Notícias

Prefeito atingido por tiros em atentado morre em Itagimirim Ba

Publicado em 30/07/2014 às 00h33

Crime ocorreu na noite desta terça-feira (29); 4 disparos atingiram político.

Morte foi constatada às 23h10 desta terça; polícia ainda investiga autoria.

 
Prefeito de Itagimirim, na Bahia, foi socorrido pelo Samu (Foto: Rastro 101)

O prefeito do município de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), não resistiu aos ferimentos e morreu no final da noite desta terça-feira (29). A informação foi passada ao G1por Mário Gontijo, secretário de saúde de Eunápolis, município onde a vítima foi hospitalizada.

"Ele faleceu às 23h10. Foi mobilizado todo o aparato, mas ele acabou não resistindo. Ele perdeu muito sangue e a pressão baixou muito", relatou o Gontijo.

Conforme o secretário, o prefeito foi atingido por tiros no tórax, pulmão e abdômen. A vítima faleceu quando a cirurgia no abdômen estava sendo encerrada.

Atentado
O prefeito de Itagimirim, Rielson Santos Lima (PMDB), foi baleado em uma praça localizada no centro da cidade, na noite desta terça-feira (29).

Segundo testemunhas, ele estava num bar com um primo quando dois homens chegaram a bordo de uma moto. Quatro tiros atingiram a vítima.

O político foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, cidade vizinha do sul da Bahia, e passou por uma cirurgia chamada laparotomia exploratória.

Uma UTI aérea foi disponibilizada para transferência do prefeito para Salvador, mas a aeronave não pôde pousar por conta do tempo chuvoso na capital baiana. Reilson Lima seria levado para o Hospital do Subúrbio, informou Gontijo.

O G1 ainda não conseguiu contato com a Polícia Militar ou a Polícia Civil da cidade. Ainda não há informações sobre a motivação e a identificação dos suspeitos.

 
Comentários (0) e Compartilhar

Santa Maria - Pai desesperado procura por filha desaparecida

Publicado em 30/07/2014 às 00h05

Santa Maria da Vitória: Pai em desespero procura por filha desaparecida a mais de 15 dias

                     Matéria editada pela redação de Nova Fronteira, com informações e foto do portal cotidianopolicial.com

Gilson Fróis, morador de Santa Maria da Vitória, Oeste baiano, pede apoio da comunidade oestina para encontrar sua filha Ingredy Mirela Moreira Fróis, que está desaparecida a mais de 15 dias.

De acordo com o genitor, a mãe da menina, de quem ele é divorciado e mantém a guarda compartilhada, a tirou da escola e desapareceu sem deixar pistas.

O pai comenta que sua ex-esposa não comunicou nada sobre qualquer tipo de viagem. Ele pede se alguém tiver alguma informação, ligar para os telefones (77) 9196-1311 ou (77) 9838-1449. Pode entrar em contato pelo email gilsonfrois@hotmail.com

Comentários (0) e Compartilhar

Moradores deMissão fazem protesto pelo descaso com a comunidade

Publicado em 29/07/2014 às 23h58

 

Angical: Moradores de Missão do Aricobé fazem protesto pelo descaso com a comunidade

 Por Tiago Vilas Boas | Oeste Mania

 Após serem enganados com lindas promessas por vários anos, os moradores do Distrito de Missão do Aricobé, zona rural de Angical - Bahia, fizeram neste final de semana uma manifestação pacífica.


O objetivo era chamar a atenção dos políticos que estiveram presentes nos festejos do Divino naquela localidade. Os moradores reivindicaram a implantação do sistema de água potável e a instalação de uma torre de celular. Ambos os projetos já foram citados como promessas de campanha de diversos políticos municipais e estaduais.

 O projeto para implantação do sistema  de abastecimento de água já foi posto em licitação por duas vezes, mas segundo o Governo do Estado, nenhuma empresa manifestou interesse em fazer a obra.

 Já o sistema de telefonia móvel, nada foi divulgado oficialmente, porém é comentado nos bastidores políticos que uma empresa telefônica  já ganhou a licitação, mas não existe data definida ainda para implantar o serviço.

 

Comentários (0) e Compartilhar

CLEYTON PARTICIPA DA OLIMPIADA ESTUDANTIL DE BAIANÓPOLIS

Publicado em 29/07/2014 às 23h49

As Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Esportes promovem no dia 29 a I Olimpíada Esportiva Estudantil de Baianópolis no Estádio Municipal Luiz Eduardo Magalhães. O evento contou com estudantes das escolas da Sede e da zona rural de Baianópolis.

Sua reconhecida trajetória e grande experiência certamente trarão a este evento e seus participantes um marcante momento de aprendizado, disse o Prefeito Anderson Cleyton

Comentários (0) e Compartilhar

Catolândia - Agricultura familiar começa investir na apicultura

Publicado em 29/07/2014 às 11h26

Depois da associação dos criadores de gado leiteiro (CATOLEITE) se tornar uma realidade e está mudando a vida dos pequenos criadores, agora o município de Catolândia começa investir na criação da associação dos produtores de mel de abelha (COTOMEL). Já são mais de 30 famílias da agricultura familiar envolvidas no projeto, que tem o apoio da prefeitura municipal.

Dias 21,22 e 23 desse mês, Em parceria com a CODEVASF, os associados se reuniram na fazenda Mocó para participarem de um curso básico de apicultura. O mesmo teve duração de 16 horas de aulas teóricas e prática, ministrado pelo técnico meio ambiente Noélio Brito  e o  técnico agrícola Ediuilson Marques da CODEVASF de Bom Jesus da Lapa.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo secretário Ataíde Pimentel e o técnico agrícola Jeferson Ferreira.

Segundo a EMBRAPA, a apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, além de contribuir para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. A  cadeia produtiva  da apicultura propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, sendo, dessa forma, determinante na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.

Comentários (0) e Compartilhar

HOMEM É EXECUTADO A TIROS DE PISTOLA NO CENTRO DE BARREIRAS

Publicado em 29/07/2014 às 00h07
 

Image00004

Genivaldo dos Santos Souza, 41 anos, corretor de imóveis, conhecido por Galego, natural de Laje – Bahia, foi executado sumariamente com aproximadamente nove tiros de pistola ponto 40, na manhã desta terça-feira, 29, ao descer do seu veículo Hilux, cor prata, em frente ao HSBC, na Avenida Clériston Andrade, Centro,  Barreiras-BA. Uma das balas atingiu a porta traseira do lado esquerdo do veículo.

Image00002

A vítima morreu no local do crime, ao lado do pneu traseiro da caminhonete. De acordo com agentes investigadores da Delegacia de homicídios, apesar da grande movimentação na área, localizada no centro comercial da cidade, ninguém quis se pronunciar a respeito do fato, talvez por medo.

Populares comentam que o autor do assassinato estava como carona de uma moto de cor preta, placa EKB – 9138 e usavam capacetes de cor vermelha. Ao ouvir os tiros, muitas pessoas correram desesperadas em direção ao Centro de Abastecimento e lojas da Clériston Andrade, com medo de bala perdida.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal do Complexo Policial do bairro Aratu. O carro de Galego e sua carteira de cédulas com R$ 67, 00 dentro foram apresentadas na delegacia.

Ele residia no bairro Morada Nobre em Barreiras BA e segundo informações da polícia possuía dois filhos.

Alô Alô Salomão

Comentários (0) e Compartilhar

MUQUEM: GRAVE ACIDENTE NA BR-242 COM TRÊS MORTOS

Publicado em 28/07/2014 às 18h46
 

Image00005

Um grave acidente na madrugada desta Terça-Feira (29), na BR-242 vitimou 3 pessoas. Segundo informações um Palio prata ia descendo a serra da PiraJIba próximo ao Javi e colidiu na lateral de uma carreta, havia 5 ocupante no palio, duas pessoas morreu na hora entre elas o condutor do veículo, um outro ocupante que ficou ferido em estado grave foi socorrida para o HO em Barreiras, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Image00007

Os outros dois passageiros foram foram socorridas para  o hospital de Ibotirama, não há informações do estado de saúde deles.

Image00008

FonteBlog do Braga

Alô Alô Salomão

Comentários (0) e Compartilhar

BAIANÓPOLIS - PREFEITO FISCALIZA OBRAS DA FARMÁCIA DA BAHIA

Publicado em 25/07/2014 às 22h40

Na tarde dessa quinta-feira (24/07/2014) o Prefeito Anderson Cleyton esteve fiscalizando as obras da Farmácia da Bahia. Esta obra tem a prioridade do Governo de Anderson Cleyton. A Farmácia da Bahia em Baianópolis oferecerá assistência e orientação farmacêutica na mesma estrutura física onde os moradores terão acesso à distribuição gratuita de medicamentos.  Os recursos para construção são da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) e implantada pela Bahiafarma com aplicação de forma eficiente pela Gestão de Anderson Cleyton.

 

WILLIAN DE LUCENA OLIVEIRAJornalista - STRE-BA nº 4621-BA
Cel.: (77) 9851-1500 / 9830-6720email: willian1002@hotmail.com

Comentários (0) e Compartilhar

SEGURANÇA E EX – CARCEREIRO DA DELEGACIA É PRESO COM COCAÍNA

Publicado em 24/07/2014 às 22h47

Image00001Ontem (24) por volta das 14h 30 foi preso durante uma blitz “relâmpago” da polícia Civil na BR-135, o segurança e ex – carcereiro da delegacia de São Desidério, Joilson Pereira dos Santos, transportando droga (cocaína).

A operação tinha por finalidade revistar motoqueiros que transitavam pela via, quando perceberam que Joilson passava numa moto CG 150 em alta velocidade, sentido sede do município. Houve perseguição e após a curva do povoado Angico, o vigilante jogou uma trouxinha com a droga nas margens da rodovia federal. Ao perceberem e identificarem a substância, os policiais deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram para a delegacia.

Diante da intensificação das ações de combate a comercialização de drogas ilícitas no município, face às prisões de alguns traficantes, a droga ficou escassa no bairro Alto do Cristo, por esse motivo muitos usuários e traficantes tentam suprir o mercado ou saciar o vício, comprando em outras regiões próximas. A polícia tem contado com grandes aliados em suas operações, que são os próprios moradores através de denúncias anônimas pelo telefone 197.

Alô Alô Salomão

 

Comentários (0) e Compartilhar

Pavimentação asfaltica em Baianópolis

Publicado em 24/07/2014 às 22h46
 
o trabalho não para. Agora, a Rua Rogério Rêgo, próxima à Câmara Municipal e o Mercado Municipal está recebendo pavimentação asfáltica. O trecho está sendo asfaltado pelo DERBA ( Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia). Esta etapa foi proporcionada com a parceria entre o Município de Baianópolis, o DERBA e do Deputado  Federal Oziel Oliveira.
 
São parcerias certas que produzem bons resultados. Baianópolis a cada dia muda para melhor, disse o prefeito Anderson Cleyton.
Comentários (0) e Compartilhar

Barreiras - É grave o estado das vítimas de queda de avião.

Publicado em 24/07/2014 às 22h37

As duas pessoas que estavam a bordo do avião de pequeno porte que caiu na quinta-feira (24), na divisa de Barreiras e Luís Eduardo Magalhaes, oeste baiano, continuam internadas em estado grave.
De acordo com boletim médico fornecido pelo Hospital do Oeste nesta sexta-feira (25), os pacientes foram transferidos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ainda na noite de quinta-feira.
A piloto Ana Maíra Moraes continua sedada e apresenta quadro grave, porém estável. Já o fotógrafo Rui Rezende também continua sedado e tem quadro grave e instável. Ele sofreu uma lesão na coluna.

av1
A Força Aérea Brasileira (FAB) afirma que a dupla realizava um voo panorâmico por cima de uma plantação de algodão, que seria fotografada por Rezende, quando caiu por volta das 11h de quinta-feira.
A FAB explica que é considerada experimental a aeronave regularizada junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas que não é homologada. Neste caso, a Polícia Civil é responsável pela perícia do avião.

Comentários (0) e Compartilhar

Primo de Bruno revela onde foi enterrado o corpo de Eliza

Publicado em 24/07/2014 às 15h25

Em entrevista ao repórter  Marcus Marinho da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, Jorge primo do goleiro Bruno, que na época do crime era menor de idade, falou detalhes do crime e onde o corpo de Eliza Samudio foi enterrado. Assista o video.

Comentários (1) e Compartilhar

BAIANÓPOLIS - CLEYTON VISTORIA OBRAS DA ACADEMIA DA 3ª IDADE

Publicado em 24/07/2014 às 14h05

Com o intuito de vistoriar as obras que estão sendo realizadas no município, na tarde dessa quinta-feira (24/07/2014) o Prefeito Anderson Cleyton fez uma visita a construção da Academia da 3ª Idade. A construção está sendo feita na Avenida Castelo Branco, em Baianópolis. O local escolhido obedece a critérios do Governo Federal com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) por estar próximo de uma unidade de Saúde o Posto de Saúde da Família (PSF) Senhor do Bonfim. De acordo com o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, a academia será entregue no prazo de 60 (sessenta) dias para a população.  Já o Prefeito Anderson Cleyton, afirma que esta obra é mais uma que valoriza às pessoas que contribuíram tanto por Baianópolis. A academia proporcionará bem estar com atividades físicas condizentes com toda a população da melhor idade. A população tem muito a ganhar com essa obra e proporcionando qualidade de vida.

Comentários (0) e Compartilhar

Bahia - Tempo de Candidatos no rádio e na tv

Publicado em 24/07/2014 às 08h00

Candidatos ao governo da Bahia já sabem quanto tempo terão em propaganda de rádio e TV

 As eleições estão se aproximando e a justiça eleitoral definiu em caráter preliminar e extraoficial o tempo que cada coligação ou partido terá na propaganda eleitoral. Segundo a definição prévia, o candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), possui 7min49s de propaganda de rádio e TV. Em seguida, aparece o candidato Paulo Souto (DEM) com 6min59s. Já a candidata Lídice da Mata (PSB) tem à disposição 1min45s. Marcos Mendes (Psol) possui 1min11s, e Renata Mallet (PSTU) e Rogério Da Luz (PRTB), 1min06s cada. A propaganda eleitoral começa a ser veiculada no dia 19 de agosto. Entre os candidatos a senador, Otto Alencar (PSD) ficou com 4min01s, apenas 25 segundos a mais que Geddel Vieira Lima (PMDB), que aparece com 3min36s. Já Eliana Calmon (PSB) possui 59 segundos. De acordo com a legislação, os programas das chapas majoritárias serão exibidos às segundas, quartas e sextas-feiras.

Comentários (0) e Compartilhar

Concurso Câmara de Riachão das Neves - BA

Publicado em 23/07/2014 às 23h20

As 07 vagas são para profissionais de níveis fundamental e médio, com salário de R$ 724,00.

A Câmara de Vereadores de Riachão das Neves, no estado da Bahia, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de ocupar 07 vagas para profissionais de níveis fundamental e médio, com salário de R$ 724,00 em carga horária de 40 horas semanais.


O concurso será executado pela STATUS Consultoria e Assessoria Pública, endereço eletrônico www.statusnet.com.br e correio status.concursos@hotmail.com.

Cargos
As chances estão distribuídas entre os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Recepcionista, Vigia, Motorista de Carro Leve, Auxiliar Administrativo e Técnico Legislativo.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período compreendido entre 08h do dia 15 de agosto até 26 de agosto de 2014, no endereço eletrônico www.statusnet.com.br.

Taxas
O valor da inscrição será de:
- R$ 50,00 por candidato, para os cargos do Nível - I (fundamental) 
- R$ 70,00 por candidato, para os cargos do Nível - II (médio)

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 14 de setembro de 2014, podendo ser aplicadas no turno matutino e/ou vespertino nas Escolas Públicas do Município de Riachão das Neves, de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Câmara de Vereadores de Riachão das Neves-BA à Praça Municipal, 328, - Centro - Riachão das Neves - BA - CEP: 47.970-000, e no endereço eletrônico: www.statusnet.com.br.

O gabarito oficial da prova objetiva será disponibilizado no portal www.statusnet.com.br, no 2º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12h 00min (Horário de Brasília).

 

Fonte: concursosnobrasil.com.br

 


Validade
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

Comentários (0) e Compartilhar

Bradesco

Publicado em 23/07/2014 às 23h17

Seguro-viagem-internacional-Bradesco

Comentários (0) e Compartilhar

Para os baianos, cerveja é a bebida preferida também no inverno

Publicado em 23/07/2014 às 23h09

Pesquisa nacional do IBOPE Inteligência mostra que  78% dos baianos elegem a cerveja como a que combina no inverno

 

São Paulo, 22 de julho de 2014 – Pesquisa nacional realizada pelo IBOPE Inteligência (unidade de negócios do Grupo IBOPE responsável por pesquisas de mercado, eleitorais e de opinião pública) mostra que 78% dos baianos apontam a cerveja como a bebida que combina tanto no verão como no inverno. Tal estatística coloca a Bahia à frente de todos os outros estados do país. Na sequência foram citados os refrigerantes (14%).

Brasil – No cômputo dos dados nacionais, 49% das pessoas apontam a cerveja como a bebida que é combina tanto no verão como no inverno. Os moradores do Rio de Janeiro (59%) e de Minas Gerais (57%) destacam-se nesta identificação.

A pesquisa quantitativa em âmbito nacional foi realizada com 1.958 pessoas, entre homens e mulheres com 18 anos ou mais, das classes ABDCE. A margem de erro é de dois pontos porcentuais (2 p.p.) para mais ou para menos para a leitura do total Brasil.

 

Indentité Assessoria

Comentários (0) e Compartilhar

HOSPITAL DO OESTE PROCURA FAMILIARES DE PACIENTE

Publicado em 23/07/2014 às 23h06
 

Image00007

O Hospital do Oeste, informa que desde o dia 03 de julho, encontra-se internado na unidade o paciente, Gildo Alves dos Santos, o mesmo foi trazido para o HO pelo SAMU, apresentando problemas cardíacos. De acordo com o próprio paciente, ele é andarilho.

Caso alguém tenha informação sobre familiares ou amigos, entrar em contato com o serviço social do HO por meio dos telefones 77 – 3612 9430 ou 3612 9485.

Fonte: HO EXPRESSO

Alô Alõ Salomão

Comentários (0) e Compartilhar

Acidente entre Lapão e Canarana tira a vida de duas pessoas

Publicado em 22/07/2014 às 23h23

Foto: Alex Landim

Na manhã de segunda-feira (21/07/2014) um veículo Fiat, placa policial JKY 1697 de Canarana Ba, tombou na estrada que liga Canarana ao povoado de Irecezinho em Lapão. O carro de lotação era conduzido por Adonel Ferreira das Neves, 46 anos, que foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional de Irecê, mas veio a falecer antes de dar entrada naquela unidade hospitalar. A passageira Vaneci Porfiro, 72 anos, não resistiu os ferimentos e morreu no local e suas filhas  Vera Lúcia Rodrigues, 52 anos, e Ludivan Porfiro, 38 anos, que estavam em companhia da mãe, saíram feridas gravemente.

Comentários (0) e Compartilhar

Oportunidade de emprego na prefeitura de Correntina Bahia

Publicado em 22/07/2014 às 09h10

A Prefeitura de Correntina - BA abre processo seletivo, estão disponibilizadas 467 vagas para todos os níveis de escolaridade. A remuneração é de até R$ 5.995,00.

 A Prefeitura de Correntina, no Estado da Bahia, tornou público o edital de processo seletivo, regido pelo nº 01/2014. Com oportunidades para candidatos de todos os níveis de escolaridade, o certame propõe 467 vagas, sendo 217 para contratação imediata, mais 250 para cadastro reserva, oferecendo salários que vão de R$ 724,00 a R$ 5.995,00, em jornadas de 20, 30 e 40 horas por semana. A execução do mesmo será de responsabilidade da empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.

Há vagas nas funções de Agente de Manutenção, Carpinteiro, Copeira, Cozinheira, Mecânico, Motorista, Vigilante, Zelador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico, Odontólogo, Nutricionista, entre outros.

Ficam reservadas 5% das vagas oferecidas, para pessoas portadoras de deficiência, desde que compatível com o exercício do emprego público e declarada no ato da inscrição.

As inscrições podem ser feitas no período de 21 a 29 de julho de 2014, das 9h às 19h segunda à sexta-feira, e de 9h às 13h no sábado, no Ginásio de Esportes - Praça Heustógio Pinto Ramos de Araújo, S/N - Bairro Centro - Correntina - BA.

O valor da taxa de inscrição vai de R$ 25 a R$ 70,00 e será recolhida através da conta Corrente 19583-9, Agência 2009-5 do Banco do Brasil, cujo beneficiário é Prefeitura Municipal de Correntina e Concurso Público.

 A aplicação das provas está prevista para o dia 24 de agosto de 2014, na cidade de Correntina - BA, os locais e horários de realização das provas estarão disponíveis a partir do dia 19 de agosto de 2014, no site www.magnusconcursos.com.br.

O prazo de validade do Processo Seletivo é de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual periódo.

 

www.concursosnobrasil.com.br

 

Comentários (0) e Compartilhar

Itaberaba está entre as mais violentas do Brasil

Publicado em 22/07/2014 às 08h09

Itaberaba está entre as  cidades com maiores números de assassinatos no Brasil, segundo levantamento realizado pelo Mapa da Violência, neste final de semana.

Com 82 homicídios,  o município de Itaberaba está na 127ª colocação nacional por crimes  contra a vida homana.

Os dados são dos bancos de dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), Ministério da Saúde (SM) e da Secretaria de Vigilância em Saúde entre os anos de 2008 e 2012.

As informações apontam que a taxa de mortalidade é maior entre jovens e negros moradores da periferia da cidade. Em 2010 foram registradas 12 mortes oriundas de assassinatos, desse total 11 dos mortos eram negros, em 2011 a quantidade de homicídios caiu para 10 casos registrados sendo 9 negros, já em 2013 os crimes chegaram ao absurdo de 39 casos  e deste total,  34 das vítimas eram negros moradores dos bairros mais carentes da cidade.

morte itaberaba

Nos registros de mortes violentas ocorridas no município de Itaberaba, foram registradas 1 morte por suicídio no ano de 2011 e 4 em 2012.

Os números por mortes em acidente de transito também impressionam pela quantidade. Em 2008 foram registradas 21 mortes, o numero caiu para 12 no ano seguinte, em 2010 morreram 16 pessoas, 15 em 2011 e 46 em 2012. Das mortes ocorridas em acidentes de transito entre 2008 e 2012, 34 foram de jovens.

Fernando Santos – Itaberaba Notícias –  Com informações de SIM/SM/ SVS

 

Comentários (0) e Compartilhar

Piatã, cidade mais fria da Bahia

Publicado em 22/07/2014 às 08h04

Piatã é a cidade mais fria da Bahia

Localizada na Chapada Diamantina a 1180 metros de altitude, a cidade de Piatã apresenta as temperaturas mais baixas da Bahia. O município situa-se próximo à nascente do Rio Machado e do Rio de Contas. De acordo com IBahia, dependendo da época do ano, a cidade pode esfriar bastante e os termômetros chegam a marcar 3°C. Por isso, os moradores do local sempre têm em casa o tradicional quentão. A cidade também é uma grande produtora de café. Atualmente, o município é bastante visitante na época do São João em razão dos festejos juninos.

Brumado Notícias

 

Comentários (0) e Compartilhar

Baianópolis - REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES

Publicado em 22/07/2014 às 07h40

Com o tema “Deficiência Intelectual” a Secretaria de Educação de Baianópolis realizou nesta sexta-feira (18/07) mais uma capacitação de seus educadores, para o segundo semestre de 2014.

A formação foi orientada pela psicopedagoga Vilma, com o apoio da coordenadora pedagógica Valdirene Nery.

A Secretária de Educação Wilma Santos Caldeira salientou que “é de grande importância para a educação do município a realização dessas formações, sendo assim, estamos investindo em nossos professores”.

O evento contou com a presença dos Secretários de Administração João Francisco de Souza, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer Jarcionildo José de Souza, Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Corcino Gomes, Vereador Weube Febrônio e professores municipais.

 

Comentários (0) e Compartilhar

Homem é executado em Bom Jesus da Lapa

Publicado em 21/07/2014 às 23h59


Homem é executado em Bom Jesus da Lapa com três tiros a queima roupa

 Matéria editada pela redação Nova Fronteira, com informações e foto do portal cotidianopolicial.com

 Elielton Teixeira Magalhães, 34 anos, natural de Palmas de Monte Alto/BA, foi executado por volta das 19h30 do último dia 19, com três disparos de arma de fogo, sendo um na cabeça, outro no peito do lado direito a queima roupa e outro nas costas do lado esquerdo.

 O corpo foi encontrado na BR 430, rodovia que liga Bom Jesus da Lapa a Riacho de Santana.

Socorristas do Samu estiveram no local mas não puderam fazer nada, pois a vítima já estava morta. O corpo foi encontrado ao lado de um Volkswagen Gol, cor branca, placa policial JOD-1055, de Bom Jesus da Lapa.
A Polícia investiga a motivação do crime.

 

Comentários (0) e Compartilhar

Militante da esquerda brasileira é homenageado em Cotegipe

Publicado por Flaviovasco.com em 20/07/2014 às 23h50

Neste domingo (20) em Cotegipe (BA) foi inaugurado o Espaço Cultural em homenagem a José Campos Barreto, militante da esquerda brasileira, morto no sertão da Bahia pelas forças repressoras juntamente com Lamarca durante a Operação Pajuçara no dia 17 de setembro de 1971. Zequinha, como era conhecido José Campos Barreto, nasceu em Brotas de Macaúbas na Bahia. Foi seminarista, operário e militante político em terras paulistas.

Por força da perseguição desencadeada pelos militares, Zequinha deixa São Paulo e juntamente com outros companheiros políticos, La Marca inclusive, se estabelecem na região de Brotas de Macaúbas e ali desenvolvem atividades de organização política das comunidades. Especialmente em Buriti Cristalino onde foram executadas ações artísticas e de formação educacional para os filhos e filhas dos moradores daquela localidade.

Proprietário Anderson Guerreiro, enquanto a estudante cantava o hino Nacional

O idealizador e organizador do Espaço Cultural em homenagem a Zequinha, o senhor Anderson Guerreiro, é simpatizante da luta política de Zequinha Barreto. Que não mediu esforços para a criação deste espaço cultural que está, segundo ele, à disposição da comunidade cotegipana.

O evento teve uma programação diversificada que contou com participação de autoridades municipais, representante da Comissão da Verdade da Assembleia Paulista, escritores e jornalistas da Bahia e de São Paulo.

Contou ainda com a presença de Olderico Barreto - irmão de Zequinha,

e de Renaildo Pereira, diretor do documentário “Do Buriti a Pintada – Lamarca e Zequinha na Bahia”. 

A comunidade estudantil de Cotegipe apresentou trabalhos literários sobre a ditadura militar no Brasil. Performances do Grupo de Capoeira foram realizadas, exibição do documentário “Do Buriti a Pintada – Lamarca e Zequinha na Bahia” além de Palestras. 

Ao cair da tarde, o Bispo Dom Luiz Cappio presidiu a celebração religiosa  e à noite teve show musical com a Banda Ibotiramense.

Professores, estudantes e diretoria de escolas de Cotegipe e Cristópolis estiveram presente no evento.

 

Texto: Gelson Vieira / brividades.blogspot.com

Fotos: Flávio Vasco

 

Saiba mais a respeito de Carlos Lamarca e Zequinha Barreto em

www.fazendomedia.com/para-que-se-conheca-quem-foram-lamarca-e-zequinha-barreto/

 

 

Categoria: Matérias Especiais
Comentários (0) e Compartilhar

left show fwB tsN b01s bsd|left tsN fwB|left show fwB tsN|bnull|||news login uppercase c05 b01 bsd|fsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase b01 bsd|login news fwR uppercase b01 c05 bsd|tsN fwR uppercase b01 c05 bsd|fwR c05 uppercase