Notícias

Wanderley realiza Audiência Pública para reestruturação do PME

Publicado em 30/05/2015 às 23h16

O Plano Municipal de Educação de Wanderley (PME) foi reestruturado nesta sexta-feira (29/05/2015) adequando-se às normas da política nacional da educação.

A adequação do PME se deu por meio de audiência pública realizada na Escola Municipal João Aldino Sá-Teles com especialistas, professores e representantes da sociedade civil.

Compôs a mesa de honra, o prefeito José Conceição dos Santos, a primeira dama Sirleide Bastos, o vice-presidente da câmara municipal de vereadores Marcos de Miro, a presidente do Conselho Municipal de Educação Osana Araújo e as professoras convidadas da Universidade Estadual da Bahia-UNEB professora doutora Gabriela Pimentel e a professora doutoranda Simone Coité.

Na ocasião, o prefeito José Conceição dos Santos falou da importância do PMEe da educação de qualidade como responsabilidade de todos e reafirmou o compromisso de sua gestão em garantir direitos e melhorar a qualidade do ensino público municipal.

A audiência foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação e configurou-se num marco progressista na preocupação e promoção de uma educação que não atende a interesses de gestões políticas. O PME segue agora para a apreciação da câmara municipal de vereadores, se aprovado tornar-se-á válido por 10 anos.

Compartilhar

Realizada terceira conferência de saúde em Baianópolis

Publicado em 30/05/2015 às 21h53

Aconteceu nesse dia 29/05, no Colégio 31 de março na cidade de Baianópolis Bahia, a 3ª Conferencia Municipal de Saúde, convocada pelo Conselho e Secretaria Municipal de Saúde, como parte da conferência estadual e da 15ª conferência nacional de saúde, com tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do povo Brasileiro”.

O evento contou com a presença  do público, entre eles:  profissionais de saúde, conselheiros municipais,  autoridades do executivo,  do legislativo e religiosos,  representantes de entidades e usuários do Sistema Único de Saúde.

A abertura oficial dos trabalhos foi feita pelo presidente do conselho e secretário municipal de saúde Dr. João Vicente Neto, que fez uma explanação dos problemas enfrentados pela administração, das perspectivas para o futuro, com o atual senário econômico do país, e dos avanços alcançados nesses  dois anos e meio da atual gestão do município. Lembrou ainda que o município de Baianópolis tem 100% de cobertura da população com assist~encia básica de saúde da Família (PSF).    

“É somente através do debate igualitário e real, com propostas factíveis que incide diretamente sobre as políticas de saúde é que construiremos um modelo real e ao menos aceitável para a condução da saúde nos municípios”. Disse  Dr. João Vicente.

“A maior virtude de qualquer ser humano ou gestor é ter o dom da  humildade e temos a humildade de relatar que não estamos bem, mas a convicção que estamos traçando um planejamento, um caminho, para a melhoria da saúde para todos os baianopolenses,  é prioridade do prefeito Anderson  Cleyton,  gerir e tornar a saúde pública municipal  uma referência regional. Pode ser uma conduta ou meta  ousada  para muitos, mas é de ousados que os podiums  estão cheios”, completou o secretário.

Em seguida  os doutores  Marcelo Henrique, Érica Seixas e Babymyrla Gomes  proferiram palestras a respeito dos temas a serem debatidos nos três eixos.

Os trabalhos foram concluídos a tarde com os debates, votação das propostas e escolha dos delegados que irão representar o município na conferencia estadual que acontecerá mês de setembro em Salvador.

Segundo a convocação do Conselho Nacional de Saúde a Conferência de Saúde, convocada pelo Decreto Presidencial no 243, de 15 de dezembro de 2014, tem por objetivos:

_ Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS, para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade e equidade do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal;

_ Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS;

_ Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da conferencia;

_ Avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual - PPA e dos Planos Municipais,  Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 25 anos do SUS; e  

_ Aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde.

 

 

Compartilhar

Trinta dias de festa no São João de Irecê

Publicado em 29/05/2015 às 08h04

O São João de Irecê terá 30 dias de festa neste ano, com a realização do evento nos bairros e povoados do município, além do Arraiá das Caraíbas, Arraiá do Mercadão e o São Pedro da Boa Vista. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Luizinho Sobral (PTN), nesta quarta-feira (20). "O compromisso da nossa gestão é levar alegria para as pessoas mais humildes, trazendo grandes atrações para tocar de graça", avaliou o gestor.

Além de artistas da atualidades como Luan Santana, Michel Teló, Wesley Safadão e a dupla sertaneja Victor e Léo, a programação do São João de Irecê 2015 trará artistas, como: Jerry Adriani e Odair José. O evento também contará com apresentações de rock, reggae, sanfona e outros ritmos em palco alternativo. Sobral também confirmou a construção de espaços reservados para idosos e pessoas com necessidades especiais de locomoção e anunciou uma programação especial para as crianças, que terão um espaço reservado entre às 14h e 18h. 


Arraiá das Caraíbas, 19 a 23 de junho
19/06: Wesley Safadão 20/06: Calcinha Preta 21/06: Michel Teló 22/06: Victor e Léo 23/06: Luan Santana, Sandro Becker e artistas locais   Palco Alternativo, 20 a 23 de junho Shows de rock, reggae, sanfona e cantoria   Arraiá do Mercadão, 20 a 24 de junho20/06: Odair José 21/06: Jerry Adriani 22/06: Nara Costa 23/06: Agnaldo Timóteo 24/06: Lairton e Seus Teclados, Lordão, Sandro Becker   São Pedro da Boa Vista, 27 e 28 de junho 27/06: Carlos André, Mastruz com Leite e artistas locais 28/06: José Roberto, Flávio José e artistas locais.

Compartilhar

Prefeitos do Oeste da Bahia paticipam da marcha a Brasília

Publicado em 27/05/2015 às 23h35

O presidente da UMOB - União dos Municípios do Oeste da Bahia, Marcelo Mariani, Prefeito de Cotegipe liderou uma comitiva formada pelos Prefeitos Anderson Clayton de Baianopolis, José Conceição, de Wanderley e Ney Borges, de Mansidão e, juntamente com a presidente da UPB - União dos Municípios da Bahia - Maria Quitéria, participaram da marcha dos Prefeitos a Brasília.

O objetivo foi levar as reivindicações dos Prefeitos aos deputados e sugerir alguns pontos na Reforma Política. Eles consideraram o encontro positivo pois mesmo sem ter acesso aos debates, gestores mostraram unidade em defesa do municipalismo.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios,  há anos, as prefeituras enfrentam um cenário de crise econômica, em que as demandas são maiores que os recursos. Agora, os prefeitos  tem uma preocupação maior, pois se percebe que a recessão chegou também aos governos federal e estaduais, e – certamente – as medidas adotadas também vão trazer impacto ao Ente municipal. Isso, além das leis que são aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pela Presidência da República, as quais transferem mais encargos aos gestores municipais.

Compartilhar

Barreiras - Em assembleia, docentes da UFOB decidiram por greve

Publicado em 27/05/2015 às 23h22

Em assembleia realizada nesta quarta-feira dia 27 de maio, os docentes da Universidade Federal do Oeste da Bahia decidiram aderir à greve Nacional dos Servidores Federais. A reunião contou com a presença de professores do quadro efetivo e também de discentes de alguns cursos de graduação da instituição. A assembleia foi comandada pela ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior), e resultou na decisão de apoio ao movimento nacional para reivindicar por melhorias para a classe e dentre outras solicitações. Foram 26 votos a favor e apenas 7 contra. Porém, é percebível que nem todos os docentes estavam presentes na Assembleia realizada nesta tarde. A greve não tem prazo para terminar e irá suspender as atividades acadêmicas já nessa Segunda-feira dia 1º de Junho.

Neuzirlene Souza.
Foto: Lucas Emannuel

 

Compartilhar

Paratinga - MPF firma TAC com prefeitura em favor ciganos

Publicado em 27/05/2015 às 22h49

Foto:TribunaFeirense.com.br

A fim de garantir políticas públicas para cerca de 30 famílias que integram a comunidade cigana do município de Paratinga, a 508 km de Salvador, o Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi/BA firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Paratinga. O acordo é fruto da reunião realizada na última terça-feira, 26 de maio, no município, com a etnia cigana e representantes do poder público locai. Fornecimento de água potável; realização de seminário municipal sobre a cultura cigana para os profissionais da educação, garantia de educação básica para crianças e adolescentes e a inclusão de jovens e adultos ciganos no sistema de educação do município, estão entre as medidas previstas no TAC.Mais de 50 pessoas participaram da reunião, realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil, após visita à etnia cigana. Na oportunidade, o procurador da República do MPF em Guanambi, Paulo Marques, falou da importância da atuação do Ministério Público em defesa das minorias étnicas, incluindo os ciganos, que tão bem acolheram a comitiva do MPF. “Com a intermediação do MPF, criou-se um canal permanente de interlocução entre os ciganos de Paratinga e o poder público municipal, o que certamente contribuirá para guiar a adequada implementação de políticas públicas e, sobretudo, para estimular o combate ao preconceito e à discriminação que atingem as comunidades ciganas”, afirmou o procurador.
 

Foto:PauloGôbo

O prefeito de Paratinga, Eliezer Pereira Dourado Filho, comprometeu-se a designar uma comissão para elaborar o Plano Municipal de Políticas Públicas para a comunidade cigana de Paratinga. Além disso, acolhendo sugestão do MPF, o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Brito Martins, comprometeu-se a analisar e incluir em pauta o projeto de lei que institui o dia municipal da comunidade cigana, 24 de maio. Neste dia, nos termos da sugestão, a cidade desenvolverá atividades e campanhas de conscientização, sensibilização e informação sobre a cultura cigana, podendo haver debates, palestras e seminários, inclusive nas escolas.

Na área de Educação, entre as medidas previstas pelo TAC estão a garantia do acesso à educação básica de crianças e adolescentes ciganos, de comunidades itinerantes, permitindo a matrícula temporária nas escolas e a eliminação de qualquer dificuldade a esse acesso. Também foi prevista a inclusão dos ciganos adultos de Paratinga em sistema de educação de jovens e adultos, preferencialmente à noite.

O município também comprometeu-se a realizar um seminário, com pelo menos 80% dos professores da cidade, para trabalhar a desconstrução do preconceito no ambiente escolar. O objetivo é eliminar toda discriminação ou assédio racial contra estudantes ciganos.

O TAC também prevê que a gestão municipal dará ciência a todos os servidores municipais da área da saúde acerca do disposto no art. 4º, parágrafo único, da Portaria nº 1.820, de 13 de agosto de 2009, do Ministério da Saúde, de acordo com o qual “é direito da pessoa, na rede de serviços de saúde, ter atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação em virtude de idade, raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de gênero, condições econômicas ou sociais, estado de saúde, de anomalia, patologia ou deficiência”.

O acordo também estabelece a realização de reuniões trimestrais, por meio da Secretaria de Ações Sociais, com a Polícia Militar, a Polícia Civil e o presidente da Associação das Etnias Ciganas do Brasil em Paratinga, a fim de estabelecer canal permanente de interlocução que vise humanizar a abordagem policial quanto aos ciganos.

Para garantir o fornecimento de água potável, a prefeitura vai realizar estudos técnicos de viabilidade para a instalação de poço artesiano que atenda o abastecimento da comunidade cigana local.

Inquérito – Por meio de um inquérito, instaurado em novembro de 2014, o MPF em Guanambi apura a falta de execução de políticas públicas adequadas à sobrevivência e à perpetuação das tradições e costumes da comunidade cigana em Paratinga. 

FONTE: ASCOM/MFP

Fotos: Paulo Gôba e TribunaFeirense.com.br

 

 

Compartilhar

Angical - Homem morre eletrocutado em Missão do Aricobé

Publicado em 26/05/2015 às 09h00
 

14326126881924bde7ce1e2ad9d10c22f7a2b138aa

O acidente que provocou a morte do montador de móveis, Juarez Oliveira do Nascimento, 37 anos, aconteceu por volta das 12h 30 desta segunda-feira, 25, no povoado de Missão do Aricobé, Município de Angical. Seu irmão André Oliveira do Nascimento informou que a vítima fazia a instalação de uma antena de telefonia celular, com a qual atingiu acidentalmente uma rede de alta tensão.

14326126391b6bb2ec3f7aebb84ba72b5ec7ef71d7

A descarga elétrica atingiu mais duas pessoas da residência, que receberam socorro do SAMU, sendo encaminhadas ao HMOA – Hospital municipal. O corpo de Juarez ficou parcialmente carbonizado. “O choque foi tão forte que até os sapatos do meu irmão foram queimados”, disse André.

Devido a uma lesão na coluna cervical provocada enquanto trabalhava, o montador era beneficiário do INSS há cerca de três anos; casado com dona maronita Vieira Lima, com quem morava na sede do município e tinha dois filhos, de dois e oito anos.

O corpo foi encaminhado para realização de exame no IML regional de Barreiras e será sepultamento amanhã a partir das 17h 00, na cidade de Angical/BA.

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Jovem cristopolense quer encontrar pai na região de Irecê

Publicado em 25/05/2015 às 20h31

O jovem Edione Araújo dos Anjos nos mandou uma mensagem solicitando ajuda para encontrar seu pai que provavelmente more na região de Irecê no estado da Bahia, no município de Canarana ou Cafarnaum.  “Flávio,  quero muito encontrar meu pai, não conheço ele, a última vez que o mesmo esteve aqui eu tinha apenas um ano de vida, tenho muita vontade de encontra-lo, saber quem é, como é, dar-lhe um abraço... Esse é meu maior desejo, por favor,  me ajude”.

O pai procurado  é Manoel Dimas Souza dos Anjos, natural de Canarana - BA, filho de Clodoaldo Martins dos Anjos e Luzia Rosa dos Anjos (já falecida).

Segundo a mãe do rapaz, o pai tem uma irmã que mora em Cafarnaum e outra em Canarana,  a última notícia que teve do mesmo  foi que ele era proprietário de um bar em  um dos dois municípios, não soube dizer se  na cidade ou na zona rural. 

Ainda segundo, Iraci de Araújo, mãe de Edione,  Ela foi casada com Manoel e moraram em Barreiras e em Cafarnaum,  após desentendimentos separaram,  ela constituiu outra família e voltou a morar em Cristópolis, ele até visitava o filho quando ainda era bebê, depois perderam o contato.  

Qualquer informação que leve Ediones encontrar o pai, entrar em contato com Flávio Vasco pelo celular vivo ou wahtsapp 77 9928 8663, Rádio Atividade FM em Lapão  74 9998 1898 (Zé Fernandes).

Compartilhar

Homem é executado com tiros de pistola em Luiz Eduardo

Publicado em 25/05/2015 às 09h52

crime1

 

Da redação JornalNF, com informações e fotos do blogbraga.com.br

O barreirense José Noel Oliveira Santos, 41 anos, foi assassinado por volta das 18h40 deste domingo, 24, dentro de um Bar no bairro Santa Cruz, município de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia.

Relatos indicam que dois homens encapuzados entraram no bar e um deles disse que era um assalto, mas na realidade eles foram executar a vítima.

crime

 De acordo com a polícia militar o homem foi morto com 12 tiros de pistola 380, que atingira a cabeça e o tórax da vítima. O Samu esteve no local e constatou o óbito.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal do Complexo Policial de Barreiras.

Não há informações sobre os criminosos. A polícia civil vai investigar o crime. Segundo informações, José Noel estaria de mudança para Luís Eduardo Magalhães e teria ido até a cidade para fazer o primeiro pagamento do aluguel e providenciar a mudança.

Compartilhar

Bahiatursa vai patrocinar 170 projetos de festa juninas

Publicado em 23/05/2015 às 21h49

A Bahiatursa publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (22), o Edital de Chamamento Público para seleção de até 170 projetos de apoio aos festejos juninos de 2015 para integrar o ‘São João da Bahia’, que também contempla as festas de Santo Antônio e São Pedro. A seleção dos projetos caberá à Comissão de Avaliação, composta por integrantes indicados pelas secretarias do Turismo (Setur), de Relações Institucionais (Serin) e de Cultura (Secult), Casa Civil e Superintendência de Fomento ao Turismo - Bahiatursa.

A superintendência selecionará também propostas de bandas e artistas de forró para compor a programação artística do ‘São João da Bahia 2015’. Serão avaliados aspectos como o estilo musical (no caso o forró), audição, concepção artística e documentos de habilitação jurídica e fiscal.

Tanto as apresentações musicais quanto os convênios devem ser feitos entre 5 de junho e 5 de julho de 2015. A inscrição ocorrerá em dias úteis de 25 de maio a 4 de junho de 2015, das 8h30 às 18h, por meio do preenchimento de formulário padronizado e entrega dos documentos exigidos, exclusivamente no Protocolo Geral da Bahiatursa, Centro de Convenções da Bahia. O formulário de inscrição e o edital, com as regras, obrigações e exigências legais dos interessados, estão disponíveis no site http://www.bahiatursa.ba.gov.br/

 

Comunicação GOV/BA

Foto: Arquivo Flávio Vasco.com / São João em Baianópolis 2007

 

Compartilhar

Cristópolis - Morre aos 87 anos Josefino Fernandes de Araújo

Publicado em 20/05/2015 às 15h54

Cristópolis Bahia – Faleceu nesse dia 19/05 Josefino Fernandes de Araújo. Segundo a família, a cerca de 10 anos ele vinha sofrendo com complicações de saúde, na última segunda-feira o caso se agravou, foi internado às pressas na clínica Santa Mônica na cidade de Barreiras, aonde veio a óbito por falência múltipla dos órgãos.

Nascido na comunidade de Sapé, então município de Barreiras e hoje Baianópolis Bahia, em 21 de maio de 1928. Senhor Josefino ficou órfão de mãe e ainda criança foi morar no distrito de Mariquita (Santa Helena), onde foi criado pela avó materna, lá se casou com Maria Terezinha de Araújo e constituiu família, com os filhos ainda pequenos, década de 1970, mudou-se para a cidade de Cristópolis, onde esteve sempre presente na vida social e política do município.

Homem de visão empreendedora se estabeleceu no ramo da agropecuária atuando nos municípios de Baianópolis, Cristópolis e Tabocas, além de ter se arriscado em outras atividades, tais como a revenda de combustíveis, instalando na cidade de Cristópolis o posto Cássia (o primeiro do município),  hoje posto Cristópolis.

Emocionado, o filho Cássio Fernandes comentou a respeito de Josefino: “Vou guardar na lembrança os ensinamentos do meu pai, nos ensinou não gostar do que é fácil muito menos do barato, pois quase sempre sai mais caro. Foi um pai maravilhoso, o que somos temos muito que agradecer a ele.”.

A Irmã Gilberta Araújo dos Passos - Beta do Elson -  também comentou sobre o irmão: “Fino foi um irmão amoroso, deu muita assistência a todos nós. Era simples, discreto, empreendedor e acima de tudo: honesto.”.

Josefino deixa a viúva, cinco filhos homens e duas mulheres, 17 netos.

O sepultamento aconteceu ontem por volta das 17 horas no cemitério de Mariquita, município de Tabocas do Brejo Velho, onde está sepultada sua mãe e outros familiares.

 

Compartilhar

HO -Paciente,Dona Neura,é surpreendida com festa de aniversário

Publicado em 19/05/2015 às 08h15

A quarta-feira começou diferente e mais colorida para a paciente Neura Lourença da Silva, internada no Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Ela foi surpreendida por uma emocionante festa surpresa para comemorar seu aniversário de 45 anos. O evento, organizado pela equipe do HO, contou com salgadinhos, decoração especial e até música ao vivo na Praça Irmã Dulce, na área interna da unidade.

Em 2014, Neura deu entrada no Hospital do Oeste, com diagnóstico médico de sequelas neurológicas e mobilidade reduzida. Chegou a receber alta, mas devido à falta de um lugar adequado para ficar e à necessidade de cuidados especiais, acabou retornando para a unidade.

Para a festa, Neura ganhou maquiagem, corte e pintura de cabelo e até roupa nova. Mesmo com movimentos limitados, seus pequenos gestos em agradecimento pelo cuidado emocionaram a equipe da unidade. “Cuidar de dona Neura é emocionante. Ela é uma pessoa cativante e, como todos os nossos pacientes, um membro da família HO”, relatou a técnica de enfermagem Edvalda Conceição Melo.

Felicidade e gratidão! Esse foi o sentimento compartilhado por dona Neura junto a seus novos irmãos do Hospital do Oeste.

Thianne Lira - Assessora de Comunicação - HO 18.05.2015

Compartilhar

left show fwB tsN center|left tsN fwB sbss center|show fwB fsN normalcase tsN center|c05nesw sbww||image-wrap|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|news login fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||