Notícias

Prefeito confirma: Baianópolis terá festa de São João neste ano

Publicado em 29/03/2015 às 23h31

O São João de Baianópolis é uma das festas públicas mais populares da região Oeste da Bahia. Gente do municipio, das cidades vizinhas e até de outros estados dançam forró e lotam a praça Juarez de Souza  durante quatro dias.

As comemorações dos festejos juninos começaram na cidade a mais de 30 anos.  De lá pra cá a festa cresce  cada vez mais, sem esquecer  as tradições locais e regionais.

Nesse dia 27/03 em conversa com o prefeito Anderson Cleyton, ele  confirmou que,  apesar da crise  que afeta o país e consequentemente Baianópolis, haverá festa este ano. Provavelmente dias 25,26 e 27 de junho. Está vendo a possibilidade das datas não coencidirem com os festejos de do Sítio do Rio Grande em São Desidério e a festa de São Pedro em Cotegipe. 

“Estamos passando por uma crise que afeta todos os governos, mas iremos fazer um sacrifício e realizar o São João de Baianópolis. Não vamos fazer grandes investimentos, mas na medida do possível, vamos fazer uma grande festa”, disse o prefeito.

Nas duas fotos ( uma acima e outra a baixo) vemos a Banda Areio de Ouro, atração nacional e Vino atração local,  se apresentando no São joão de 2014. 

 

 Fotos arquivo Flávio Vasco

Compartilhar

Barreiras - Estudantes protestam em frente à prefeitura

Publicado em 27/03/2015 às 21h33

 

Image00001

Eles interditaram o trânsito na Avenida Clériston Andrade, em frente à Prefeitura Municipal de Barreiras, para protestar contra a precária situação das instalações do Colégio Municipal Padre Vieira e a demissão de 19 professores, provocando altos prejuízos à classe estudantil.

Image00003

Os alunos, alguns caras pintadas, exibiam cartazes, faziam muito barulho e gritavam palavras de ordem, pedindo ao prefeito Antonio Henrique para solucionar os problemas da escola. “Estamos há vários dias sem aula, as salas estão sem climatizadores, superlotadas, banheiros sucateados e carteiras quebradas”, diziam os adolescentes. Alunos do ensino fundamental e médio, com idade média entre 12 e 16 anos.

Image00007

Para que os alunos fossem convencidos a desobstruir o trânsito, acionaram Guardas-Municipais, policiais militares e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Carmélia da Mata. “O SINDSEMB não sabia desta manifestação, mas assim que tomei conhecimento, vim para o local, porque são todos menores de idade e precisam ser aconselhados e amparados”.

Image00005

Os próprios alunos formaram uma comissão, que seria atendida no gabinete do prefeito Antonio Henrique na manhã desta sexta-feira, 27, para deliberarem sobre suas reivindicações.

Image00006

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Barreiras - PRF apreende cerca de 145 kg de cocaína com idosos

Publicado em 27/03/2015 às 21h22

Barreiras - A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 144.8 Kg de substância análoga à cocaína no final da manhã desta quinta feira (26). O flagrante ocorreu por volta de 11h00, no KM 775 da BR-242, trecho de Barreiras, durante abordagem a um caminhão Volvo, com placas de Goiânia/GO, conduzido por indivíduo de 64 anos, acompanhado por uma mulher de 61 anos.
Os PRFs desconfiaram do casal de idosos a partir da fiscalização da Nota Fiscal apresentada, pois além de não estar preenchida corretamente, o condutor informou transportar melancia, sendo verificado pelos policiais que na verdade sua carga seria calcário. Além disso, sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) possuía indícios de adulteração.
Diante das irregularidades o casal e o caminhão foram encaminhados à Unidade Operacional da PRF para averiguações.Os PRFs descobriram através de consultas ao banco de dados que ambos possuíam antecedentes criminais por tráfico de drogas, confirmando também a inautenticidade da CNH.
Ao serem questionados pelos policiais, os traficantes confessaram que estavam transportando a droga. Em buscas ao veículo, os PRFs encontraram cinco sacolas de derivados de cocaína escondidas no calcário, após indicação do condutor.

O casal de idosos foi encaminhado com a substância e a CNH falsa para a Delegacia de Polícia Judiciária local, onde responderão pelo crime de tráfico de drogas.
Somente este ano, 2015, nas Operações de Combate à criminalidade da PRF, já foram apreendidas quase meio tonelada de entorpecentes na Bahia.

Por: Nucom/BA/Blogbraga
Alô Alô Salomão

Compartilhar

Sento Sé - Seca deixa Muncipio está em situação de emergência.

Publicado em 27/03/2015 às 13h53

O governo do Estado da Bahia homologou através do decreto n° 16.018, publicado na edição do Diário Oficial do Estado, de 24 de março de 2015, a prorrogação por mais 90 (noventa) dias, o prazo de declaração de situação de emergência, na zona rural do município de Sento-Sé. 

O prefeito Municipal havia solicitado a homologação no dia 26 de fevereiro, através do decreto n 1.345, mas só depois da avaliação da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), o governador Rui Costa decretou.

secaCompete ao estado preservar o bem estar da população e, nesse sentido adotar as medidas que se fizerem necessárias para minimizar a escassez de água e alimentos no campo. Desde 2012, que o município de Sento-Sé vem sofrendo com a estiagem. Esse ano a situação é ainda mais preocupante, por causa da vazão do lago de Sobradinho, que tem apenas 17% da capacidade, e alguns povoados estão até 14 km de distância do rio, dificultando a captação e a distribuição da água para as povoações.

 

seca2
 
 
Localidades como: Piçarrão, Traíras, Pau D`arco, Manoelzinho, Cepo de Fora, Anil e Campo Limpo, estão sendo abastecidas por carro pipa. No assentamento Antonio Guilhermino foi aberto um canal de aproximação para levar água do rio São Francisco para a captação, que abastecer o povoado Retiro de Cima. Comunidades ribeirinhas como Ponta D`água, Cajuí, Itapera, Riacho dos Paes, Capeado, Brejo de Fora, Brejo de Dentro, Café da Rosa, Mergueira e Mulungu, sofrem com a falta de água. Na região da caatinga, conhecida como polígono da seca, a prefeitura mantém o funcionamento diário de 89 (oitenta e nove) sistemas de abastecimento de água, que atendem grandes e pequenas povoações, e o consumo animal, a grande maioria queimando diesel combustível por que não dispõe de energia elétrica.
 
ascom/pmss
Compartilhar

Maria Araújo procura por irmã Francisca no Pernambuco

Publicado em 26/03/2015 às 23h01

Maria Araújo Teixeira procura por sua irmã Francisca Teixeira dos Santos, 42 anos, natural de Paratinga Bahia, filha de José Araújo Teixeira e Angela Pereira dos Santos, seu marido chama-se José e tem o apelido de "Chupeta", tem duas filhas: Letícia e Larissa Teixeira Cavalcanti.

Francisca e a família moraram algum tempo em Cristópolis, mudaram-se para Riacho Fundo no Distrito Federal e em 2006 foram para o estado do Pernambuco e perdeu o contato com os irmãos que ficaram em Cristópolis e Paratinga. A última notícia foi que eles moravam na cidade de São Caetano.

Maria continua morando na Av. Padre Vieira na cidade de Cristópolis estado da Bahia. Os telefones para recado são da operadora vivo: 77 9903-0312 falar com seu cunhado Francisco (Nem do bar) ou 77 9928-8663 Flávio.

A foto a cima é de Maria, ela disse ter um leve aparência com Francisca, apesar dela ser mais nova.

Compartilhar

Realizada operação de combate a pirataria em Barreiras

Publicado em 26/03/2015 às 11h06

Image00004

Uma operação de combate à pirataria de CDs e DVDs foi realizada pela Guarda Municipal com o apoio da Polícia Civil, na manhã desta terça-feira, 24, na Rua Custódia Rocha de Carvalho, nas imediações da Caixa Econômica Federal.

Image00003

A ação terminou com a prisão dos camelôs, Rodrigo de Oliveira Silva, de 30 anos; José de Jesus Moreira, de 47 anos e apreensão de dois adolescentes de 14 e 15 anos, que trabalhavam como cambistas para os ambulantes. Após pagamento de fiança, os comerciantes e os menores foram liberados pelo delegado José Romero.

Image00002
Os camelôs alegam que não têm para onde ir e prometem realizar uma reunião nesta quarta-feira, 25, com a finalidade de discutir com representantes da Câmara Municipal de vereadores e poder Executivo, uma alternativa para que não deixem de trabalhar. “Tenho quatro filhos menores de sete anos e não posso parar de vender meus produtos”.

Rodrigo disse ainda, que teve um prejuízo de aproximadamente R$ 4 mil reais, com a apreensão de sua mercadoria, pagamento de fiança e multas. “Vou ter que reiniciar minha vida, porque a Guarda levou tudo”, finalizou.

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Mulher tenta destruir imagem católica, com enxada, em Minas

Publicado em 25/03/2015 às 21h21

Uma mulher de 48 anos, portando uma enxada, tenta destruir uma imagem sacra da igreja localizada em frente à igreja católica matriz no centro da cidade de Belo Oriente no Vale do Rio Doce em Minas Gerais.

Foto: reprodução Intertv

A imagem destruída parcialmente é de dois metros de altura e inspirada da escultura Pietá, de Michelangelo e a 20 anos estava ali .  O caso aconteceu na manhã terça-feira, a Polícia Militar foi acionada pelo 190 e após ser flagrada destruindo a imagem a dona de casa foi conduzida à delegacia. Segundo a Polícia Civil, como estava sem condições de falar, por estar bastante exaltada e ficar repetindo frases sem nexo, ela foi liberada e voltou para casa.  A família irá levá-la a delegacia assim que melhorar.

O padre Luiz Carlos Macedo, pároco da igreja, disse que descansava na casa paroquial quando  homens chegaram em desespero e contaram o que estava acontecendo. O padre foi até a igreja e presenciou a mulher muito nervosa desferindo golpes co a enxada, cantando músicas cristãs e perguntando à imagem se ela não iria reagir.

“A imagem não tem valor material elevado, mas para nós tem representação e sentimento.  Vi muitos evangélicos não concordando com a atitude dela. Estou aqui há 20 anos e sempre tivemos uma convivência harmoniosa entre as religiões. É um caso isolado de fanatismo religioso na cidade, o que lamentamos”, disse o padre. 

Foto: José Dias Sorriso/Portal Rádio Livre

 

Compartilhar

Em reunião com Dilma Rui Costa apresenta prioridades da Bahia

Publicado em 25/03/2015 às 20h16

 Em meio ao cenário de contenção de gastos e de ajuste fiscal no país, a qualidade e a eficácia nas ações da administração pública tornam-se imprescindíveis. Esta avaliação foi feita pelo governador da Bahia, Rui Costa, após participar de encontro conjunto dos governadores do Nordeste com a presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (25), no Palácio do Planalto, em Brasília. Os gestores entregaram dois documentos com posições e pedidos à presidenta Dilma.

Manter as políticas de desenvolvimento regional e de distribuição de renda, a manutenção dos investimentos em curso do PAC e abertura de limite de crédito para os estados são as principais pautas de interesse dos chefes do Executivo da região. Eles querem também "alternativas de novas fontes para o financiamento na Saúde, com a taxação de grandes fortunas para este fim", como descrito em um dos documentos, além de apoio para a segurança pública e para as ações de convivência com a seca.

Na avaliação do governador Rui, este é justamente o momento de apontar prioridades; diante do ajuste fiscal, "é preciso afunilar e alinhar". Na Bahia, obras de infraestrutura hídrica e de logística, a exemplo de duplicação de rodovias e da implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste são alguns dos empreendimentos do PAC imprescindíveis, conforme pontuou o governador. "Essas obras são estruturantes, fazem parte da política de desenvolvimento regional. A autorização de crédito pelo Ministério da Fazenda é fundamental para que possamos manter o nível de emprego e atividade", assinalou Rui Costa.

O grupo composto por governadores compilou um posicionamento político num segundo documento divulgado também nesta quarta-feira. No texto, eles defendem valores democráticos. O governador Rui disse que "um dos pilares fundamentais de qualquer país democrático é o respeito às eleições diretas, em que o povo escolhe seus governantes e, portanto, a eleição é um valor universal", pontuou ao alertar que é preciso a manutenção do Estado de Direito no país, sob pena de colocar em risco a Constituição Brasileira.

Mais agendas

Os governadores vão solicitar agenda no Supremo para pedir análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que trata da questão dos royalties do petróleo - a ADI tramita há dois anos na Casa. Também está previsto um encontro entre eles e a bancada do Nordeste no Congresso. Esta agenda deve acontecer dia 15 de abril, na Câmara dos Deputados. O próximo encontro geral do grupo está marcado para dia 8 de maio, desta vez, sediado no Rio Grande do Norte.

Comunicacao Governo da Bahia
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Compartilhar

PM frustra assalto a banco em Monte Santo Bahia

Publicado em 25/03/2015 às 11h37

Por volta de 0h30 desta quarta-feira (25), durante uma ronda preventiva contra assaltos a banco, policiais da 3a Companhia de Monte Santo (CIA) pertencente ao 5a Batalhão de Polícia Militar de Euclides da Cunha prenderam dois homens e apreenderam cinco armas de fogo, 109 munições de diversos calibres, além de material utilizado para explodir caixas eletrônicos. Os acusados confessaram à polícia que estavam planejando um assalto à agência do Banco do Brasil da cidade de Monte Santo, nesta madrugada.

Policiais militares em uma guarnição da 3a CIA flagraram o momento em que Melquíades Quinto de Jesus, conhecido como Binho, e Adelmo de Souza Neves estavam a pé, em atitude suspeita, próximos a uma residência localizada no centro da cidade de Monte Santo, enquanto homens, em um veículo modelo Corola, deixavam essa mesma residência. Ao abordar os suspeitos a pé, os elementos que estavam no carro efetuaram disparos contra a viatura e os policiais revidaram a ação. A lataria do veículo Corola foi atingida pelos disparos, mas ninguém ficou ferido e os criminosos saíram em fuga. A cerca de 200 metros do local, os elementos abandonaram o carro e fugiram a pé.

Os PMs pediram apoio a guarnições do 5o Batalhão, e os dois homens que estavam próximos a casa confessaram a intenção de cometer o crime. Dentro da casa, que estava alugada, e dentro do veículo apreendido, foram encontrados um revólver calibre 357, um revólver Praça Azpicueta Navarro, s/n° - Largo dos Aflitos calibre 38, sem tambor, uma espingarda calibre 12, uma pistola Glock 9 mm com três carregadores, dois carregadores de fuzis, uma carabina .45 com dois carregadores, 38 munições de .45, 20 munições 9 mm, seis munições calibre 357, 18 munições calibre 762, 23 munições de .940, quatro munições calibre 12; três celulares, 1 kg

de pasta de explosivo, 100g de cocaína, três pés de cabra e três furadeiras. No interior da residência foram encontrados ainda uma Honda Biz sem placa, uma CG Titan 150 também sem placa, e um veículo modelo Fox, de cor prata.

Dentro do veículo Corola abandonado pelos bandidos, foram deixados dois documentos pessoais de Leonardo Almeida Barreto e Pedro de Jesus Santos. Ambos possuem antecedentes criminais por furto, roubos a veículos e receptação. Pelos mesmos crimes, o suspeito preso Melquíades Quinto de Jesus também possui antecedentes. A Polícia Militar segue em diligência com intuito de prender os foragidos.

 

Fonte: Polícia Militar da Bahia

Compartilhar

Baianópolis - Prefeitura amplia rede de água no bairro Vitória

Publicado em 24/03/2015 às 15h28

O Prefeito Anderson Cleyton em parceria com a EMBASA – Empresa Baiana de Aguas e Saneamento, iniciaram a ampliação de rede de água do Loteamento Vitória nessa terça feira, 24 de março. “Com essa obra, a administração municipal resolverá os problemas enfrentados pela falta de água, tendo em vista que água tratada é de grande importância para a qualidade de vida da população. Parcerias como essa contribuem cada vez mais para a oferta de serviços de qualidade em nosso município”, disse o Prefeito.

 

Ascom/Baianópolis

Compartilhar

Barreiras - Morre aos 62 anos ex-vereador Geraldo Nunes

Publicado em 24/03/2015 às 15h08
Image00001

 

Foi sepultado nesta terça-feira, 24, às 10h, no cemitério Jardim da Saudade, o corpo do advogado e empresário Geraldo Nunes, 62 anos, natural de Itororó, que morreu nesta segunda-feira, 23, em Barreiras, vítima de infarto fulminante. Estudou Direito em Brasília, onde se formou em 1979, mas escolheu morar em Barreiras, onde constituiu família e ingressou na carreira política na década de 80, quando se elegeu vereador.

“Ele deixa uma lacuna, pois foi um homem exemplar, um dos pioneiros da advocacia na região oeste. Ele sempre esteve envolvido nas lutas de classe, sendo conselheiro seccional da OAB/BA”, disse a presidente da OAB/Barreiras, Cristiana Mattos, durante o velório no auditório da entidade, com a presença de familiares, amigos e colegas de profissão.

Alô Alô Salomão

Compartilhar

Barra e região-Polícia apreende armas e 07 pessoas são detidas

Publicado em 23/03/2015 às 18h07

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreendeu cinco armas de fogo durante a Operação Rural, realizada neste final de semana em zonas rurais dos municípios da região. Em dois dias a PM abordou 141 veículos, 26 bares e 319 pessoas com o objetivo de mapear rotas de fuga de quadrilhas, combater o narcotráfico, fiscalizar veículos e abordar suspeitos, ampliando a segurança nestas localidades.


No sábado, por volta das 12h40, Jaconeas de Almeida foi preso com um revólver Taurus, municiado com seis cartuchos intactos, na zona rural de Tapiramutá. O suspeito foi abordado no momento em que transitava pela estrada vicinal que liga a localidade ao povoado de Volta Grande num Fiat Strada, cor prata. A ocorrência foi registrada na cidade de Tapiramutá.


Às 17h40, no povoado de Nova Utinga, na zona rural de Xique Xique, os policiais militares abordaram um VW GOL 1.6, cor preta, com uma placa de Brasília (DF), que tinha restrição de roubo e placa adulterada. O veículo e o condutor, Valdeny Ribeiro Pinto, foram apresentados na delegacia da região.  
Domingo - Já no domingo (22), uma guarnição da Cipe Semiárido, durante rondas e abordagens no povoado de Segredo, apreendeu uma motocicleta Honda CG 125cc Titan azul com sinais de adulteração. Clóvis Messias de Souza e o veículo foram apresentados na delegacia de Souto Soares.

Simultaneamente, no povoado de Igarité, município de Barra, a guarnição especializada recebeu denúncia de que um homem conhecido como Lucas Grandão utilizava a própria residência como ponto de comercialização de entorpecentes. Ao chegar no local, a esposa do suspeito, Soraia dos Santos Torres, informou que Lucas não se encontrava e a PM apreendeu um revólver Taurus calibre 38, com quatro cartuchos intactos, uma espingarda  de fabricação artesanal, 20 pedras de crack, dois dolões de maconha e mais a
quantia de R$ 316,00. Durante a abordagem chegaram dois indivíduos na residência para comprar entorpecentes. João de Oliveira Souza e Geovane de Oliveira Souza assumiram ser usuários e clientes assíduos do casal. Os três e todo material foram apresentados na delegacia.


No mesmo dia (22), por volta das 17h, na estrada vicinal que liga os povoados de Marreca Velha à Nova Iguira, em Xique Xique, três elementos caminhando à margem da estrada fugiram ao perceber a presença da viatura. A PM realizou buscas e apreendeu duas espingardas de fabricação caseira, dois tubos de pólvora, dois tubos com chumbo e aproximadamente 100 gramas de maconha.  Todo o material foi apresentado na delegacia de Xique Xique.

Fonte: Polícia Militar da Bahia

Compartilhar

left show fwB tsN center|left tsN fwB sbss center|show fwB fsN normalcase tsN center|c05nesw sbww||image-wrap bsd b10nu sbww|news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase|content-inner||