia. São R$ 19,7 mil na região contra R$ 11,8 mil da média estadual. No Brasil, a renda média é de R$ 24 mil por habitante. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE referentes ao ano de 2013, os mais atuais.

“Isso pode ser explicado pela baixa densidade populacional da região, já que a renda per capita é obtida dividindo o PIB do local pelo número de habitantes. Além disso, o Oeste possui um PIB volumoso”, esclarece Joilson Souza, coordenador de Disseminação de Informações do IBGE. Ele acrescenta  que outras regiões menos ricas comprimem a média do PIB estadual.

População
Em número de habitantes, a população do Extremo Oeste é de 591,8 mil, enquanto o estado da Bahia possui 14,1 milhões de habitantes. A população do Oeste corresponde a 4,18% da população baiana. O município mais populoso da região é Barreiras, com 141 mil habitantes, e o que possui menor volume populacional é Catolândia, com 3,2 mil habitantes.

Para Joilson Souza, merece destaque na região o município de São Desidério, com o maior PIB per capita de todo o Oeste – R$ 57.132,47 – reflexo também da baixa densidade populacional. São Desidério possui 28,9 mil habitantes e um PIB municipal de 
R$ 1.652.328  –  o terceiro maior entre as cidade do Extremo Oeste da Bahia.

Municípios
Além de São Desidério, outros municípios também se sobressaem no Extremo Oeste e contribuem para a geração de riquezas, como Luís Eduardo Magalhães, Barreiras e Formosa do Rio Preto – os quatro mais ricos.

Barreiras é o município mais populoso, com 141 mil habitantes em 2013. De acordo com o professor de economia e coordenador de estatística da SEI (Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia), Urandi Freitas, a cidade é conhecida como centro comercial, industrial e agroindustrial, cultural e político da região. “Nos últimos anos, Barreiras foi uma das cidades médias que mais cresceram no país. O município tem a territorialização do capital por ser um polo do Oeste Baiano, centro de acumulação e concentração humana e, principalmente, de capital fixo”, destaca.

Ainda segundo Urandi Freitas, o município sedia importantes escritórios de fazendas como Horita, Busato e Misotte, além da multinacional Cargill e filiais da John Deere e da JCO fertilizantes. Barreiras agrega ainda pequenas indústrias, grandes mercados, além de um aeroporto e agremiações sociais como Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia) e a Abapa (Associação Baiana dos Produtores de Algodão). Barreiras possui o segundo maior PIB 
do Oeste ,  R$  2.443.616, com destaque para o setor de serviços, que representa 54,4% da soma de riquezas, seguido pela agropecuária, 20,5%.

Destaque
Em produção de riquezas, o município que mais se destaca nessa região em número de PIB é Luís Eduardo Magalhães, com R$ 3.560.633. O professor de economia refere-se à cidade como “terra de oportunidades”. “As ações promovidas com o objetivo de atender às necessidades da agricultura moderna, cada vez mais em expansão pelos cerrados brasileiros, culminaram no surgimento deste novo território, configurado sobre a lógica do capital estrangeiro do agronegócio. 

Os investimentos e a produção lhe renderam vários títulos, como ‘capital do agronegócio’ e ‘eldorado’, o que acabou atraindo um número cada vez maior de pessoas em busca de melhores oportunidades”, analisa Urandi Freitas.

Atualmente, Luís Eduardo Magalhães é sede de indústrias como Galvani, Case, John Deere e Bunge Alimentos.

Grandeza
O título de quarto município mais rico da região cabe ao maior em termos de área territorial da Bahia – Formosa do Rio Preto, com 16.300 km² de extensão. Com população estimada em 23,1 mil habitantes, Formosa acumula um PIB de R$ 951.584, com destaque para a agropecuária, que representa 63,5% da soma de riquezas (R$ 604.137), seguida do setor de serviços – 30,1% do PIB (R$ 286.095).

Outros números também mostram a grandeza do município para a economia do Extremo Oeste baiano: é o quinto maior produtor de soja do Brasil e o primeiro do estado da Bahia; quarto produtor baiano de arroz, décimo produtor baiano de milho e segundo produtor estadual de algodão.

 

Lucy Brandão Barreto (lucy.barreto@redebahia.com.br)

Compartilhar

Nota de Repúdio à agressão contra jornalista da TV Oeste

Publicado em 27/02/2015 às 22h48

 

 A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) repudia as agressões sofridas pela equipe de reportagem da TV Oeste, integrante da Rede Bahia, durante cobertura da paralisação dos caminhoneiros, em Luiz Eduardo Magalhães, na BR 242.

 

Na manhã desta sexta-feira, 27, os jornalistas foram xingados pelos manifestantes, o carro de reportagem da TV Oeste teve os pneus furados e o repórter Muller Nunes foi agredido com chutes por um caminhoneiro.

Ao registrar as imagens da paralisação, o cinegrafista Fernando Correia também foi ameaçado pelos  manifestantes.

É inaceitável que profissionais da imprensa sejam impedidos de atuar na cobertura de fatos de interesse da sociedade.

A Abert considera fundamental que haja uma apuração rigorosa dos fatos e a punição dos responsáveis.

DANIEL PIMENTEL SLAVIERO Presidente

 

A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da vigência da liberdade de expressão em todas as suas formas.

Compartilhar

Loja e furtada na madrugada de terça para quarta em Cristópolis

Publicado em 25/02/2015 às 23h18

Na madrugada desta quarta-feira, 25/02, aconteceu um furto à loja Decorações e Confecções Arco Iris na Avenida Padre Vieira em Cristópolis Oeste da Bahia.  O crime chamou atenção pela ousadia dos ladrões que invadiram a loja, localizada em uma esquina no centro da cidade, rebentando a fechadura da porta da frente.

Segundo a proprietária da loja Vanilde Mendes,  foram furtadas roupas de marcas como: Malwee, Brandili, Aldenim, Sol da Terra, Phama, entre outras,  perfumes da Boticário e Natura, um notebook Samsung seminovo. O prejuízo é avaliado pela proprietária em cerca de 25 mil reais.

Dona Vanilde disse que por volta das 02 horas e 30 minutos da madrugada de terça para quarta-feira foi informada por uma vizinha da loja que havia uma movimentação estranha no comércio e que pela janela havia visto dois homens saindo em um carro branco, um corça ou Celta, aparentemente já carregado.

Os ladrões entraram na loja arrombando a fechadura da porta de entrada

A proprietária disse que tomou um susto ao receber a ligação informando o acontecido: “Demorei um tempo para acreditar que fosse verdade. Trabalhei tanto para montar essa comércio, agora o que vou fazer para comprar outra mercadoria e repor as que levaram?” completou. 

As prateleiras onde ficam expostas as roupas ficaram praticamente vazias

Poucas roupas sobraram nessa outra

Além das roupas e o notebook, muitos perfumes também foram levados.

 

 

Compartilhar

PREFEITO DE COTEGIPE É RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA CÂMARA

Publicado em 24/02/2015 às 17h28

Na manhã de hoje, o presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia – UMOB, Marcelo Mariani, prefeito de Cotegipe, esteve reunido em Brasília, na Câmara dos Deputados, com o presidente da Casa, o dep. Eduardo Cunha, a presidente da União dos Prefeitos da Bahia - UPB, Maria Quitéria e o dep. baianoLúcio Vieira Lima. Em audiência, discutiram sobre o pacto federativo e a questão da reforma política.

“As eleições municipais estão por vir e a reforma política precisa ser levada a sério o quanto antes. Discutir as diretrizes que devem nortear a política democrática do nosso país é essencial e urgente. O pacto federativo também precisa ser revisto, para que de fato, venha fortalecer o municipalismo. Os municípios estão abarrotados de responsabilidades e poucos são os recursos. Precisamos resgatar o equilíbrio federativo e superar a crise financeira que assola os municípios brasileiros, principalmente os pequenos”, enfatizou Marcelo Mariani.

Romênia Mariani

Compartilhar

left show fwB tsN center|left tsN fwB sbss center|left show fwB tsN center|c05nesw sbww||hover|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||